Bateria AC DYI

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Apr
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr »

Para terminar a descrição deste sistema apenas falta o sensor de corrente DC, retirado de um VE acidentado é um sensor de alta precisão com comunicação can bus, também a 500kbps:

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Datasheet aqui: https://www.lem.com/sites/default/files ... -c_sp3.pdf


Este medidor debita para o bus 100 leituras por segundo. Acho uma solução muito interessante porque não precisa de instalar nenhum shunt e é independente da tensão. No dia em que conseguir ir para tensões nominais semelhantes aos packs originais dos packs EV posso reutilizar este sensor.


Do lado AC tenho um Eastron SDM220 a debitar contagens a cada segundo.


Assim consigo medir a eficiencia geral do sistema: Quer no carregador quer no inversor chego facilmente aos 93% de eficiencia. No entanto o cenário de ajustar a carga ou a descarga consoante a energia solar ou o consumo da casa tem uma penalização forte na eficiencia porque não estamos a pedir aos componentes que trabalhem nos seus regimes ótimos. Consigo verificar de forma empirica que abaixo dos 300W de carga ou descarga as eficiencias baixam consideravelmente.


Outro desafio é ter uma visualização que seja suficientemente simples para ter o sistema debaixo de olho, e ver se está tudo a funcionar bem, o emoncms as vezes parece um bocado limitado mas com alguma dedicação ainda se conseguem fazer ums dashboards engraçados:

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Para terminar, a bateria AC veio mesmo a calhar nesta altura em que estamos todos de quarentena, com toda a gente em casa, são transacionados quase 30kWh diários, que servem para os consumos da casa, do VE e da bateria AC, e com tanto sol ainda se injeta alguma energia na rede. O que se paga de energia dá uma média de 1,82€ por semana. Isto é com 750W de capacidade de injeção, se colocar mais inversores em paralelo consgo ter mais entrega de potencia que evito comprar à rede.


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BVG
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por BVG »

Ainda estou de boca aberta :o
:happy-partydance:
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Apr
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr »

Eu também andava todo contente até o vir o inverno e o sol ir embora. Precisava de quadruplicar o campo solar e triplicar a capacidade e ainda assim tinha que carregar a maior parte em bi-horario. A sorte é que em Portugal são poucos meses assim, este ultimos dias tem sido uma maravilha :-)
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LuisG
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por LuisG »

RJSC Escreveu: 28 abr 2020, 09:29 É pena ainda não ter encontrado o protocolo V2G do Chademo sem pagar 300€ por um PDF.
Assim, sem gastar dinheiro em baterias estacionárias é possível praticamente anular o consumo em horário cheio.
Eu tenho 2 painéis solares sem inclinação ótima a injetar diretamente na rede que durante o dia anulam o consumo permanente dos aparelhos eletrónicos e frigorífico e ainda saem uns 10% de energia para a rua.
Depois às 18h chego a casa e até às 22h quando começa o vazio da tarifa bi-horária há mais coisas ligadas e um consumo grande a preparar o jantar (fogão / forno / microondas) que poderia ser superido pelo que resta da bateria do carro no fim do dia e depois iniciando o carregamento às 22h em vazio.
Talvez já não demore muito:
http://youtu.be/kl9_cWF7fXo
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OCasal
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por OCasal »

Dependendo do investimento, para mim será uma solução a equacionar! Pago quase o dobro do preço da energia durante o dia, do que o que pago à noite, por isso desde que não necessitasse da energia para a deslocação a fazer durante o dia, iria rentabilizar ainda mais o bi-horario! Para quem cozinha todos os dias em casa e tem tudo elétrico, sabe bem do que falo. Há imensos consumos que não consigo canalizar para a noite e com um sistema V2G seria muito mais fácil!
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Nonnus »

MRider Escreveu: 19 fev 2021, 11:36 A custo de ciclos no pack do carro. A longo prazo compensa ?
Já discutimos isso noutro tópico :snooty:

edit: viewtopic.php?f=9&t=8102&hilit=v2g
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr »

V2G é fixe mas uma bateria estacionária é melhor :-)
OCasal
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por OCasal »

Os ciclos numa bateria que está a alimentar uma habitação por breves horas por dia, não têm efeito significativo no envelhecimento da mesma. Essa variável, quando comparada com a idade e a temperatura a que está submetida a bateria, quase nada pesa. Por outro lado, a percentagem de ciclos que a bateria faz ao alimentar a casa é mínima, a não ser que se ligassem todos os eletrodomésticos ao mesmo tempo nesse período em que estamos a usar a energia da bateria!
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BrunoAlves
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por BrunoAlves »

Não tenho tanta certeza... Uma bateria de um mk1 com degradação significativa terá uns 14kWh ou menos. Eu tenho dias em casa que, sem carregar o VE, gasto essa energia. Não me parece desajustado considerar perfeitamente possível um ciclo por dia numa bateria destas, um ciclo parcial de 20-40% por dia numa bateria de maior capacidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr »

usar os eletrodomesticos todos continua a ser cócegas para um pack de 24kWh.

Nao vejo beneficio nenhum em ter rodas bancos e um chassis agarrado a 24kWh para usar numa casa. Só vejo espaço desperdiçado, complexidade acrescida e dificuldade em expandir em capacidade e em potencia.
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