Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Há bocado foram adicionadas as tarifas OPC a imensos postos na miio. Parece que a KLC é sempre 0,10€/kWh. Por outro lado a Galp tem preços variáveis ao minuto, parece depender da localização e não só da potência. Por exemplo o posto AZB-90003 tem o custo de €0,031/min, o que para carros monofásicos sai bastante caro.
Dos outros OPCs ainda não vi nada.
Dos outros OPCs ainda não vi nada.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
De forma resumida, nos PCNs KLC paga-se cerca de 0,35€ / kWh durante o dia e 0,30€ / kWh durante a noite seja qual for o nosso veículo.
No meu caso pessoal, que tenho carros que carregam a 6,6 ou a 11kW, os PCN da KLC ficam-me sempre mais baratos que qualquer PCN da Galp.
Era este tipo de informação que eu gostaria de ter tido no dia 1 de Julho!
Se tiver escolha e não houver PCR por perto é óbvio que vou para a KLC.
Mas acho que usar PCN para mim vai ser mesmo só em caso de emergência, enquanto houverem PCR que ficam a menos de 0,40€ / kWh não me faz sentido pagar 0,35€ / kWh em PCN.
Uma pergunta: Num PCN da KLC cobrado ao kWh, quando o carro fica carregado o que acontece ? Fica a ocupar o posto? Não há forma de cobrar idle fees ?
No meu caso pessoal, que tenho carros que carregam a 6,6 ou a 11kW, os PCN da KLC ficam-me sempre mais baratos que qualquer PCN da Galp.
Era este tipo de informação que eu gostaria de ter tido no dia 1 de Julho!
Se tiver escolha e não houver PCR por perto é óbvio que vou para a KLC.
Mas acho que usar PCN para mim vai ser mesmo só em caso de emergência, enquanto houverem PCR que ficam a menos de 0,40€ / kWh não me faz sentido pagar 0,35€ / kWh em PCN.
Uma pergunta: Num PCN da KLC cobrado ao kWh, quando o carro fica carregado o que acontece ? Fica a ocupar o posto? Não há forma de cobrar idle fees ?
Alguns postos da Galp podem ficar com preços iguais aos €0,10/kWh da KLC, mesmo para carros monofásicos.alexmol Escreveu: ↑07 ago 2020, 20:59De forma resumida, nos PCNs KLC paga-se cerca de 0,35€ / kWh durante o dia e 0,30€ / kWh durante a noite seja qual for o nosso veículo.
E ainda não sabemos a história toda. Falta saber os preços da EDP e PowerDot.
Tenho ideia de ter lido naquele documento da UVE que isso iria ser implementado no futuro.
Então a partir de agora nestes postos com a tarifa OPC já pagamos essa mesma tarifa?
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
É verdade, estive a ver com mais atenção. PCN's da Galp variam muito de preço.
Armação de Pera cobra 3.1 cêntimos por minuto, só compensa para carros de 22kW.
Os de 3.7kW que cobram 1.1 cêntimos por minuto ficam até ligeiramente mais baratos que a KLC, qualquer que seja o carro.
.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Tal como previ quando saiu o valor indicativo do kwh do concurso alguns operadores fizeram esse valor tendo em conta a potência do carregador. Ou seja o 8cts ficaria se o veículo carregar na potência máxima. Se virmos os preços dos 3.1cts temos 1.88 CTS hora que dividindo por 22 dá os 8.3cts falado. Mas na realidade o que acontece é que na maioria dos VE esse valor será de 3.2x superior. O que somando o CEME e IVA ficará a rondar os 60cts...barato portanto. A política da Galp não é a melhor mesmo....a menos que só carregue os zoe mas também a mais de 30cts o kwh.....será mesmo que os PCNs terão clientes?
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Acho que este video do Bjorn responde a várias questões:
https://www.youtube.com/watch?v=VqtqZIppCXg
Apesar do tema do video ser sobre os PHEV, utilize-se o exemplo dos carregadores internos 3,6 kW AC dos PHEV e faça-se uma analogia para os Leaf com o mesmo tipo de carregador.
Sim, para este tipo de carregador interno não faz sentido utilizarem PCN de 22, da mesma forma que não faz sentido um PHEV carregar num PCR
Pergunta para quem tem VE com carregador interno de 3,6kW AC:
Vais a um hipermercado/shopping que tem lá apenas carregadores de 22 kW. Vais lá ficar no máximo 1 hora a fazer compras. Faz sentido estares a utilizar o postos, sabendo que no máximo vais carregar 3,6kWh? Mesmo que tenhas uma bateria de 24kWh, estarás apenas a carregar 15% da bateria.
Essa hora num VE com carregador interno de 22kW iria carregar 100% de uma bateria de 22kWh.
Temos debatido aqui que o OPC quase não tem "negócio" devido ao CEME. Se o OPC não puder cobrar pelo máximo que o posto pode dar, então aí é que fica mesmo sem negócio.
Resumindo, devemos utilizar os postos de acordo com as características dos nossos VE, e não devemos esperar que os OPC definam os preços de acordo com o VE que temos e não de acordo com o equipamento que instalam.
Nota: Desde que tenho o meu Zoe (Jun18) carreguei apenas 14 vezes em PCR, tendo sido a última vez em Maio de 2019, e só o fiz pois em AE não existem PCN
https://www.youtube.com/watch?v=VqtqZIppCXg
Apesar do tema do video ser sobre os PHEV, utilize-se o exemplo dos carregadores internos 3,6 kW AC dos PHEV e faça-se uma analogia para os Leaf com o mesmo tipo de carregador.
Sim, para este tipo de carregador interno não faz sentido utilizarem PCN de 22, da mesma forma que não faz sentido um PHEV carregar num PCR
Pergunta para quem tem VE com carregador interno de 3,6kW AC:
Vais a um hipermercado/shopping que tem lá apenas carregadores de 22 kW. Vais lá ficar no máximo 1 hora a fazer compras. Faz sentido estares a utilizar o postos, sabendo que no máximo vais carregar 3,6kWh? Mesmo que tenhas uma bateria de 24kWh, estarás apenas a carregar 15% da bateria.
Essa hora num VE com carregador interno de 22kW iria carregar 100% de uma bateria de 22kWh.
Temos debatido aqui que o OPC quase não tem "negócio" devido ao CEME. Se o OPC não puder cobrar pelo máximo que o posto pode dar, então aí é que fica mesmo sem negócio.
Resumindo, devemos utilizar os postos de acordo com as características dos nossos VE, e não devemos esperar que os OPC definam os preços de acordo com o VE que temos e não de acordo com o equipamento que instalam.
Nota: Desde que tenho o meu Zoe (Jun18) carreguei apenas 14 vezes em PCR, tendo sido a última vez em Maio de 2019, e só o fiz pois em AE não existem PCN
-
- Proprietário Leaf
Considero o seu pensamento errado pois o OPC tal como o CEME tem de adequar o valor ao seu cliente e se aproximadamente 80% de toda a frota elétrica não consegue aproveitar o equipamento a potência máxima tem de cobrar na média do carregamento ou fica sem negócio. Não é a procura que se tem de adaptar á oferta é exatamente o oposto. Eu não devo penalizar a maioria para proveito da minoria a menos que falemos em termos de coesão social que não é o caso. Se os OPCs não gostam do modelo(que parece que gostam)que o mudem com lobby. Não faz sentido não usar um equipamento só porque carrega a menor velocidade e isso faz ficar mais caro. Um exemplo são os camiões, abastecem em bombas de alto débito e pagam o mesmo por litro que as bombas de débito normal. Ou acha que é melhor ter postos ás moscas? Do que ganhar algum já que o investimento está feito.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Já que a Mobi.E não quer saber dos preços, só divulgando preços posto a posto 1 vez por mês, e os OPC's parecem também não estar interessados em divulgar a sua oferta temos de ser nós a adivinhar.
Aqui fica a minha tentativa, se souberem os que faltam apitem!

Comentários:
Na tabela seguinte a codificação de cores utilizada é a mesma que na tabela anterior, podem-se comparar directamente

Comentários:

Comentários:
- Para maioria dos VE's, com carregador de 3.7 a 7.4kW, carregar nos PCN 22kW da Galp fica muito caro, e a maioria dos PCN concessionados são de 22kW
- Se o seu VE tem carregador de 22kW escolha a Galp
- Se o seu VE tem carregador de 11kW escolha a Galp nos PCN's de 11kW ou menos, nos de 22kW escolha a KLC
- Nos velhinhos Mobi.E de 3.7kW pouca diferença faz qual o OPC
Na tabela seguinte a codificação de cores utilizada é a mesma que na tabela anterior, podem-se comparar directamente

Comentários:
- Para um VE com carga AC 7.4kW e DC 45kW fica sempre mais barato carregar em PCR do que PCN 22kW da Galp
- Se o seu VE tiver carregador 16 ou 22kW e tiver carga rápida (Model S/X, ETron) usar PCR na Repsol ou KLC no Lidl fica ao mesmo preço de um PCN
- Se o seu VE carrega lento em DC (eGolf,eUp, Leaf com bateria quente) escolher PCR's da EDP ou Repsol
-
- Proprietário Leaf
Parabéns pela iniciativa e condensação de informação
Fácil falar, quando a maioria dos PCNs são de 22kW e tem-se um carro que carrega a 22kW...BrunoFonseca Escreveu: ↑09 ago 2020, 10:44Resumindo, devemos utilizar os postos de acordo com as características dos nossos VE, e não devemos esperar que os OPC definam os preços de acordo com o VE que temos e não de acordo com o equipamento que instalam.
Por que é que não podia haver um posto de 3,7kW ou 7,2kW ou 11kW? Esse é precisamente o problema, normalmente é 22kW. Para quem não carrega a 22kW pode sair muito caro. É pena porque podia ser uma boa alternativa a quem não tem garagem ou vai em viagem e prefere fazer uma paragem num PCN em vez de ir a um PCR, pois os PCNs muitas vezes acabam por ficar em caminho e pode-se almoçar ou fazer compras enquanto o carro carrega.BrunoFonseca Escreveu: ↑09 ago 2020, 10:44Vais a um hipermercado/shopping que tem lá apenas carregadores de 22 kW. Vais lá ficar no máximo 1 hora a fazer compras. Faz sentido estares a utilizar o postos, sabendo que no máximo vais carregar 3,6kWh? Mesmo que tenhas uma bateria de 24kWh, estarás apenas a carregar 15% da bateria.
Além disso nem toda a gente demora 1h no centro comercial, podem demorar bem mais e podem não querer carregar os 22kWh numa 1h.
Dito isto, novamente estou a falar do ponto de vista do UVE. Se faz sentido para o OPC ter esse tipo de postos, se calhar não com este modelo, infelizmente. No entanto havendo uma variedade de postos com diferentes potências seria melhor para a mobilidade elétrica pois as necessidades de todos estariam satisfeitas.
Muito bem, bom trabalho!alexmol Escreveu: ↑09 ago 2020, 11:57Já que a Mobi.E não quer saber dos preços, só divulgando preços posto a posto 1 vez por mês, e os OPC's parecem também não estar interessados em divulgar a sua oferta temos de ser nós a adivinhar.
...