
Custo e emissões reais.
- sousal
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Re: Custo e emissões reais.
Também não devemos esquecer o grande aumento de eficiência por parte dos motores. Que, como alguns defendem, poderá aí estar o aumento de autonomia.
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Re: Custo e emissões reais.
Não é possível aumentar muito a eficiência através dos motores. O rendimento de um motor síncrono trifásico como o utilizado no LEAF anda tipicamente em torno dos 90%, podendo em alguns regimes baixar até aos 80%. Ora pegando no pior caso e aumentando o rendimento para uns utópicos 100%, só estaríamos a aumentar a autonomia 20%. Além disso, penso que não há grande margem de manobra para aumentar a eficiência do motor eléctrico. Como referência um motor de CI típico tem rendimentos entre os 20% e os 30%.
Há ainda a possibilidade de aumentar o rendimento dos conversores DC-AC que alimentam o motor. Também aí o rendimento se deve situar em torno dos 80-90%, pelo que também há pouca margem de progressão.
Um campo que penso poderia fazer aumentar a autonomia é a melhoria da aerodinâmica. O LEAF penso que tem um CX de 0,29, que poderia ser ainda melhorado bastante. o EV1 da GM tinha um Cx de 0,195 ! A melhoria do Cx iria permitir melhorar a autonomia onde ela é mais precisa que é em auto-estrada.
Outra possibilidade de progressão seria possibilitar que a regeneração de energia das travagens fosse maior. No caso do LEAF está limitada a 30KW, provavelmente para poupar as baterias. Talvez um sistema híbrido de baterias e condensadores permitisse aumentar a potência de regeneração até à potência máxima do motor (no caso do LEAF 80KW). Este melhoramento iria privilegiar a autonomia em cidade que é onde ha mais travagens e acelerações.
Há ainda a possibilidade de aumentar o rendimento dos conversores DC-AC que alimentam o motor. Também aí o rendimento se deve situar em torno dos 80-90%, pelo que também há pouca margem de progressão.
Um campo que penso poderia fazer aumentar a autonomia é a melhoria da aerodinâmica. O LEAF penso que tem um CX de 0,29, que poderia ser ainda melhorado bastante. o EV1 da GM tinha um Cx de 0,195 ! A melhoria do Cx iria permitir melhorar a autonomia onde ela é mais precisa que é em auto-estrada.
Outra possibilidade de progressão seria possibilitar que a regeneração de energia das travagens fosse maior. No caso do LEAF está limitada a 30KW, provavelmente para poupar as baterias. Talvez um sistema híbrido de baterias e condensadores permitisse aumentar a potência de regeneração até à potência máxima do motor (no caso do LEAF 80KW). Este melhoramento iria privilegiar a autonomia em cidade que é onde ha mais travagens e acelerações.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Custo e emissões reais.
Por acaso tens razão... Pensado bem, o Nissan Primera P10 (1990-1996) tinha um Cx de 0,29 e era um familiar 3 volumes... Isto há 20 anos.mjr Escreveu:Não é possível aumentar muito a eficiência através dos motores. O rendimento de um motor síncrono trifásico como o utilizado no LEAF anda tipicamente em torno dos 90%, podendo em alguns regimes baixar até aos 80%. Ora pegando no pior caso e aumentando o rendimento para uns utópicos 100%, só estaríamos a aumentar a autonomia 20%. Além disso, penso que não há grande margem de manobra para aumentar a eficiência do motor eléctrico. Como referência um motor de CI típico tem rendimentos entre os 20% e os 30%.
Há ainda a possibilidade de aumentar o rendimento dos conversores DC-AC que alimentam o motor. Também aí o rendimento se deve situar em torno dos 80-90%, pelo que também há pouca margem de progressão.
Um campo que penso poderia fazer aumentar a autonomia é a melhoria da aerodinâmica. O LEAF penso que tem um CX de 0,29, que poderia ser ainda melhorado bastante. o EV1 da GM tinha um Cx de 0,195 ! A melhoria do Cx iria permitir melhorar a autonomia onde ela é mais precisa que é em auto-estrada.
Outra possibilidade de progressão seria possibilitar que a regeneração de energia das travagens fosse maior. No caso do LEAF está limitada a 30KW, provavelmente para poupar as baterias. Talvez um sistema híbrido de baterias e condensadores permitisse aumentar a potência de regeneração até à potência máxima do motor (no caso do LEAF 80KW). Este melhoramento iria privilegiar a autonomia em cidade que é onde ha mais travagens e acelerações.
Mas também, se atentarmos aos valores de Cx, eles pouco se têm alterado nos últimos anos. É claro que o SCx já é outra história.
Cumprimentos
- sousal
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Re: Custo e emissões reais.
Eu estava a referir-me a outros tipos de motores e talvez a incorporação de uma caixa de velocidade inteligente.
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Re: Custo e emissões reais.
Seja como for o rendimento máximo de um motor é sempre 100% e já estamos bastante perto desse valor para o incremento de autonomia não ser dramático. No entanto se o rendimento do motor subir para os 95% e o rendimento dos conversores DC-AC também subir para os 95% poderemos estar a falar de incrementos de autonomia de 20%, ou seja no caso do LEAF de 160 para 192km. Nada mau. Claro que estamos a assumir que esses rendimentos já não são neste momento destes valores (algo que duvido muito, por questões de custos).sousal Escreveu:Eu estava a referir-me a outros tipos de motores e talvez a incorporação de uma caixa de velocidade inteligente.
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Re: Custo e emissões reais.
Por falar nos 160 kms de autonomia, já repararam que o que a Nissan Portugal tem nas características do Leaf é uma autonomia de 175 kms.mjr Escreveu:Seja como for o rendimento máximo de um motor é sempre 100% e já estamos bastante perto desse valor para o incremento de autonomia não ser dramático. No entanto se o rendimento do motor subir para os 95% e o rendimento dos conversores DC-AC também subir para os 95% poderemos estar a falar de incrementos de autonomia de 20%, ou seja no caso do LEAF de 160 para 192km. Nada mau. Claro que estamos a assumir que esses rendimentos já não são neste momento destes valores (algo que duvido muito, por questões de custos).sousal Escreveu:Eu estava a referir-me a outros tipos de motores e talvez a incorporação de uma caixa de velocidade inteligente.
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http://www.nissan.pt/#vehicles/electric ... more/specs
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: Custo e emissões reais.
Penso que seja por o ciclo europeu ser mais brando, com menos arranques e travagens e sem atingir velocidades máximas tão elevadas.
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Re: Custo e emissões reais.
Verdade...o engraçado é que no Japão está classificado com 200 kms de autonomia. Eu preciso de conseguir fazer 145 kms Lisboa - Évora 2 vezes por semana...achas que consigo (não vou por Auto-estrada e a média de velocidade não ultrapassa os 80 kmh com picos entre 110 kmh e 50 kmh nas localidades)?mjr Escreveu:Penso que seja por o ciclo europeu ser mais brando, com menos arranques e travagens e sem atingir velocidades máximas tão elevadas.
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Re: Custo e emissões reais.
Também deve ter a ver com o relevo e o mineral do solo, aqui no norte a autonomia poderá ser um pouco crucificada.
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Re: Custo e emissões reais.
No fórum mynissanleaf.com, já fizeram 110 milhas (176 km) com uma carga desde o concessionário até casa, no dia da entrega da máquina. Isto com média de velocidade acima das 50mph (80 km/h).
145 km deve ser muito fácil de conseguir com média de 90-100km/h.
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