
Documento UVE/CEiiA
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Documento UVE/CEiiA
Este tópico é para a discussão de questões relacionadas com o documento UVE/CEiiA:
https://www.uve.pt/page/conclusoes-grup ... eiia-2020/
https://www.uve.pt/page/conclusoes-grup ... eiia-2020/
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Não sei se percebi o que quiseste dizer e honestamente não vejo nada de óbvio nessa interpretação. O que diz o documento é que há OPC e CEME que se revêm no modelo e outros CEME e OPC são críticos do modelo. O que se afirma amiúde é que TODOS os OPC se revêm no modelo.
Mesmo que algumas empresas sejam CEME e OPC, são agentes diferentes. Se fossem só os "apenas OPC" a concordar com o modelo, penso que o documento diria "alguns CEME são críticos do modelo", uma vez que sempre se referem aos agentes e não às empresas. Isso é que me parece óbvio.
É o que é, não vale a pena chover no molhado.
Mesmo que algumas empresas sejam CEME e OPC, são agentes diferentes. Se fossem só os "apenas OPC" a concordar com o modelo, penso que o documento diria "alguns CEME são críticos do modelo", uma vez que sempre se referem aos agentes e não às empresas. Isso é que me parece óbvio.
É o que é, não vale a pena chover no molhado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Documento UVE/CEiiA
Pode não estar claro no documento essa questão, mas acredita que é mesmo o que eu disse. Só os CEME/OPC (e a barra significa serem da mesma entidade) de grande dimensão preferiam um modelo mais liberalizado. Obviamente que nunca será divulgado quais são esses CEME/OPC, mas não é preciso perceber muita da ME em Portugal para saber quais são.BrunoAlves Escreveu: ↑31 jul 2020, 22:16Não sei se percebi o que quiseste dizer e honestamente não vejo nada de óbvio nessa interpretação. O que diz o documento é que há OPC e CEME que se revêm no modelo e outros CEME e OPC são críticos do modelo. O que se afirma amiúde é que TODOS os OPC se revêm no modelo.
Mesmo que algumas empresas sejam CEME e OPC, são agentes diferentes. Se fossem só os "apenas OPC" a concordar com o modelo, penso que o documento diria "alguns CEME são críticos do modelo", uma vez que sempre se referem aos agentes e não às empresas. Isso é que me parece óbvio.
É o que é, não vale a pena chover no molhado.
Aliás, foi para ir ao encontro desses CEME/OPC que se previu a possibilidade de na opção "evolução" esses CEME/OPC estarem integrados, sendo apenas realizada comunicação com a EGME quando fosse usado um cartão de outro CEME, além do envio de dados estatísticos anonimizados. Isto está na página 14 da versão resumida.
Só para que fique claro:
viewtopic.php?f=29&t=7848&start=60#p127683
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Documento UVE/CEiiA
Pois pois... "mais liberalizado" até onde lhes interessa e depois de já terem garantido os principais interesses.
Quando estás a ir já eles estão a vir...
Propõe-lhes então liberalizar mesmo a sério, com toda a gente a poder instalar postos privados e vender os carregamentos como quiser, energia incluída (seja própria ou comprada no mercado) a ver se continuam a defender essa maior liberalização
Quando estás a ir já eles estão a vir...
Propõe-lhes então liberalizar mesmo a sério, com toda a gente a poder instalar postos privados e vender os carregamentos como quiser, energia incluída (seja própria ou comprada no mercado) a ver se continuam a defender essa maior liberalização
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Documento UVE/CEiiA
Edit: OK, não é isso que transparece do documento (e acho que só concordam com o modelo porque não têm alternativas), mas é o que é.
Em relação ao proposto, como disse no outro tópico no geral gosto, só não consigo concordar com a manutenção de um papel tão central da EGME... Que o CEIIA apresente isto, aceito. São os pais do backoffice que temos e que tem limitações incríveis (tarifas introduzidas à mão, lol?). Sugerir que em 1, 2, 3 anos vamos ter capacidade de desenvolver o que se propõe, é um salto de fé considerável...
Sou muito mais "fã" da utilização de plataformas existentes e comprovadas, que já oferecem as funcionalidades e que não são um desenvolvimento proprietário e fechado. O facto de ainda não termos roaming acho que é um bom exemplo: mais uma API que tem de ser desenvolvida quando há "n" plataformas no mercado.
Enquanto o posto ou a app não debitar, ao SEGUNDO, o custo do carregamento em curso, isto é só uma anormalidade. E com esta camada de entidades, em que quem cobra é diferente de quem contabiliza e de quem regista e de quem válida, parece-me complicado de lá chegar. Há um post meu algures, já com coisa de um ano, onde coloquei uma foto de um posto nos States com essa informação durante o carregamento: tempo, energia e custo. Há um ano.
Em relação ao proposto, como disse no outro tópico no geral gosto, só não consigo concordar com a manutenção de um papel tão central da EGME... Que o CEIIA apresente isto, aceito. São os pais do backoffice que temos e que tem limitações incríveis (tarifas introduzidas à mão, lol?). Sugerir que em 1, 2, 3 anos vamos ter capacidade de desenvolver o que se propõe, é um salto de fé considerável...
Sou muito mais "fã" da utilização de plataformas existentes e comprovadas, que já oferecem as funcionalidades e que não são um desenvolvimento proprietário e fechado. O facto de ainda não termos roaming acho que é um bom exemplo: mais uma API que tem de ser desenvolvida quando há "n" plataformas no mercado.
Enquanto o posto ou a app não debitar, ao SEGUNDO, o custo do carregamento em curso, isto é só uma anormalidade. E com esta camada de entidades, em que quem cobra é diferente de quem contabiliza e de quem regista e de quem válida, parece-me complicado de lá chegar. Há um post meu algures, já com coisa de um ano, onde coloquei uma foto de um posto nos States com essa informação durante o carregamento: tempo, energia e custo. Há um ano.
Última edição por BrunoAlves em 01 ago 2020, 08:10, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Documento UVE/CEiiA
A cena dos preços é ridícula. Estamos em 2020, e ver autocolantes nos postos com a indicação do preço diz muito sobre o estado da ME (no que ao seu modelo diz respeito).
É impensável que algo que tenha sido criado na era do digital, o seja tão pouco.
Os VE são autênticas montras de tecnologia por parte das marcas. Era suposto que os negócios envolventes, como os das estações de carregamento também o fossem. Alguém anda aqui a tratar muito mal a ME, e todos sabemos quem é. Reparem que eu nem tenho sido dos maiores críticos da EGME, mas se querem manter essa figura (é discutível a sua existência) então que a profissionalizem.
É impensável que algo que tenha sido criado na era do digital, o seja tão pouco.
Os VE são autênticas montras de tecnologia por parte das marcas. Era suposto que os negócios envolventes, como os das estações de carregamento também o fossem. Alguém anda aqui a tratar muito mal a ME, e todos sabemos quem é. Reparem que eu nem tenho sido dos maiores críticos da EGME, mas se querem manter essa figura (é discutível a sua existência) então que a profissionalizem.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Documento UVE/CEiiA
Por isso é que foi proposto que os agentes de mercado (CEMEs e OPCs) entrassem no capital da EGME, com regras claras e em que nunc fosse possível algum(s) terem posição dominante, de modo a dar esse caráter mais profissional e inovador. No fundo replicar o modelo SIBS.
Apesar de essa parte ter sido mal acolhida, parece que haverá um forte reforço a breve trecho (não sei clarificar o significado de “breve”) dos RH da EGME. Essa falta de RH sempre foi a grande falha da EGME, não se fazem omeletes sem ovos.
Apesar de essa parte ter sido mal acolhida, parece que haverá um forte reforço a breve trecho (não sei clarificar o significado de “breve”) dos RH da EGME. Essa falta de RH sempre foi a grande falha da EGME, não se fazem omeletes sem ovos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Documento UVE/CEiiA
"Não se fazem omeletes sem ovos", então se não tens ovos e não sabes fazer omeletes é melhor não tentares ser cozinheiro. A EGME está a tentar ser cozinheiro não sabendo cozinhar e nem tendo ingredientes.mjr Escreveu: ↑01 ago 2020, 09:10Por isso é que foi proposto que os agentes de mercado (CEMEs e OPCs) entrassem no capital da EGME, com regras claras e em que nunc fosse possível algum(s) terem posição dominante, de modo a dar esse caráter mais profissional e inovador. No fundo replicar o modelo SIBS.
Apesar de essa parte ter sido mal acolhida, parece que haverá um forte reforço a breve trecho (não sei clarificar o significado de “breve”) dos RH da EGME. Essa falta de RH sempre foi a grande falha da EGME, não se fazem omeletes sem ovos.