

ID 3
- BrunoAlves
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Re: ID 3 (1st)
Se é isso que queres, é o EVSE inteligente do Apr. 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: ID 3 (1st)
EVSE inteligente + medidor de consumo no quadro eléctrico geral (eNode penso eu no caso do hardware do Apr).
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- pemifer
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Re: ID 3 (1st)
Interessante de ver!
- Nonnus
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Re: ID 3 (1st)
Penso que tem sido unanime nos youtubers que experimentam o carro que os interiores estão uns furos abaixo do esperado. Muito por culpa do que a VW nos habitou no Golf.
No vídeo do fully charged ele diz que o investimento da VW no desenvolvimento deste carro foi tão grande que tinham de cortar nalguma coisa para haver retorno. Neste vídeo ele aborda o dieselgate, e este carro é para tentar limpar a imagem e recuperar o dinheiro perdido.
Seja qual for a razão o que parece ser certo é que estão todos de acordo que o carro não tem a qualidade de construção que a VW nos habitou. Uma das coisas que não percebo (mas deve haver uma explicação), e que me faz mais confusão, é este carro ter travões de tambor a atrás.
No vídeo do fully charged ele diz que o investimento da VW no desenvolvimento deste carro foi tão grande que tinham de cortar nalguma coisa para haver retorno. Neste vídeo ele aborda o dieselgate, e este carro é para tentar limpar a imagem e recuperar o dinheiro perdido.
Seja qual for a razão o que parece ser certo é que estão todos de acordo que o carro não tem a qualidade de construção que a VW nos habitou. Uma das coisas que não percebo (mas deve haver uma explicação), e que me faz mais confusão, é este carro ter travões de tambor a atrás.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: ID 3 (1st)
A explicação oficial:Nonnus Escreveu: ↑08 out 2020, 14:35
Seja qual for a razão o que parece ser certo é que estão todos de acordo que o carro não tem a qualidade de construção que a VW nos habitou. Uma das coisas que não percebo (mas deve haver uma explicação), e que me faz mais confusão, é este carro ter travões de tambor a atrás.![]()
o O ID.3 tem travões de disco no eixo dianteiro e travões de tambor no eixo traseiro. Os veículos elétricos, tem a vantagem de abranger a maior parte do processo de travagem através da recuperação (travagem com o motor). Por um lado, o veículo vai reduzir a sua velocidade nesta recuperação e por outro, essa mesma redução transformar-se-á em energia que será diretamente armazenada na bateria. Além disso, os travões de tambor proporcionam uma melhor proteção contra a corrosão (sistema fechado) e reduzem a poluição feita pelas partículas que se libertam na travagem.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- Nonnus
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Re: ID 3 (1st)
Não me convence. É certo que a travagem com motor reduz a necessidade do uso de travões. Mas isso aplica-se a travagens suaves/abrandamentos. Em travagens de emergência o que vai atuar e fazer o carro parar são os travões. Toda a gente sabe que o travões de disco neste aspeto são melhores.pbaptista Escreveu: ↑08 out 2020, 14:46
A explicação oficial:o O ID.3 tem travões de disco no eixo dianteiro e travões de tambor no eixo traseiro. Os veículos elétricos, tem a vantagem de abranger a maior parte do processo de travagem através da recuperação (travagem com o motor). Por um lado, o veículo vai reduzir a sua velocidade nesta recuperação e por outro, essa mesma redução transformar-se-á em energia que será diretamente armazenada na bateria. Além disso, os travões de tambor proporcionam uma melhor proteção contra a corrosão (sistema fechado) e reduzem a poluição feita pelas partículas que se libertam na travagem.
Os travões de tambor não libertam as partículas até ao dia em que são abertos para trocar os calços, nesse dia as partículas que lá estão acumuladas são libertadas de uma vez só.

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- pemifer
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Re: ID 3 (1st)
Cá está o video do FullyCharged.
Para mim não é significativo mas não pude deixar de reparar que em ambos os vídeos que partilhei houve falhas a nível da eletrónica!
Se fosse um "vw hater", seria uma boa oportunidade para dizer: "Vêem? Os vw estão cheios de defeitos!"
Em relação à qualidade dos plásticos, que tem sido o mais comentado, o nota-se o Robert a andar em estradas com mau piso e ele não refere barulhos.
Eventualmente será (?) só um problema de plásticos com uma sensação estranha ao toque!
Só daqui a algum tempo poderemos saber se os plásticos são mesmo de má qualidade ou se só aparentam ser de má qualidade.
Para mim não é significativo mas não pude deixar de reparar que em ambos os vídeos que partilhei houve falhas a nível da eletrónica!
Se fosse um "vw hater", seria uma boa oportunidade para dizer: "Vêem? Os vw estão cheios de defeitos!"
Em relação à qualidade dos plásticos, que tem sido o mais comentado, o nota-se o Robert a andar em estradas com mau piso e ele não refere barulhos.
Eventualmente será (?) só um problema de plásticos com uma sensação estranha ao toque!
Só daqui a algum tempo poderemos saber se os plásticos são mesmo de má qualidade ou se só aparentam ser de má qualidade.
- Arad79
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Re: ID 3 (1st)
Os travões de tambor são mais baratos. Podem dar outras razões, mas esta é a principal.
Tal como o eixo semi rígido que apareceu do golf VII em diante, nas versões menos potentes. Tudo se resume a dinheiro.
Tal como o eixo semi rígido que apareceu do golf VII em diante, nas versões menos potentes. Tudo se resume a dinheiro.
-
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Re: ID 3 (1st)
Exatamente..no fim do dia tudo se resume a euros..
Por alguma razão a vw tem lucro de 10mil euros por cada id.3
Por alguma razão a vw tem lucro de 10mil euros por cada id.3
Re: ID 3 (1st)
Video do canal Marcus EV Journey da sua viagem até ao Algarve (~300km):
- O consumo é impressionante numa viagem que envolveu autoestrada com cruse control a 120km, atingindo 18,1kWh/100km. Ele não tem experiência de condução de carros eléctricos, embora parte do percurso não tenha conduzido a 120km.
- Uma curta paragem 20m em Aljustrel para reabastecimento.
- A mulher não gostou do ID.3, dizendo mesmo que o o tecido dos bancos fazia lembrar-lhe os cortinados da sua casa de infância. É complicado a mulher não gostar do carro: elas têm um invulgar poder de dissuasão neste tipo de coisas e conseguem ser persistentes ao longo do tempo (muitas discussões futuras se avizinham)
Momento hilariante. A mulher queixa-se que parece que estão a ir muito devagar, porque estão constantemente a ser ultrapassados (iam a 120km). Resposta 5 estrelas do marido: "Yeah..We are in Portugal..."
[/youtubes]
- O consumo é impressionante numa viagem que envolveu autoestrada com cruse control a 120km, atingindo 18,1kWh/100km. Ele não tem experiência de condução de carros eléctricos, embora parte do percurso não tenha conduzido a 120km.
- Uma curta paragem 20m em Aljustrel para reabastecimento.
- A mulher não gostou do ID.3, dizendo mesmo que o o tecido dos bancos fazia lembrar-lhe os cortinados da sua casa de infância. É complicado a mulher não gostar do carro: elas têm um invulgar poder de dissuasão neste tipo de coisas e conseguem ser persistentes ao longo do tempo (muitas discussões futuras se avizinham)
Momento hilariante. A mulher queixa-se que parece que estão a ir muito devagar, porque estão constantemente a ser ultrapassados (iam a 120km). Resposta 5 estrelas do marido: "Yeah..We are in Portugal..."



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