Pois exacto, a escolha tem de ser nossa em nosso beneficio o que faz com que tenhamos que ter vários cartões porque em cada posto pode ser mais benéfico usar o cartão X, ou o cartão Y, e não como senhor quis fazer passar a ideia que existe apenas um cartão ideal, que assenta que nem uma luva a cada um de nós.
O meu ponto é que a certa altura aquilo que era para ser, deixou de ser.
Respondendo a pergunta como podia ser. Bom, era teres apenas um cartão com os teus dados que activa-se o posto, esses dados estavam na mobiE ou noutro local qualquer, e os vários OPCs é que facturavam o valor. A ideia era a mesma, só que eliminávamos um player. O multibanco funciona assim e até hoje é um caso de sucesso. Pois a legislação! Quando o multibanco apareceu usávamos cheques, dinheiro e nalguns bancos cadernetas a certa altura aparece um cartão de plástico mais simples e prático, nunca se ouviu dizer pois e a legislação. Não havia, criou-se, os carregamentos, não havia adaptou-se
O factor preço diferente em cada posto podia continuar haver e tem de haver, porque é assim que o mercado da concorrência funciona, tu escolhias se carregavas naqueles posto, aquele preço, ou se ias a procura de outro. Parece-me bem mais simples e pratico.
Já agora, lembrei-me do caso da Via Verde que funciona de maneira semelhante. Um dispositivo, todas as auto-estradas do país, várias concessões (OPC´s).