
Postos sem conectividade não deixam carregar
- frankesousa
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Neste caso, o único prejuízo será se for utilizado um cartão já fora de serviço, mas já reduz muito os problemas.
Quanto á conectividade, parece-me completamente imperativo que o posto esteja ligado ao opc e que este tenha informação ao segundo sobre o seu estado podendo intervir no mesmo imediatamente.
Outra coisa é a conectividade, existem 1000 e 1 maneiras de por aquilo redundante ou até ligado por cabo de rede pelo que é uma não questão.
Até me lembrei que nos PCR em princípio seria possível o opc registar todos os carros que lá se ligam pelo vin e por isso o vin que utilizar um cartão desativado durante uma falha de comunicação (provavelmente fraude) seria só "mandar a conta para casa".
(Eu sei que pelo vin não vamos ao dono do carro assim fácil, mas também não é de todo impossível)
Quanto á conectividade, parece-me completamente imperativo que o posto esteja ligado ao opc e que este tenha informação ao segundo sobre o seu estado podendo intervir no mesmo imediatamente.
Outra coisa é a conectividade, existem 1000 e 1 maneiras de por aquilo redundante ou até ligado por cabo de rede pelo que é uma não questão.
Até me lembrei que nos PCR em princípio seria possível o opc registar todos os carros que lá se ligam pelo vin e por isso o vin que utilizar um cartão desativado durante uma falha de comunicação (provavelmente fraude) seria só "mandar a conta para casa".
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Vocês perceberam mal a minha pergunta. A minha pergunta era se o posto guardar localmente os dados, de que serve alguém ir lá sabotar a antena?
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Exacto.
Carregar offline, não significa carregar de borla. Apenas permite carregar, guarda os dados e depois quando estive online, envia lá para a central.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
O individuo que faz isso logo a partida tem uma falha grave, depois ele não sabe que o posto tem a capacidade de guardar os dados e envia-los posteriormente. Na ideia dele partir antena resolve o problema.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Era aí mesmo onde queria chegar. Alguém que me entende.

Certo, mas onde queria chegar era que guardando os dados localmente é muito difícil haver prejuízo. O único problema que vejo é se deixarem de usar a whitelist durante os apagões, pode ser que alguém use um cartão fraudulento. Daí o ideal seria guardar a whitelist completa localmente, se possível. Caso isso não seja possível acho que mais vale permitir qualquer pessoa carregar, mesmo que haja risco de fraude. Por algumas razões:
1- Não é culpa do utlizador.
2- Acredito que esse tipo de falhas sejam facilmente e rapidamente detetadas.
3- O prejuízo é nulo, excepto se houver algum tipo de fraude, mas mesmo que haja não estou a ver um grande prejuízo a vir daí.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Que eu tenha a certeza, só os protocolos de carregamento rápido da Tesla enviam o VIN ao posto (e é assim que cobram a quem não tem um carro com carregamento gratuito incluído).frankesousa Escreveu: ↑02 jul 2020, 10:32Até me lembrei que nos PCR em princípio seria possível o opc registar todos os carros que lá se ligam pelo vin e por isso o vin que utilizar um cartão desativado durante uma falha de comunicação (provavelmente fraude) seria só "mandar a conta para casa".
(Eu sei que pelo vin não vamos ao dono do carro assim fácil, mas também não é de todo impossível)
Na ficha AC o protocolo não tem maneira de pedir o VIN ao carro, só recebe informação se o carro está ligado ao cabo, se quer ligar a corrente para carregar e se quer desligar.
No chademo, só na versão 2 o VIN está no protocolo.
No CCS não faço ideia.
Portanto, pelo VIN não dá.
O melhor seria colocar uma câmara de vigilância como há dentro das caixas multibanco. Tanto poderia ser dentro do posto como elevada num poste ao lado. Isso resolvia até o problema do vandalismo.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Legal não, apenas técnico do lado da... Mobi.e. Foi uma das conclusões do grupo de trabalho UVE-CEiiA. Parece que já está a ser implementado.alexmol Escreveu: ↑02 jul 2020, 08:46A solução de haver whitelist dos cartões é realmente difícil com o hardware instalado, mas não é nada de complicado de implementar em conjunto com os fabricantes de postos nas novas instalações.
Há algum impedimento legal para não ser assim?mjr Escreveu: ↑02 jul 2020, 07:53Para mim a solução será quando os OPC tiverem os seus sistemas ligados diretamente aos postos (algo que ainda não é possível), terem eles próprios nos seus sistemas a lista de cartões ativos na MOBI.E. Aí uma falha na rede MOBI.E deixa de ser problema, apenas o corte local de comunicação entre cada posto individual e os sistemas do OPC.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Pelo que se leu aqui no outro dia, há o impedimento do costume, a MobiE.

Não deixa de ser curioso os operadores terem de ter o seu backoffice para poderem ter acesso imediato aos seus postos. Ora se já terão de ter um backoffice, usavam um dos existentes no mercado, que tratam disso, facturação e mais um par de botas e não precisavam da MobiE. Como acontece, vejamos... Em todo o mundo!
A legislação, já sei, a legislação.

O problema real é que se o posto permitir toda a gente carregar sem comunicação e sem whitelist, chegas lá com o cartão da Zara e inicias sessão. E aí acabou, não há cobrança posterior possível.
E num negócio de "trocos", ter um posto algum tempo nestas condições é uma porrada significativa. Mesmo que o OPC não tenha culpa nenhuma.
Em relação à questão do VIN o CCS permite, julgo que a ionity tem o objetivo de pelo menos nos carros do grupo e com contratos fazer esse tipo de autenticação. O protocolo do lado do carregador e backoffices é que ainda está em desenvolvimento (?)
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Guardar a informação do cartão só é válido se esse cartão tiver associado o perfil de alguém. Como se pode no mercado adquirir cartões com as especificações usadas nos postos de carregamento, os endereços associados aos cartões não servem de nada porque nunca vai ser possível chegar à pessoa ou entidade.cfvp Escreveu: ↑02 jul 2020, 09:52Se hipoteticamente o posto guardar a informação localmente e enviar mais tarde, de que é que isso serve?mjr Escreveu: ↑02 jul 2020, 07:53Os postos estão na via pública 24 horas. A mim parece-me bastante razoável e plausível que durante a madrugada, além de sabotarem determinado ficha ou também roubar algum cabo por causa do cobre , também possam tentar sabotar a antena ou ser ainda mais sofisticados com um jammer para não pagar o carregamento.
Por exemplo, lembro-me que há 2 anos usei em Troia, sem querer, o cartão do quarto de hotel para iniciar um carregamento. O posto devia estar configurado para aceitar qualquer cartão, desde que o conseguisse ler, sem verificar na BD da Mobi.e se existe um utilizador associado a esse endereço do cartão.
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Re: Postos sem conectividade não deixam carregar
Se sabem isso, retiro o que disse. Não tenho aqui nenhuma narrativa. Tenho uma posição, e a questão do vandalismo é completamente lateral à discussão.
Pois, é que na minha opinião, não era fiado. Era mesmo a compensação pela indisponibilidade de um serviço fundamental.
Também a distribuição de electricidade melhorou radicalmente a sua disponibilidade quando passaram a haver multas, ou a limpeza das faixas das linhas elétricas.
Não tem culpa, porquê? A falha foi da rede? Então imputará o prejuízo à rede.BrunoAlves Escreveu: ↑02 jul 2020, 14:30E num negócio de "trocos", ter um posto algum tempo nestas condições é uma porrada significativa. Mesmo que o OPC não tenha culpa nenhuma.
E a porrada significativa dos 1200€ só ocorre no caso de toda a rede em baixo ter potencialmente causado a 120+ pessoas na estrada uma demora de 1h.
Em casos reais, seria um valor muito mais baixo.
Enquanto não houver a atitude de que o carregamento é um serviço fundamental de que depende a mobilidade das pessoas, enquanto persiste a ideia de que o utilizador é que tem culpa porque foi de carro elétrico, se não podia esperar devia ter ido de CI, os consumidores que são aconselhados a tomar esta opção estão a ser enganados.
Por oposição, se uma só bomba de gasolina na auto estrada falha, há avisos com kms de antecedência a indicar as alternativas. Nesse caso, percebem que a mobilidade é uma coisa fundamental.