
The Worlds First All Electric Rally Cross Car
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Isto é qualquer coisa de outro mundo.
O principio do video parece aborrecido mas...
Bateria arrefecida com gelo seco.
O principio do video parece aborrecido mas...
Bateria arrefecida com gelo seco.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Segundo percebi são 450kWh de bateria? Naquele espaço?
Deve ser tão pesado o carro.. 


- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Sim, falaram em 450kWh. Ainda não sei é o tempo que ele fez na pista. Para comparar com as 2 vezes que já fez com o ICE
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
450 devem ser os kW que correspondem aos 600cv que falam.
A capacidade deve ser bemmm menos, diria que menos de 100kWh.
Mas uma coisa é certa, isto começa a ser interessante e realmente rallycross é das melhores modalidades para começar, corridas curtas e intensas, mesmo o que um VE atual consegue fazer na boa
A capacidade deve ser bemmm menos, diria que menos de 100kWh.
Mas uma coisa é certa, isto começa a ser interessante e realmente rallycross é das melhores modalidades para começar, corridas curtas e intensas, mesmo o que um VE atual consegue fazer na boa
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Isto é mesmo malta que aprecia ar limpo...
A queimar pneus daquela maneira pra nada.
A queimar pneus daquela maneira pra nada.

Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Mesmo os Rallys têm as classificativas pequenas, diria que no maximo andarão pelos 30kms, podendo carregar entre elas é facilmente exequivel um campeonat de rally.frankesousa Escreveu: ↑08 set 2020, 12:20450 devem ser os kW que correspondem aos 600cv que falam.
A capacidade deve ser bemmm menos, diria que menos de 100kWh.
Mas uma coisa é certa, isto começa a ser interessante e realmente rallycross é das melhores modalidades para começar, corridas curtas e intensas, mesmo o que um VE atual consegue fazer na boa

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Não é bem assim, ora vê estas distâncias do rally de Portugal 2019 (que até decorre numa região pequena)
6ª feira - 100km cronometrados, 439km ligação, 533km Total percorridos
sábado - 160km cronometrados, 462km ligação, 622km Total percorridos
Domingo - 51km cronometrados, 224km ligação, 276km Total percorridos
Quase não têm tempo nenhum parados e por isso a oportunidade de carregar deve ser pouca.
isto a multiplicar pelo número de carros a ter de carregar ia dar uns belos MW de potência e penso que seja quase impossível fazer isso há data de hoje.
Talvez com um programa mais ajustado (com mais assistência a meio do dia) e um troca rápida de baterias (os mecânicos do WRC trocam "meio carro" em 30 min por isso devia ser fácil trocar mais a bateria em poucos minutos.
Só que depois sistemas de arrefecimento e mais sei lá o quê já deve complicar as coisas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
Sinceramente acho isso prrfeitamente exequivel, 160 kms cronometrados num dia?... quase que nem precisa de carregar, basta adaptar a coisa, enquanto se desloca pode perfeitamente ser carregado entre classificativas, e o tempo de carga não será como num PCN, obviamente, claro que teria que haver uma adaptação mas não acho nada do outro mundo. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
E ganhou...
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: The Worlds First All Electric Rally Cross Car
É o desporto ideal para carros elétricos!
Na pista em que foi a estreia, fazem-se 3 corridas de qualificação, chamadas mangas, de cerca 6km, separadas por muito tempo umas das outras, chega e sobra para um carregamento rápido entre cada manga, se necessário, e uma corrida final de cerca de 10km. Há ainda as voltas de treinos, já não me lembro exatamente quantas são, deverão ser 5 voltas, ou seja, cerca de 6km.
Tudo somado não chega a 35km num fim de semana de corridas.
É claro que os consumos não têm nada a haver com os consumos de utilização em estrada.
Ainda assim estou convencido que era exequível para um Leaf 24!
E depois é o desporto automóvel mais espetacular!
Na pista em que foi a estreia, fazem-se 3 corridas de qualificação, chamadas mangas, de cerca 6km, separadas por muito tempo umas das outras, chega e sobra para um carregamento rápido entre cada manga, se necessário, e uma corrida final de cerca de 10km. Há ainda as voltas de treinos, já não me lembro exatamente quantas são, deverão ser 5 voltas, ou seja, cerca de 6km.
Tudo somado não chega a 35km num fim de semana de corridas.
É claro que os consumos não têm nada a haver com os consumos de utilização em estrada.
Ainda assim estou convencido que era exequível para um Leaf 24!
E depois é o desporto automóvel mais espetacular!