Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Machado009
Registado: 17 set 2020, 14:46
Data de fabrico: 13 ago 1978
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Machado009 » 31 dez 2020, 01:46

alexmol Escreveu:
31 dez 2020, 01:13
Isto é um fórum, não é o facebook.
Quanto mais informação e mais opiniões melhor, não há problema em alongar-se.

Desde que não haja ataques pessoais está tudo bem.
Comcordo plenamente. 😉

Rafael, concordo com o que diz no acesso à rede do Continente. Só permite o acesso a utilizadores do Plug&Charge. É fechada. Mas só é assim porque a lei não permite que seja de outra forma. A legislação terá de se adaptar.
Se o Continente tem ou não a funcionar não sei. O que sei é que para haver roaming os clientes do Continente têm de poder ativar os PC da Mobi.e via App Plug&Charge e os da Mobi.e têm de ter uma App que permita controlar os PC do Continente. Ao dia de hoje, a funcionar para clientes, só o continente tem uma App que permite controlar PC.
Quanto à questão de quem são os cliente e RGPD não me parece ser bem assim. Então e a GIREVE, a Hubjet ou a Electromaps?

Penso que deve haver uma reflexão da estratégia da ME para os próximos anos. Não tenho dúvidas que o que todos queremos é que a ME cresça e seja de utilização tão simples como a gasolina é nos dias de hoje, e que seja também mais barata.

Votos de um Bom 2021 a todos😉

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 02:05

Machado009 Escreveu:
31 dez 2020, 01:46
Penso que deve haver uma reflexão da estratégia da ME para os próximos anos.
Considerando a apresentação da MobiE de há algumas semanas e esta queixa e primeiro parecer, estou em crer que a reflexão está feita e o caminho será de tentar fechar as redes privadas, concentrando tudo no modelo da rede pública.
Lamentável. É o cancelamento, uma das marcas do ano 2020...

Ainda gostava de saber qual é o interesse e fixação do roaming? Os talões de combustível que dão no continente também podem ser usados em qualquer gasolineira ou no estrangeiro? :roll:
Os postos continente oferecem um acesso fácil e barato ao carregamento de veículos eléctricos, algo que todos devíamos agradecer e não tentar cancelar. Com os descontos possíveis com as compras, fica a um preço brutal. Todos os concorrentes deviam pôr os olhos nisto e como capitalizar de forma semelhante, em vez de tentar cancelar. Claro que os postos do lidl ou pingo doce são importantes (menos no tempo que demoram a ligar, mas...), mas podendo escolher com um continente perto, porquê ter de pagar até ao dobro pelo mesmo serviço? Erro é do lidl e pingo doce. Isto sim esmaga preços e fomenta a concorrência. Nivelar os preços por baixo e não por cima, desde o lançamento. O que assistimos na rede pública são postos lançados a preços ridiculamente altos e depois eventualmente lá baixam ou não. Dei o exemplo ontem, um shopping com um posto na rede pública, eu que carrego a 22kW custaria 45cts/kWh (11kW ou menos até dá para chorar), é mais do dobro do continente. Quem é que está mal?

A rede Tesla, a maior e mais antiga rede de carregamento do mundo, com um registo de fiabilidade e disponibilidade que devia envergonhar esta MobiE e quem alguma vez teve qualquer posição de responsabilidade na rede pública. O que é que queremos fazer? Cancelá-la ou forçar a sua integração numa entidade gestora que tem o passado miserável da MobiE. Deviam era tentar perceber o que é que lhe possibilita o sucesso que tem, em vez de a tentar cancelar.

Esta queixa acaba por fazer sentido, na medida em que se baseia no mesmo princípio do próprio RME: feita por pessoas que nada percebem de andar e viver com um VE, mas que têm muita atenção em cumprir a legislação mesmo que esta sirva horrivelmente o fim que pretende regular. Em vez de corrigir a legislação.

E continuo sem saber porque é que esta queixa não surgiu com os PCR em cima de paletes, com os concessionários Nissan a vender carregamento, hubs para Uber, etc. Porquê agora.

Edit: resta-nos esperar e desesperar que esta queixa caia por terra e que no final tenha o efeito contrário: perceber-se que este modelo é uma aberração e que tem de ser extinto a fim de dar lugar a propostas verdadeiramente interessantes para os utilizadores.

Edit2: e até lá continuar a agradecer ao Continente e à expansão bestial que tem tido. Não tem roaming mas também toda a Europa tem menos Portugal, já há anos. Somos muito bons :lol: Mas vamos ter, vão ver. :mrgreen:
Última edição por BrunoAlves em 31 dez 2020, 03:07, editado 3 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 02:31

Numa nota mais alegre, a expansão da rede Continente continua
https://www.facebook.com/68253257188202 ... 577054441/

rafaelferreirapt
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 08:17

Machado009 Escreveu:
31 dez 2020, 01:46
alexmol Escreveu:
31 dez 2020, 01:13
Isto é um fórum, não é o facebook.
Quanto mais informação e mais opiniões melhor, não há problema em alongar-se.

Desde que não haja ataques pessoais está tudo bem.
Comcordo plenamente. 😉

Rafael, concordo com o que diz no acesso à rede do Continente. Só permite o acesso a utilizadores do Plug&Charge. É fechada. Mas só é assim porque a lei não permite que seja de outra forma. A legislação terá de se adaptar.
Se o Continente tem ou não a funcionar não sei. O que sei é que para haver roaming os clientes do Continente têm de poder ativar os PC da Mobi.e via App Plug&Charge e os da Mobi.e têm de ter uma App que permita controlar os PC do Continente. Ao dia de hoje, a funcionar para clientes, só o continente tem uma App que permite controlar PC.
Quanto à questão de quem são os cliente e RGPD não me parece ser bem assim. Então e a GIREVE, a Hubjet ou a Electromaps?

Penso que deve haver uma reflexão da estratégia da ME para os próximos anos. Não tenho dúvidas que o que todos queremos é que a ME cresça e seja de utilização tão simples como a gasolina é nos dias de hoje, e que seja também mais barata.

Votos de um Bom 2021 a todos😉
Não há clientes Mobi.e, há clientes miio, edp etc. A mobi.e é uma Gireve, uma Hubject, é uma plataforma de roaming — portanto, os clientes não são Mobi.e. Na realidade, até se pode dizer que há uma rede miio, tal como agora a via verde diz que há uma rede via verde eletric.

O Continente terá de permitir roaming via Mobi.e, e terá de cumprir com a lei em vigor, quer seja europeia, quer seja portuguesa, atualmente é uma rede completamente fechada. A lei portuguesa permite que seja uma rede acessível a todos — é só uma escolha.

Há formas para o Continente continuar com o seu modelo de negócio, mas talvez terá de se aconselhar um pouco melhor.

Se ler os contratos da Gireve, percebe facilmente que não é possível que um eMSP aceite sequer a obrigatoriedade de ter cartões Continente dentro da sua app.

Por fim, o Continente escolheu este caminho, mas podia ter escolhido outro — diferente do Lidl ou Auchan — e continuaria a inovar, mas teria de se ter aconselhado melhor.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 31 dez 2020, 08:49

Voltando atrás, quando eu escrevi que CEMEs pequenos teriam interesse em fazer queixa, não foi só por achar isso. Ouvi isso de um CEME (pequeno) muito prezado nesta praça.

Já os CEMEs grandes ouvi, há mais tempo é certo, a vontade de fazer algo semelhante ao que o Continente fez, mas querendo mudar a lei para se sentirem confortáveis.

Como já disseram antes, continuam a abrir postos Continente a bom ritmo em locais espalhados pelo país, e em alguns casos suplantando a oferta da rede pública que é fraca no interior do país. Isto mostra a confiança que o Continente tem na sua estratégia.

Espero que no caso em que as autoridades considerem ilegal a abordagem do Continente, que apontem caminhos seguros para ficar enquadrada fora da rede pública, pois se o Continente entrar na rede pública duvido que continuem a expansão da rede ao ritmo atual. Não é a estratégia do Continente diluir a sua marca numa rede generalista.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

rafaelferreirapt

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 09:01

mjr Escreveu:
31 dez 2020, 08:49
Espero que no caso em que as autoridades considerem ilegal a abordagem do Continente, que apontem caminhos seguros para ficar enquadrada fora da rede pública, pois se o Continente entrar na rede pública duvido que continuem a expansão da rede ao ritmo atual. Não é a estratégia do Continente diluir a sua marca numa rede generalista.
Isto não é verdade :naughty:, desculpe, mas não é por entrarem numa plataforma de roaming que perdem a sua marca. Se fizerem bem o seu trabalho, ou procurarem soluções junto do seu provider, ou de outros, vão ver que conseguem melhor.

O Continente tem uma app, podem facilmente ter uma rede de norte a sul, com roaming, permitindo descontos com as suas compras, os preços podem ser muito bons também, etc etc.

É incrível, se esse é o problema do Continente, "diluição" da marca para não colocar mais pontos de carregamento... :?:

Edit: um trabalho bem feito, e sem diluição de marca, que até criaram uma nova:
Imagem
Última edição por rafaelferreirapt em 31 dez 2020, 09:21, editado 2 vezes no total.

rafaelferreirapt

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 09:03

BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2020, 02:05
Edit2: e até lá continuar a agradecer ao Continente e à expansão bestial que tem tido. Não tem roaming mas também toda a Europa tem menos Portugal, já há anos. Somos muito bons :lol: Mas vamos ter, vão ver. :mrgreen:
Também não é verdade :naughty: ver:
viewtopic.php?f=29&t=7848&start=120#p138788

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 11:07

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 31 dez 2020, 11:11

rafaelferreirapt Escreveu:
31 dez 2020, 09:01
mjr Escreveu:
31 dez 2020, 08:49
Isto não é verdade :naughty:, desculpe, mas não é por entrarem numa plataforma de roaming que perdem a sua marca. Se fizerem bem o seu trabalho, ou procurarem soluções junto do seu provider, ou de outros, vão ver que conseguem melhor.

O Continente tem uma app, podem facilmente ter uma rede de norte a sul, com roaming, permitindo descontos com as suas compras, os preços podem ser muito bons também, etc etc.

É incrível, se esse é o problema do Continente, "diluição" da marca para não colocar mais pontos de carregamento... :?:

Edit: um trabalho bem feito, e sem diluição de marca, que até criaram uma nova:
Imagem
Não é uma questão de verdade ou mentira, mas antes de opinião.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 31 dez 2020, 11:36

Acho que todos nós que assim que percebemos que sistemas que funcionassem a margem do que quem manda e de quem é a favor do que esta implementado iria ser visto como marginal e incumpridor. Era obvio, e já há algumas linhas escritas mais atrás neste tópico que referem isso, é só uma questão de tempo para se tornar pior.

O erro continua a ser o mesmo. Em vez de se pegar nos bons exemplos e fazer o mesmo, continua-se a apostar num sistema que já mostrou tantas fragilidades e incompetências, porque alguém ainda "não percebeu" que vender energia para a ME tem de ser diferente de vender energia para casa.

O medo que há de que cada um de nós produza e venda a sua própria energia é tanto que temos que continuar com o que existe (desde que me conheço que é assim) numa nova realidade totalmente diferente. Muitas vezes fazemos a comparação com os combustíveis fosseis, mas aqui não existe o tal medo, porque, ao contrário da electricidade, não podemos refinar o petróleo nas nossas próprias casas, e é isto que faz toda a diferença, pois garante o monopólio das refinarias, e da mesma maneira temos de castrar o sistema para manter o monopólio dos produtores de electricidade. E sim, isto é a base de toda esta discórdia.

Eu compreendo que alguns OPC´s ao verem que existem players que encontraram uma solução para venderem o seu produto sem estarem sujeitos as mesma regras provoque revolta. O que eu não compreendo é que esses mesmo players não consigam perceber que os outros é que estão certos, e que devem fazer pressão para que seja criada uma legislação especifica para a venda de energia na ME. Este é que tem de ser o caminho. Quando alguém aparece com algo mais simples, é esse o exemplo que tem de se tornar padrão, e não continuar com algo caduca e castrador da inovação.

Como já aqui foi dito, vamos olhar para a vizinha Espanha. Há três anos os espanhóis olhavam para nós como exemplo a seguir (um dos exemplo que davam é que conseguiam vir de Espanha a Lisboa de VE e não conseguiam ir de Badajoz a Madrid :roll: ), pois estávamos muito mais avançados que eles. Vejam o que em 3 anos conseguiram fazer em comparação a nós! Conseguiram em 3 anos o que não conseguimos em 10. Ainda bem que tiveram a esperteza de não seguir o nosso exemplo tão único e inovador no mundo. A Mobi.E neste momento esta para a ME, como as Caravelas Portuguesas estiveram para os descobrimentos, tal é a inovação que a Mobi.E trás ao mundo (para os mais distraídos é pura ironia :doh: ).

O nosso sistema é castrador de inovação (excepto para a Brisa :lol: :lol: ) e basta ver que os maiores players continuam a usar o mesmo sistema arcaico e burocrático para alguém pedir um cartão de carregamento, são papeis e mais papeis, assinaturas etc e tal. Perdem-se dias com troca de emails e correspondência até chegar o cartão as nossas casas pronto a ser usado. Mesmo a miio que tem um sistema muito mais simples acaba por sofrer do mesmo problema, porque embora o registo seja o mais simples de todos, depois acabamos por ter de ficar dois dias a espera do cartão :roll: . Como já aqui foi dito, o sistema do Continente é tão simples que qualquer um de nós consegue fazer o registo sentado no sofá e sem troca de emails, cartas, assinaturas etc. Eu fiz o registo, e também não tinha cartão do continente, mas todo o processo é tão simples que passados 10 minutos (não sei ao certo o tempo, mas não mais que isso) tinha a confirmação que estava tudo pronto a usar. Este é o exemplo a seguir. E sim, no inicio quando aqui no fórum foi dado a conhecer que o Continente ia entrar na ME (no outro tópico) eu fui um dos críticos porque pensava que mais uma vez era um chouriço a quem desse um porco.

No primeiro ENVE que fui, uma das perguntas que fiz foi: "então e se uma pessoa vinda do estrangeiro quiser carregar em Portugal como é que vai ser?" Recebi como resposta que estava a ser desenvolvido um sistema para essas situações e até me deram o exemplo de pagamentos por MB. Isto foi no ano de 2017, repito para os mais distraídos 2017. Vamos hoje as 00h00 passar para 2021 e se um estrangeiro vier a Portugal de VE que não tenha um Tesla fica a pé. Como alguém já falecido dizia: "E esta ein..."

OPC´s continuem apoiar este sistema caduco e castrador de inovação, de protecção dos grandes players e não façam pressão para acabar com ele, porque o resto do mundo é que esta mal e nós é que estamos bem.
Última edição por Nonnus em 31 dez 2020, 11:44, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”