
Troca Baterias - Fora da Nissan
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Eu não vejo problema no aquecimento, raramente faço viagens enormes para Mim serve perfeitamente, um pack maior e era a cereja no Topo do Bolo.
Obviamente isto não se aplica a todos os utilizadores
Obviamente isto não se aplica a todos os utilizadores
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
E tens a certeza que depois não a arrefeceu?mjr Escreveu: ↑28 ago 2020, 14:27...e a maior parte desses packs só liga a refrigeração nas cargas rápidas ou em temperaturas do pack realmente elevadas, tipo acima de 40C.
Eu acho que a questão da refrigeração para aumentar a longevidade das células tem muito que se lhe diga. Desde que no meu TM3 vi ele AQUECER a bateria até aos 50C como pré condicionamento para um SuC, deixei de ver essa questão como assim tão importante.
A temperatura degrada se se mantiver algum tempo tal como os SOC elevados porque acelera reações químicas indesejadas.
A estratégia de aquecer antes de uma carga rápida já está bem estudada:
http://www.sci-news.com/othersciences/m ... 07777.html
Assim como a necessidade de a arrefecer rapidamente depois...“The key is to realize rapid heating; otherwise, the battery will stay at elevated temperatures for too long, causing severe degradation.”
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Ele aquece antes da carga rápida e depois mantém a temperatura entre os 50 e 55C durante a carga. Após a carga arrefece um pouco a bateria, mas não muito. Se bem me lembro arrefece até aos 40C.
As células com muito problema térmico foram as de primeira geração e ainda parcialmente as lagarto. A partir do momento que passaram para NMC a degradação térmica baixou muito significativamente.
As células com muito problema térmico foram as de primeira geração e ainda parcialmente as lagarto. A partir do momento que passaram para NMC a degradação térmica baixou muito significativamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Obrigado pela partilha!RJSC Escreveu: ↑28 ago 2020, 15:00http://www.sci-news.com/othersciences/m ... 07777.htmlAssim como a necessidade de a arrefecer rapidamente depois...“The key is to realize rapid heating; otherwise, the battery will stay at elevated temperatures for too long, causing severe degradation.”
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
As novas de 24kwh para os mk1 são lagarto ou NMC?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
A minha é lagarto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Há 2 anos quando trocámos, a Nissan ainda tinha células dessa química? Já havia NMC há muito tempo nos Leafs!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Desde o de 30kW.h que a Nissan usa NMC. Mas pela curva de descarga do meu pack de 24 novo, claramente não é NMC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 420
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Cá para mim as baterias de troca para os Leaf 24 são baterias 'novas' em stock há ~5 anos...
Re: Troca Baterias - Fora da Nissan
Podem ainda ter células daquela química, o mercado não deixou de as ter provavelmente...