Quanto à secção de opinião, escrita em espanhol, que se refere ao caso português... Não vai virar lei.
É off-topic, mas quais são? Suspeito que uma seja a DCS...
A bem da divulgação de opções alternativas entre nós...
É off-topic, mas quais são? Suspeito que uma seja a DCS...
beme83 Escreveu: ↑13 jul 2020, 11:16... E a pérola é ter um posto pronto e esperar meses para se poder ligar pois não tem a inspeção, quando o que seria razoável era ter um timing de 30 dias para inspeção e caso esta não esteja feita por motivo do inspetor devia ser permitido ligar e o OPC assumir o risco.
BrunoFonseca Escreveu: ↑13 jul 2020, 22:07Também te podem roubar a carteira com o dinheiro e cartões de débito/credito...
Nunca haverá um modelo que sirva todas as necessidades.
Sabia que a maioria das lojas restaurantes e e afins neste momento funciona dessa forma sim o chamado licenciamento zero? O dono assume o risco de algo não estar de acordo com a lei se algum problema existir assume o valor a pagar quer de multa quer se indemnização. temos de ser menos burocráticos. que saiba desde a alteração da lei nas licenças não houve um aumento exponencial de problemas. Agora pergunto alguma instalação privada é auditada? Mesmo em condomínios?Nonnus Escreveu: ↑14 jul 2020, 07:29beme83 Escreveu: ↑13 jul 2020, 11:16... E a pérola é ter um posto pronto e esperar meses para se poder ligar pois não tem a inspeção, quando o que seria razoável era ter um timing de 30 dias para inspeção e caso esta não esteja feita por motivo do inspetor devia ser permitido ligar e o OPC assumir o risco.![]()
Antes demais peço desculpa pelo off-topic mas este comentário despertou-me atenção para um problema do zé tuga, em que a qualidade deixa de existir quando queremos quantidade.![]()
Achas mesmo que isto era uma solução!? Vamos imaginar que ligas o teu carro a um posto destes e posto pega fogo, ou que mandas a baixo uma zona residencial inteira, ou nos piores dos cenários morres electrocutado. Certamente que já ias pensar dessa maneira (se morresses não ias certamente).
Lembraste daquele caso em que morreu uma criança electrocutada porque carregou num botão de um semáforo? Estamos a falar de um semáforo, não de um PCR ou mesmo de um PCN.
Vai lá perguntar aqueles pais se concordam com a tua solução de por um posto a funcionar sem inspecção. Desculpa a sinceridade, mas isso é uma solução de país de terceiro mundo. A solução nunca pode ser facilitar a segurança! A solução tem de passar é por diminuir os tempos das certificações.![]()
Respondendo as suas perguntas, sim, são fiscalizadas antes de ser passada a licença de habitação e nos estabelecimentos comerciais antes de abrir também são. Se assim não fosse isto era uma republica das bananas. Só mais uma informação sabia que um electricista para fazer uma instalação eléctrica numa habitação ou num estabelecimento comercial tem de ter uma certificação especifica, não é o electricista que você encontrou no olx.beme83 Escreveu: ↑14 jul 2020, 10:39Sabia que a maioria das lojas restaurantes e e afins neste momento funciona dessa forma sim o chamado licenciamento zero? O dono assume o risco de algo não estar de acordo com a lei se algum problema existir assume o valor a pagar quer de multa quer se indemnização. temos de ser menos burocráticos. que saiba desde a alteração da lei nas licenças não houve um aumento exponencial de problemas. Agora pergunto alguma instalação privada é auditada? Mesmo em condomínios?
Para sua informação https://portaldolicenciamento.com/licen ... -zero.htmlNonnus Escreveu: ↑14 jul 2020, 10:55Respondendo as suas perguntas, sim, são fiscalizadas antes de ser passada a licença de habitação e nos estabelecimentos comerciais antes de abrir também são. Se assim não fosse isto era uma republica das bananas. Só mais uma informação sabia que um electricista para fazer uma instalação eléctrica numa habitação ou num estabelecimento comercial tem de ter uma certificação especifica, não é o electricista que você encontrou no olx.beme83 Escreveu: ↑14 jul 2020, 10:39Sabia que a maioria das lojas restaurantes e e afins neste momento funciona dessa forma sim o chamado licenciamento zero? O dono assume o risco de algo não estar de acordo com a lei se algum problema existir assume o valor a pagar quer de multa quer se indemnização. temos de ser menos burocráticos. que saiba desde a alteração da lei nas licenças não houve um aumento exponencial de problemas. Agora pergunto alguma instalação privada é auditada? Mesmo em condomínios?
Aquilo que escreveu não faz qualquer sentido, e pelo conhecimento que tenho não funciona dessa maneira, talvez a 30 anos atrás fosse assim.
Certamente há aqui muitos users com mais conhecimento nesta área que eu que podem esclarecer melhor como funciona. Tenho as minhas dúvidas que funcione como você diz.