
Mais um BBB prometido
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Mais um BBB prometido
Mais um Big Battery Breakthrough prometido
-
- Mensagens: 726
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Mais um BBB prometido
Ver para crer. Três pessoas? Com colaborações em Espanha e Alemanha, dev vai agora para a Finlândia.
Stealth mode for 5 years. "No safety testing yet". Metade do preço. "We have produced point cells".
Ver para crer.
Edit: vi os vídeos, o.site, as promessas não são de agora, já começaram há 3 anos pelo menos, esperemos que não seja só promessas. Em Dresden as instalações não são deles. Esperar para ver.
Stealth mode for 5 years. "No safety testing yet". Metade do preço. "We have produced point cells".
Ver para crer.
Edit: vi os vídeos, o.site, as promessas não são de agora, já começaram há 3 anos pelo menos, esperemos que não seja só promessas. Em Dresden as instalações não são deles. Esperar para ver.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Mais um BBB prometido
Era tão bom que nem o vídeo no youtube sobreviveu...
A StoreDot anda há anos a prometer, vai ou racha?
https://www.theguardian.com/environment ... ging-times
Prometem carga completa em 5 minutos se não houver limitações de potência, considerando limitações de potência o valor é 160km em 5 minutos.
A StoreDot anda há anos a prometer, vai ou racha?
https://www.theguardian.com/environment ... ging-times
Prometem carga completa em 5 minutos se não houver limitações de potência, considerando limitações de potência o valor é 160km em 5 minutos.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mais um BBB prometido
Acho que esse tipo de anuncio não faz qualquer favor à mobilidade eléctrica. Carregar 50kWh em 5min são 600kW de potência média, o que representa provavelmente picos próximos de 1MW. Como alguém dizia no FB, o cabo para carregar isso vem com grua incluída?
Até que a tecnologia da bateria o permitisse (que acredito vendo), tudo o resto à volta dificilmente o fará. E com essa discussão estéril continua a propagar-se a ideia que o eléctrico carrega devagar, etc.
160km em 5min num carro que consuma 18kWh/100km são menos de 350kW. Não parece assim tão revolucionário para o que já faz o Taycan por exemplo.
Considerando que a carregar um VE não ficamos agarrados à ficha a ver os electrões passar, tenho alguma dificuldade em entender a fixação dos 5min.
Segundo outras fontes, esses também são os mesmos que há vários anos prometiam um telemóvel totalmente carregado em 30s. Ainda falta um bocadito, digo eu

Até que a tecnologia da bateria o permitisse (que acredito vendo), tudo o resto à volta dificilmente o fará. E com essa discussão estéril continua a propagar-se a ideia que o eléctrico carrega devagar, etc.
160km em 5min num carro que consuma 18kWh/100km são menos de 350kW. Não parece assim tão revolucionário para o que já faz o Taycan por exemplo.
Considerando que a carregar um VE não ficamos agarrados à ficha a ver os electrões passar, tenho alguma dificuldade em entender a fixação dos 5min.
Segundo outras fontes, esses também são os mesmos que há vários anos prometiam um telemóvel totalmente carregado em 30s. Ainda falta um bocadito, digo eu

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Mais um BBB prometido
Concordo com a ideia que é um investimento brutal em infra-estrutura para obter um ganho pouco relevante na prática. Só mesmo para calar a raça em extinção de petrolheads...
O Model 3 carrega até pouco mais de 600A, nos SuC V3, o que já é uma barbaridade de corrente, bem mais corrente que o Taycan (400-500A). Não há outra maneira que não seja o aumento da tensão dos packs ou um conversor DC/DC nos carros (mais e peso e muito caro para a potência necessária) para conseguir chegar aos 500kW-1MW necessários para satisfazer essas hipotéticas baterias com C rates de carga elevadíssimos.
O Model 3 carrega até pouco mais de 600A, nos SuC V3, o que já é uma barbaridade de corrente, bem mais corrente que o Taycan (400-500A). Não há outra maneira que não seja o aumento da tensão dos packs ou um conversor DC/DC nos carros (mais e peso e muito caro para a potência necessária) para conseguir chegar aos 500kW-1MW necessários para satisfazer essas hipotéticas baterias com C rates de carga elevadíssimos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Mais um BBB prometido
Vais com ele a um PCR, a ver se não carrega em 30s.BrunoAlves Escreveu: ↑21 jan 2021, 14:00Segundo outras fontes, esses também são os mesmos que há vários anos prometiam um telemóvel totalmente carregado em 30s. Ainda falta um bocadito, digo eu![]()

Se conseguirem aumentar a autonomia, ou seja, a densidade energética, por um preço igual ou inferior das baterias atuais não haveria tanta necessidade de carregamentos rápidos. Talvez num futuro próximo as baterias de estado sólido sejam o próximo passo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Mais um BBB prometido
Alguém sabe se tem havido desenvolvimentos da tecnologia a ser desenvolvida por Maria Helena Braga e John B. Goodenough ?
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Mais um BBB prometido
https://noticias.up.pt/maria-helena-bra ... cnologico/
https://www.nytimes.com/2017/04/07/opin ... r-old.html
https://patents.google.com/patent/WO2016157083A1
O problema é que isto vai contra os produtores das atuais Li-Ion, portanto vai ser travado até mais não. ( como o grande Tesla )
https://www.nytimes.com/2017/04/07/opin ... r-old.html
https://patents.google.com/patent/WO2016157083A1
O problema é que isto vai contra os produtores das atuais Li-Ion, portanto vai ser travado até mais não. ( como o grande Tesla )

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 726
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Mais um BBB prometido
A ser desenvolvida ou já desenvolvida?
Sei que a patente, ou uma das patentes - ela qdo falou em Portugal na OE mostrou dados de 3 protótipos, não sei se a patente se refere a todos ou só a um deles, mas li algures que a patente tinha sido comprada por uma empresa para passar a produção industrial. O texto não revelava a empresa.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Mais um BBB prometido
Os links que eu postei aqui mostram muita coisa à cerca.RS232CSerialUser Escreveu: ↑30 jan 2021, 07:12A ser desenvolvida ou já desenvolvida?
Sei que a patente, ou uma das patentes - ela qdo falou em Portugal na OE mostrou dados de 3 protótipos, não sei se a patente se refere a todos ou só a um deles, mas li algures que a patente tinha sido comprada por uma empresa para passar a produção industrial. O texto não revelava a empresa.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019