Porque não?!
Se é suposto haver independência entre os CEME e os OPC, qual o problema de um OPC estabelecer uma parceria com um CEME que lhe permitisse vantagem competitiva numa área onde existam vários OPC?
Além disso, no meio de tantos valores a pagar, mais conta, menos conta para o UVE fazer...
Então mas a parceria só pode partir de um dos lados?!mjr Escreveu: ↑16 fev 2021, 11:05Isto claro que não impede o contrário ou seja o CEME fazer descontos em determinados postos. Por exemplo, nos "seus". No fundo vai dar ao mesmo, não? Nada impede o CEME EDP, por exemplo, de colocar um cartaz ao lado dos postos do OPC EDP (e de outros com os quais tenha feito acordos) a indicar descontos no caso de usar o seu cartão.
Então e a independência entre CEME e OPC?!
Para um OPC ter uma vantagem competitiva numa área onde existam vários OPC, terá que se constituir CEME e esperar uma adesão em número suficiente para justificar o desconto praticado?! Não pode tirar partido do acesso a uma base de clientes já estabelecida?!
Esse exemplo faz-me lembrar as facturações entre empresas do mesmo grupo, para no fim não pagarem impostos...
Quando existem zonas onde fica mais económico carregar em PCR versus carregar em PCN, no caso de carros com carregadores internos até 30A monofásico, i.e., a maioria dos VE em circulação, parece-me que o ponto 5 não está a ser cumprido...mjr Escreveu: ↑16 fev 2021, 11:05No entanto a lei impõe algumas limitações, não quantificadas, para esses descontos:
Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho
Artigo 7.º
Regime de exercício da comercialização de electricidade para a mobilidade eléctrica
[…]
5 — Os contratos de fornecimento de energia eléctrica referidos no número anterior não
podem discriminar pontos de carregamento, impedindo ou tornando excessivamente
onerosa a utilização de certos pontos de carregamento, favorecendo injustificadamente a
utilização dos demais.
6 — O disposto no número anterior não impede a aplicação de descontos nos preços de
comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta
de serviços ou produtos diversos.
O ponto 6 ainda aguardamos pela sua implementação... por exemplo, já que falamos no LIDL, onde estão os descontos para clientes LIDL nos PCR instalados pela KLC no seu espaço? Ah, espera, a lei diz que só o CEME pode dar desconto, por isso o LIDL teria que se constituir CEME para poder dar esse desconto e assim promover as compras nas suas lojas...
De facto não impede monopólios... exteriores aos habituais monopolizadores...

Os preços praticados pelos CEME são muito idênticos... tipo as diferenças entre postos de abastecimento... será que podemos usar a palavra "monopólio" para descrever esta proximidade de preços?mjr Escreveu: ↑16 fev 2021, 11:05Sim, eu percebo que muitos vêm muito poder nos CEMEs e pouco nos OPCs. É verdade. Mas nada impede os OPCs de se tornarem CEME, como aliás muitos já o fizeram. Um dos pontos na criação do modelo foi a questão de não ser necessário andar com dezenas de cartões (ou Apps) na carteira, algo que é muito criticado lá fora. Daí a preocupação com a criação de situações anti concorrenciais que pudessem criar monopólios. Normalmente os monopólios começam com situações que parecem favorecer bastante os utilizadores do produto/serviço, mas após eliminar a concorrência estes acabam por ficar prejudicados com a liberdade de preços que o monopolista fica.
Quanto a não ser preciso dezenas de cartões, como justificas recomendar-se ter mais que um cartão de um CEME, para o caso desse cartão não funcionar ou tão só porque fica mais económico usar um cartão versus outro cartão?
Sim, poderia existir na qualidade de fornecedor de uma App que permite aos operadores gerir a sua rede de carregamento e respectivos clientes!mjr Escreveu: ↑16 fev 2021, 11:05Deixo mais uma achega para a discussão. Acham que a Miio, uma empresa inovadora e que presta um enorme serviço à ME em Portugal poderia existir se tivéssemos um sistema liberalizado? Não estou a falar do ponto de vista teórico, mas sim na prática obviamente. Num sistema liberalizado teria que conversar com todos os OPCs para lhe darem acesso aos seus sistemas, algo que na prática seria muito difícil de acontecer. Penso que até ao momento a Miio não indica o estado de nenhum posto fora da rede da ME, porque será?
Já sugeri isso ao Rafael!
E não esquecer que o principal mote para a criação da app Miio foi/é descomplicar os carregamentos na rede Mobi.e!