Alguém viu esta reportagem?

Tenho quase a certeza que isto já foi falado algures no fórum. Sim, eu já vi.
Concordo a 100%. Era exactamente a opinião que tinha... Quando se analisa só a parte "nova" é fácil esquecer tudo o que é necessário para antiga, como se não existisse, porque já faz parte do "ambiente".Nonnus Escreveu: ↑13 jan 2021, 14:55Estes documentários quanto a mim sofrem todos do mesmo problema. Apenas comparam o que dá jeito.
Compara-se os kg de cobre que um carro elétrico tem com um ICE, fala-se das toneladas dos vários materiais que uma torre eólica tem, mas não se fala das toneladas dos mesmos materiais que por exemplo uma plataforma petrolífera tem. E uma central nuclear, ou a carvão é feito de quê? É feito de barro, não leva nenhum destes materiais! É que mesmo que fosse apenas de barro até isso ia causar impacto no planeta porque o barro tinha de vir de algum lado.
O termo verde existe para diferenciar que são energias mais limpas que as outras. O documentário dá a entender que parece que aquelas minas que vemos, que provocam a destruição dos locais (e sim, é triste e desolador ver aqueles locais), apenas existem porque alguém inventou carros elétricos e torres eólicas, como se não houvesse mais nada no mundo que usa-se os materiais provenientes daqueles locais.
Ainda podemos ir mais longe. Se um parque eólico cair, quais são os danos para a natureza naquele local? Se uma plataforma petrolífera causar um derrame de petróleo (nada que não tivesse já acontecido) o que é que acontece? E o que é que acontece a locais como Chernobil ou Fukushima?
Dizer que as pessoas morrem por cancro nos locais onde há extração de materiais raros e que a culpa é das energias verdes é só estupido. As pessoas morrem porque os governos não tomam medidas para minimizar os danos causados pela extração e processamento dos materiais. Eles sabem como se pode fazer bem feito, mas não convém porque fica mais caro.
Será sempre assim enquanto o homem existir, pois para nossa comodidade e Ganância utilizaremos sempre as nossas habilidadesOCasal Escreveu: ↑14 jan 2021, 05:29A reportagem expôs apenas os aspectos negativos da revolução industrial que vivemos. Trata - se de uma transição de fontes de energia. Se nada for feito, que é o mais provável, teremos apenas a transitar para outra forma de poluição em massa.
O problema são os lucros! Tal como dizem perto do fim, se não for reinventada uma forma de não poluir, com estas fontes de energia, sem prejudicar os lucros, quando esta atingir o auge, estará a ter efeitos tão nefastos como a indústria do petróleo.