

Principio do fim do Chademo?
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Principio do fim do Chademo?

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Re: Principio do fim do Chademo?
Acho que é mais "o meio do fim do CHADEMO".
Apesar de ter um carro com CHADEMO, acho (isto porque não sou nenhum engenheiro electrico) que o CCS é o Futuro. Vamos ver:
1- O CCS é o standard europeu (já legalmente definido)
2- É um padrão aberto e usado por quase todos os fabricantes (a honrosa excepção é a Nissan, que tinha ate há 1 ano o VE mais vendido...). Agora a maioria dos carros é CCS
3- Faz o mesmo: carregar o VE por DC. O que limita o carregamento é o carregador e o carro, não o conector.
4- Ambos os standards são igualmente seguros (há de vir para ai algum engenheiro a dizer que o CHADEMO tem mais não sei quantos protocolos de segurança, mas a verdade é: são os dois 99,999% seguros!)
5- O CCS é mais simples: basta encaixar.
Ser mais caro, é só mais uma desvantagem do CHADEMO. Se o V2G e V2H fossem possiveis já, havia esperança para a CHADEMO. Assim, apenas aguardo o adaptador CCS->CHADEMO e pronto (ou o retrofit ao LEAF para receber CCS).
Apesar de ter um carro com CHADEMO, acho (isto porque não sou nenhum engenheiro electrico) que o CCS é o Futuro. Vamos ver:
1- O CCS é o standard europeu (já legalmente definido)
2- É um padrão aberto e usado por quase todos os fabricantes (a honrosa excepção é a Nissan, que tinha ate há 1 ano o VE mais vendido...). Agora a maioria dos carros é CCS
3- Faz o mesmo: carregar o VE por DC. O que limita o carregamento é o carregador e o carro, não o conector.
4- Ambos os standards são igualmente seguros (há de vir para ai algum engenheiro a dizer que o CHADEMO tem mais não sei quantos protocolos de segurança, mas a verdade é: são os dois 99,999% seguros!)
5- O CCS é mais simples: basta encaixar.
Ser mais caro, é só mais uma desvantagem do CHADEMO. Se o V2G e V2H fossem possiveis já, havia esperança para a CHADEMO. Assim, apenas aguardo o adaptador CCS->CHADEMO e pronto (ou o retrofit ao LEAF para receber CCS).
- Nonnus
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Re: Principio do fim do Chademo?
O assunto foi largamente debatido aqui: viewtopic.php?f=9&t=4231&hilit=chademo& ... 40#p132872
mjr podias pegar nos posts do outro tópico e pôr aqui, assim já ficava tudo no sitio certo.
mjr podias pegar nos posts do outro tópico e pôr aqui, assim já ficava tudo no sitio certo.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Principio do fim do Chademo?
Estive a analisar e a discussão no outro tópico era sobre o Chademo 3.0, e este é mais sobre o fim eventual do Chademo. Para já vou deixar como está.
A questão do custo é importante, mas enquanto houver fabricantes (quer dizer, a Nissan) a produzir veículos com Chademo, dificilmente os postos vão deixar de o ter.
A questão do custo é importante, mas enquanto houver fabricantes (quer dizer, a Nissan) a produzir veículos com Chademo, dificilmente os postos vão deixar de o ter.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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