zeuz Escreveu: ↑18 set 2020, 09:03
Nunca te imaginei adepto de carros eléctricos...
Vejo que estás de regresso ao "Contenente", caso contrário não precisavas de REx para nada!
Eu tenho um Opel Ampera faz em Outubro 3 anos. O objectivo era logo um BEV, mas na altura o orçamento era curto para os Leaf 30kWh e a rede de PCR's não cresceu como prometiam. Agora pondero trocar por um Ioniq.
Podes usar o site/App
https://abetterrouteplanner.com/ para planeares as viagens mais longas ou passeios sem destino. Assim ficas com uma ideia se realmente precisas de um REx.
Outra hipótese que podes considerar é comprar um BEV barato para esses trajectos curtos e deixas o Golf para as viagens mais longas. Quem fez isso, acaba por usar cada vez mais o BEV até que chega a um ponto em que vende o BEV e o fóssil para comprar um BEV de maior autonomia.
Encontras Citroën C-Zero/Peugeot iON a cerca de 8.000€, ou menos, e vários Nissan Leaf mk1 a rondar os 10.000€. Os ZOE que rondam estes preços são quase sempre com aluguer de bateria.
Bem-vindo!
EDIT
Os A3 e-tron/Golf GTE/Passat GTE não são opção ?
Viva! Voltei há 2 anos. Muitas coisas mudaram entretanto...
As rotinas e km estabilizaram. Deixou de fazer sentido ter um carro a gasóleo. Custa-me vender o Golf mal vendido, mas ficar com ele e um 3º carro não é opção, parado estraga-se mais. Comprei novo, sempre o tratei como um bebé, mas adolescentes rebeldes de 4 rodas... não.
Os elétricos terão de ser o futuro, seja de que maneira for. Não se trata de ser fã, deixei foi de confiar na indústria automóvel para reduzir as emissões dos carros com sistemas fiáveis. Agora até os otto trazem FAP...
Trigémeos e zoe podem ser opção para, mais para a frente, trocar o carro da mulher. Depende do sucesso da primeira incursão nos elétricos.
BEV puro, com 200/250km de autonomia, não fico descansado com eles. Com o tempo a autonomia vai reduzindo, a liberdade também, e sei que o "range anxiety" ia dar cabo de mim. Ainda não consigo chegar a um coreano de 64kw.
PHEV não são opção. Demasiado complexos e com pouca autonomia elétrica. Os 35km reais de um GTE ou e-tron não servem, além de continuarem a ter turbo, DSG e uma infinidade de coisas para dar problemas.
O REx, ainda mais o de 94ah, parece-me de confiança. Todas as qualidades do BEV, com um motor de mota BMW/Kymco, nada de turbos nem caixas DSG. Deixa-me mais tranquilo, embora um i3 justifique um bom seguro de danos próprios, porque qualquer azar de carroçaria é a doer.
Até ponderar o REx já passei por várias fases.
Pensei no Duster GPL, experimentei o carro e gostei, é muito melhor do que imaginava, incluindo por dentro. Mas não me convence totalmente, o motor não tem provas dadas e não confio no envelhecimento do interior, são pontos críticos.
Pensei em ottos 1.0T coreanos e no Focus, mas os consumos reais não são bons. Além do carro, ainda ia pagar muito mais de combustível.
O novo Yaris híbrido também esteve em equação, mas os custos de utilização seriam parecidos aos atuais, num carro do segmento B que não me encanta por aí além. E não é barato.
Até que me lembrei do REx e vi os preços. Para o dia a dia permite-me andar com carregamentos caseiros e ter toda a liberdade quando quiser sair. Parte do investimento vai pagar-se sozinho e, depois de ver o plano de manutenção e os preços da mesma não fiquei em choque. Gasto mais que isso com o Golf, fora da marca...
Cumprimentos.