Acho que todos nós que assim que percebemos que sistemas que funcionassem a margem do que quem manda e de quem é a favor do que esta implementado iria ser visto como marginal e incumpridor. Era obvio, e já há algumas linhas escritas mais atrás neste tópico que referem isso, é só uma questão de tempo para se tornar pior.
O erro continua a ser o mesmo. Em vez de se pegar nos bons exemplos e fazer o mesmo, continua-se a apostar num sistema que já mostrou tantas fragilidades e incompetências, porque alguém ainda "não percebeu" que vender energia para a ME tem de ser diferente de vender energia para casa.
O medo que há de que cada um de nós produza e venda a sua própria energia é tanto que temos que continuar com o que existe (desde que me conheço que é assim) numa nova realidade totalmente diferente. Muitas vezes fazemos a comparação com os combustíveis fosseis, mas aqui não existe o tal medo, porque, ao contrário da electricidade, não podemos refinar o petróleo nas nossas próprias casas, e é isto que faz toda a diferença, pois garante o monopólio das refinarias, e da mesma maneira temos de castrar o sistema para manter o monopólio dos produtores de electricidade. E sim, isto é a base de toda esta discórdia.
Eu compreendo que alguns OPC´s ao verem que existem players que encontraram uma solução para venderem o seu produto sem estarem sujeitos as mesma regras provoque revolta. O que eu não compreendo é que esses mesmo players não consigam perceber que os outros é que estão certos, e que devem fazer pressão para que seja criada uma legislação especifica para a venda de energia na ME. Este é que tem de ser o caminho. Quando alguém aparece com algo mais simples, é esse o exemplo que tem de se tornar padrão, e não continuar com algo caduca e castrador da inovação.
Como já aqui foi dito, vamos olhar para a vizinha Espanha. Há três anos os espanhóis olhavam para nós como exemplo a seguir (um dos exemplo que davam é que conseguiam vir de Espanha a Lisboa de VE e não conseguiam ir de Badajoz a Madrid

), pois estávamos muito mais avançados que eles. Vejam o que em 3 anos conseguiram fazer em comparação a nós! Conseguiram em 3 anos o que não conseguimos em 10. Ainda bem que tiveram a esperteza de não seguir o nosso exemplo tão único e inovador no mundo. A Mobi.E neste momento esta para a ME, como as Caravelas Portuguesas estiveram para os descobrimentos, tal é a inovação que a Mobi.E trás ao mundo (para os mais distraídos é pura ironia

).
O nosso sistema é castrador de inovação (excepto para a Brisa

) e basta ver que os maiores players continuam a usar o mesmo sistema arcaico e burocrático para alguém pedir um cartão de carregamento, são papeis e mais papeis, assinaturas etc e tal. Perdem-se dias com troca de emails e correspondência até chegar o cartão as nossas casas pronto a ser usado. Mesmo a miio que tem um sistema muito mais simples acaba por sofrer do mesmo problema, porque embora o registo seja o mais simples de todos, depois acabamos por ter de ficar dois dias a espera do cartão

. Como já aqui foi dito, o sistema do Continente é tão simples que qualquer um de nós consegue fazer o registo sentado no sofá e sem troca de emails, cartas, assinaturas etc. Eu fiz o registo, e também não tinha cartão do continente, mas todo o processo é tão simples que passados 10 minutos (não sei ao certo o tempo, mas não mais que isso) tinha a confirmação que estava tudo pronto a usar. Este é o exemplo a seguir. E sim, no inicio quando aqui no fórum foi dado a conhecer que o Continente ia entrar na ME (no outro tópico) eu fui um dos críticos porque pensava que mais uma vez era um chouriço a quem desse um porco.
No primeiro ENVE que fui, uma das perguntas que fiz foi: "então e se uma pessoa vinda do estrangeiro quiser carregar em Portugal como é que vai ser?" Recebi como resposta que estava a ser desenvolvido um sistema para essas situações e até me deram o exemplo de pagamentos por MB. Isto foi no ano de 2017, repito para os mais distraídos
2017. Vamos hoje as 00h00 passar para 2021 e se um estrangeiro vier a Portugal de VE que não tenha um Tesla fica a pé. Como alguém já falecido dizia: "E esta ein..."
OPC´s continuem apoiar este sistema caduco e castrador de inovação, de protecção dos grandes players e não façam pressão para acabar com ele, porque o resto do mundo é que esta mal e nós é que estamos bem.