ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Nerusonu
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nerusonu » 11 out 2020, 15:30

mjr Escreveu:
10 out 2020, 15:29
Não sei qual é a relevância de um teste em pista para aferir se algo é adequado para uma condução em estrada pública. Que façam um teste a descer os Alpes ou parecido, isso sim seria o limite de uso numa situação em estrada pública.

A principal razão para colocar travões de disco atrás é porque são mais bonitos e acham que o carro vende melhor assim. Com jantes que tapam praticamente o travão completamente esse efeito desaparece e então tomam a decisão mais racional.
Porque já li(e não foi cá) que numa condução mais "empenhada" os tambores do id3 são um risco público.
Se em pista resultar, no dia a dia melhor ainda

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mjr
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por mjr » 11 out 2020, 18:43

Tens link para isso? Gostava de perceber o que significa uma condução mais empenhada. Se essa condução for dentro dos limites legais de velocidade e segurança para a via em questão, então poderá de facto ser um problema, embora eu duvide bastante da segunda questão.
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Nerusonu
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nerusonu » 11 out 2020, 20:43

mjr Escreveu:
11 out 2020, 18:43
Tens link para isso? Gostava de perceber o que significa uma condução mais empenhada. Se essa condução for dentro dos limites legais de velocidade e segurança para a via em questão, então poderá de facto ser um problema, embora eu duvide bastante da segunda questão.
Foi um artista no fórum motorguia que deu a entender que usar tambores no dia a dia era perigoso pois queria conduzir o carro à vontade dele, basicamente é um troll que gosta muito de chamar aos VE "carros de ir ao pão" e como viu um sítio para pegar aproveitou

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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nonnus » 11 out 2020, 21:03

:lol: :lol: :lol:

A maneira como escreveste deu a entender que tinhas visto isso nalgum site de referencia ou por alguém com credibilidade. Não por hater :doh:
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por FullElectric » 11 out 2020, 21:08

mjr Escreveu:
11 out 2020, 14:55
Não me parece justo comparar um desportivo com um carro de uso geral. O Taycan está preparado para a pista, onde qualquer carro comum com travões de disco normais atrás irá perder poder de travagem a meio da primeira volta.
Quando falei no Taycan não foi intenção minha comparar o incomparável (os carros), a intenção foi tão somente comparar os 2 sistemas de travagem.
E como tu também bem escreveste, o taycan é muito mais carro pelo facto de ter muito bons travões.
Acredito que os travões de tambor no ID3 cumpram o suficiente, o facto é que um carro elétrico não tem características qb, tem performances de desportivo, os 7,3s 0-100 que o ID3 apresenta, penso que dentro da gama Golf só o desportivo GTI conseguia equiparar.
Um carro que acelera rápido também tem que conseguir parar muito rápido, travões potentes significam segurança

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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por FiwiPITO » 12 out 2020, 10:22

Eu posso estar enganado, mas não é o ZOE que tb tem tambores em algumas versões? Ia jurar que já vi ZOE com tambores traseiros...

Tb não vejo problema em ter tambores...Se foi para redução de custos não se notou muito :mrgreen:


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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por Nonnus » 12 out 2020, 12:06

Não sei se existe Zoe´s com tambor. Talvez nas primeiras versões com 80cv e limitados a 130km/h.

O id3 tem 200cv e esta limitado 160km/h.
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por FullElectric » 12 out 2020, 12:14

Exacto. Os ZoE nas primeiras versões, até ao de 40 kWh têm travões de tambor traseiros.
O ZoE de 50 kWh já vem com travões de disco nas 4 rodas

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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por mjr » 12 out 2020, 13:29

Vejam esta análise entre a força de travagem frontal e traseira numa bicicleta:

Imagem

Claro que numa bicicleta o efeito é exacerbado ao máximo, mas num carro ocorre o mesmo processo. Para travagens de emergência praticamente todo o esforço de travagem é realizado pelo travão da frente.

Tendo em conta que o ID3 é um VE com tração traseira, o próprio motor já deve conseguir garantir a desaceleração máxima possível numa travagem de emergência. É que num carro deve acontecer o mesmo efeito, a força de travagem que o eixo traseiro aguenta até a roda bloquear é muitíssimo menor que no eixo da frente.

Para um carro:

Imagem

O estudo está todo aqui: https://www.sveafordon.com/media/36782/ ... public.pdf
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Re: ID 3 (1st)

Mensagem por pbaptista » 12 out 2020, 14:23

Como já referi anteriormente parece-me um retrocesso voltar a utilizar travões de tambor mas não sendo especialista no mínimo tenho que dar o beneficio da duvida a quem o é.

https://www.thedrive.com/news/36683/why ... rum-brakes

https://www.continental.com/en-us/press ... ies-237634
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