Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf EUA

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ruimegas
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Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf EUA

Mensagem por ruimegas » 27 jan 2011, 11:35

Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf EUA

Interessantes comentários dos vários proprietários de Leaf's nos EUA à questão acima
Imagem
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=2523

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por RJSC » 27 jan 2011, 12:02

Eu só não percebo é porque é que toda a gente lá só carrega a bateria até 80%...

Essiemme
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por Essiemme » 27 jan 2011, 12:40

Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.

Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por ruicvt » 27 jan 2011, 12:59

Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.

Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia :shock:
Porquê?

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ruimegas
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por ruimegas » 27 jan 2011, 13:05

ruicvt Escreveu:
Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.

Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia :shock:
Porquê?
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por RJSC » 27 jan 2011, 14:14

ruimegas Escreveu:
ruicvt Escreveu:
Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.

Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia :shock:
Porquê?
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
Eu posso-vos garantir que uma carga rápida de 30 min danifica tanto a bateria como vários anos a fio a carregar a 100%, por isso é que não percebo.
Por isso, com a geração actual de baterias, as cargas rápidas é que são de evitar, assim como andar com o carro 2 ou 3 dias sem carregar só porque a autonomia até chega.

Essa dos 80% faz-me lembrar aquele pessoal que tira as baterias fora dos computadores portáteis e arrisca-se a perder o trabalho e danificar ficheiros de sistema/programas devido a uma falha de energia. Além de que depois as bateria dessa malta ainda duram menos que as dos que as deixam ficar no computador mantendo-o ligado à corrente. Eu tive um computador que durou 4,5 anos até a motherboard avariar e no fim da vida a bateria ainda estava a durar o mesmo que quando o comprei. O único cuidado foi o de que sempre que podia te-lo ligado à corrente, para minimizar os ciclos de descarga completa da bateria.

O que vos recomendo é que mesmo que só façam 40 km por dia com o carro o carreguem todas as noites em vez de andarem com ele 3 dias até acabar e depois carregar. Além de prolongarem a vida das baterias, têm a vantagem de que se aparecer um desvio imprevisto têm sempre carga para ele.

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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por RJSC » 27 jan 2011, 14:29

Ah, os 80% são mesmo recomendados como carga de armazenamento (do veículo). Por exemplo, vão de férias 1 mês, deixam o LEAF em casa, é melhor deixa-lo carregado só a 80%. Deve ser isso que os Américas leram no manual e agora andam todos aflitos! :lol:

O meu carregador de baterias LiPo para aeromodelismo tem esse modo de "storage" para quem quer deixar as baterias na prateleira por uns tempos de modo a as conservar. Se forem para uso imediato não há problema de carregar a 100%, uma vez que o tempo que passam carregadas a 100% é bastante diminuto.
Os fabricantes de baterias recomendam mesmo que se carregue a 100% para uso e a 80% para armazenamento. Mas o que mata mesmo é armazenar as baterias descarregadas, nunca o façam. Eu dei-me à preguiça, deixei uma bateria que estava a funcionar como nova à 8 meses completamente descarregada por 2 semanas e quando fui a carregar, já nem 70% da capacidade inicial tinha...

As baterias que uso nos aviões são muito semelhantes às do LEAF (sacos laminados):
Imagem

Depois vêm assim em packs com várias células com uma cobertura de plástico termo-retrátil:
Imagem

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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por Essiemme » 27 jan 2011, 16:03

Huuummm...

Ora, essa não sabia, tinha lido sobre os 80% mas nunca tinha associado isso ao modo em que o carro está parado muito tempo...

Obrigado, então.

Já agora, esse tipo de baterias dos aviões, são duradouras ?
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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por batalha » 27 jan 2011, 19:22

ruimegas Escreveu:
ruicvt Escreveu:
Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.

Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia :shock:
Porquê?
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
no manual, Unique EV functions 2-9

"In the default setting, [100% Charge
(Maximizes Driving Range)] is selected.
This is called long distance mode. To
extend the life span of the Li-ion battery,
use long life mode by selecting [80%
Charge (Improves Battery Longevity)].
See LEAF Owner’s Manual."

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Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf

Mensagem por ruimegas » 27 jan 2011, 20:13

Já tou a ficar baralhado... :roll: Se calhar o melhor é carregar a 90% e pronto, no meio é que está a virtude não é ;) . A questão que se põe e que anda a circular no MyNissanLeaf é que só à duas opções ...80% ou 100% :| , estranho não haver hipótese de definir a percentagem de carga (mais uma questão para colocar à Nissan :))
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