
BMW i3 - Dúvidas de principiante
BMW i3 - Dúvidas de principiante
Boa noite fórum,
Novatos no clube e na experiência com veículos elétricos, precisamos de ajuda no que respeita à autonomia e carregamento. Temos um novo elemento na família, um BMW i3, de 2016, com 26.000km. Dúvidas:
1. Bateria. A bateria a 100% apresenta uma autonomia de 120/130km... pelo que apurei, na ficha técnica a autonomia anunciada é de 190km. Será normal esta redução?
2. Carregamento. A acompanhar o veiculo, veio o cabo de série (tipo 2), que carrega a bateria em aprox. 10 horas.
2.1. Para carregamentos em viagem, devo adquirir um cabo adicional para carregamento rápido? Que cabo?
2.2. Na garagem tenho uma tomada de 16A. Nas pesquisas que fiz, conseguimos uma velocidade de carga superior (60%) com um carregador regulável até 16A. O que aconselham?
Haverá algum cabo que dê para as duas situações acima descritas?
Grato pela atenção,
Cumprimentos a todo o fórum
Novatos no clube e na experiência com veículos elétricos, precisamos de ajuda no que respeita à autonomia e carregamento. Temos um novo elemento na família, um BMW i3, de 2016, com 26.000km. Dúvidas:
1. Bateria. A bateria a 100% apresenta uma autonomia de 120/130km... pelo que apurei, na ficha técnica a autonomia anunciada é de 190km. Será normal esta redução?
2. Carregamento. A acompanhar o veiculo, veio o cabo de série (tipo 2), que carrega a bateria em aprox. 10 horas.
2.1. Para carregamentos em viagem, devo adquirir um cabo adicional para carregamento rápido? Que cabo?
2.2. Na garagem tenho uma tomada de 16A. Nas pesquisas que fiz, conseguimos uma velocidade de carga superior (60%) com um carregador regulável até 16A. O que aconselham?
Haverá algum cabo que dê para as duas situações acima descritas?
Grato pela atenção,
Cumprimentos a todo o fórum
- Arad79
- Mensagens: 386
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Bem vindo. A autonomia do CB é estimada de acordo com o padrão de utilização do carro.
Os 190km homologados são num cenário ideal e muito otimista.
Os 190km homologados são num cenário ideal e muito otimista.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Com essa autonomia deves ter um de primeira geração de 60Ah certo?
A autonomia desses modelos ainda era anunciada segundo o ciclo de testes NEDC, uma aberração computorizada, a mesma que permite Clios a anunciarem consumos abaixo de 3l/100km
Não vai acontecer. Pega na tua média actual, faz as contas aos 100 e deve dar uns 13-14kWh/100km. Terás portanto uns 18-19kWh de bateria restante.
Para os PCR, eles têm cabo incorporado. Não precisas de nada a não ser um cartão de um CEME.
Para os PCN precisas de um cabo type2.
O "carregador" incluído deve carregar a 10A numa tomada normal. Podes carregar mais rapidamente, a 16A ou mais com um carregador aftermarket, mas tens de ter a certeza que a instalação eléctrica o suporta
A autonomia desses modelos ainda era anunciada segundo o ciclo de testes NEDC, uma aberração computorizada, a mesma que permite Clios a anunciarem consumos abaixo de 3l/100km

Para os PCR, eles têm cabo incorporado. Não precisas de nada a não ser um cartão de um CEME.
Para os PCN precisas de um cabo type2.
O "carregador" incluído deve carregar a 10A numa tomada normal. Podes carregar mais rapidamente, a 16A ou mais com um carregador aftermarket, mas tens de ter a certeza que a instalação eléctrica o suporta

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Essa é a autonomia normal para um i3 de 60Ah de 2016, que obviamente já sofreu alguma degradação. Pode ver um valor aproximado da capacidade util da bateria no link anterior.Ramada Escreveu: ↑26 out 2020, 22:58Boa noite fórum,
Novatos no clube e na experiência com veículos elétricos, precisamos de ajuda no que respeita à autonomia e carregamento. Temos um novo elemento na família, um BMW i3, de 2016, com 26.000km. Dúvidas:
1. Bateria. A bateria a 100% apresenta uma autonomia de 120/130km... pelo que apurei, na ficha técnica a autonomia anunciada é de 190km. Será normal esta redução?
10 horas de carregamento é demais para um i3 de 60Ah, salvo se não estiver a carregar ao maximo que o EVSE de origem permite (10A), isto mesmo que seja carregar dos 0% até aos 100%, o que raramente deve acontecer.2. Carregamento. A acompanhar o veiculo, veio o cabo de série (tipo 2), que carrega a bateria em aprox. 10 horas.
Com a perda de autonomia (e o pouco que vai restando) vai precisar de carregar mais vezes e por isso pode fazer sentido pensar num carregador regulável.2.2. Na garagem tenho uma tomada de 16A. Nas pesquisas que fiz, conseguimos uma velocidade de carga superior (60%) com um carregador regulável até 16A. O que aconselham?
Pessoalmente estou a fazer o mesmo, mas vou colocar algo já a pensar no futuro, ou seja, um carregador 32A trifásico, que para já só irá ser usado até 32A monofásico.
Se percebi bem o que quis dizer, sim o cabo é o mesmo, para ligar em casa e nos postos da rua, no entanto será menos comodo estar sempre a ligar e desligar em casa, guardar no carro para carregar na rua, etc.. Pode comprar o carregador para casa já com cabo incluido, gasta mais uns 50€, mas será mais confortável.Haverá algum cabo que dê para as duas situações acima descritas?
Essa é a capacidade teorica para fins de garantia, em termos reais, um i3 de 60Ah em novo, tinha uma capacidade útil acima dos 19,5 kWh.
Dependendo do mês do i3, a capacidade neste momento deve variar entre os 16,5 e os 18 kWh.
Última edição por rimsilva em 29 out 2020, 11:18, editado 1 vez no total.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Eu tenho e recomendo um carregador feito aqui por um membro do fórum, o Apr (viewtopic.php?f=52&t=7538)Ramada Escreveu: ↑26 out 2020, 22:582. Carregamento. A acompanhar o veiculo, veio o cabo de série (tipo 2), que carrega a bateria em aprox. 10 horas.
2.1. Para carregamentos em viagem, devo adquirir um cabo adicional para carregamento rápido? Que cabo?
2.2. Na garagem tenho uma tomada de 16A. Nas pesquisas que fiz, conseguimos uma velocidade de carga superior (60%) com um carregador regulável até 16A. O que aconselham?
Haverá algum cabo que dê para as duas situações acima descritas?
Permite a carga até 32A, mas é regulável ampere a ampere, logo tem muita versatilidade. Tem uma CEE para carregar a 16A? Check
Apanha uma tomada shucko para não quer carregar a 10A? Pode por à vontade 12-13A se ela não tiver um ar moribundo.
Carregar a 32A se apanhar uma tomada CEE de 32A? Check.
De certa forma é possível usar um EVSE deste tipo como carregador de viagem em postos públicos. Eu tenho um adaptador de ligar ao EVSE com uma ponta Mennekes, que dá para ligar aos postos. Já me vi forçado a usá-lo algumas vezes quando por alguma razão misteriosa alguns postos falhavam a comunicação com o cabo type 2, que é o tipo da cabo mais usual de se usar na rede pública, por ser mais leve e robusto.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Convém um cabo trifásico 3x32A para aproveitares o máximo.
EDIT:
Enganei a ler lol
Nos PCRs não é preciso, o posto tem.
Precisas é para os postos normais.
Última edição por mafgod em 29 out 2020, 12:08, editado 2 vezes no total.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Não! Para carregamentos rápidos não há cabo!
Os postos de carregamento rápido (PCR) têm o cabo agarrado a eles.
É um cabo tão grosso que seria muito pouco prático andarmos com um cabo desses no carro.
O cabo trifásico será para aproveitar alguns postos de carregamento normal (PCN) que carregam a 22kW.
Bem diferente dos 50kW dos PCRs.

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
@pemifer, sempre de olho vivo lol
Re: BMW i3 - Dúvidas de principiante
Obrigado pela atenção e pela ajuda. Na garagem tenho uma tomada de 16A.
Desculpem a minha ignorância, mas pergunto se consigo ter um único cabo extra que possibilite o carregamento “semi-rápido” (22 kWh) nos postos e o carregamento em casa. O que devo adquirir?
Cumprimentos
Desculpem a minha ignorância, mas pergunto se consigo ter um único cabo extra que possibilite o carregamento “semi-rápido” (22 kWh) nos postos e o carregamento em casa. O que devo adquirir?
Cumprimentos