Eu aqui discordo. Não sou fã de teorias de conspiração e acusações que não se podem sustentar.
No caso do Rafael, é óbvio que ele defende o modelo, a Miio é CEME e como tal essa vertente do negócio que investiram para montar não existiria num modelo "liberalizado". Na minha opinião o roaming poderia perfeitamente ser uma vertente ainda melhor para esse negócio (a app já faz praticamente tudo), mas isso é a minha opinião.
Mas o Rafael indivíduo, individual

também pode gostar do princípio do modelo, da separação de responsabilidades, das supostas potencialidades de integração num ecossistema maior, etc etc.
E tem direito a essa opinião, era bom que elevássemos um pouco o discurso...
Eu tenho perfeita noção que o modelo está implementado, enraizado e não vai mudar. Apesar de o achar horrendo, castrador, pensado com a parte de fora do cérebro e por pessoas que não percebem nada de mobilidade eléctrica, é o que está e vai ficar.
A legislação que o sustenta seria complicadíssima de alterar logo no início, então agora que estão "n" entidades criadas à volta do modelo era ainda mais impensável. Da mesma forma, não se pode agora "liberalizar" porque isso iria colocar em desvantagem quem está no modelo centralizado (como, aliás, parece ser óbvio que acontece com as redes privadas).
Isto do ponto de vista do legislador seria muito complicado. Acho que não é "proteger" ninguém (até porque acho que já concordámos todos que os grandes players - EDP, Galp, etc - não são beneficiados neste modelo). Mas devia ter havido a coragem. Não houve em bom tempo e agora, quanto mais o sistema se desenvolve, mais dificil (diria impossível) será de o fazer. Resigno-me.
No entanto, o estar resignado com o que existe e irá existir não quer dizer que concorde. Não concordo, é errado e não lhe reconheço qualquer vantagem sobre sistemas "liberalizados" (aquilo que acontece no texto da electromaps tem ZERO relevância, a legislação que criou esta aberração podia facilmente balizar as taxas e sobrecustos que resultam naquele problema).
Mas por eu discordar não tenho de atacar cegamente, com argumentos às vezes baixos, quem concorda.
O que eu não entendo é como se defende a MobiE. Isso não entendo. Desde comunicados lançados à Segunda com data de Sábado para um evento ocorrido no Domingo, apagões contantes, ausência de respostas, falta de comunicação, desresponsabilização, impunidade e mentiras (não há apagões desde Julho de 2019 não se esqueçam!), há de tudo como na farmácia. Defender isto e acreditar que a V2 vai ser magicamente superior ultrapassa-me. Mas enfim, quem acredita seguramente tem mais fé que eu e, obviamente, tem direito à sua opinião.
Edit: e eu também tenho direito à minha e defendo-a de acordo com os meus pontos de vista, que tento justificar sempre. Também por isso irritam-me um bocado cartoons do Serôdio e sketches do RAP. A esse respeito, obrigado Rafael pela discussão saudável.