Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 14 abr 2013, 22:22

Também tenho tido uns encontros eléctricos. No outro dia cruzei-me com o Pafi na Rotunda da Casa do Sal à hora de almoço. Ao fim do dia com um Leaf branco que estava a carregar no posto ao pé dos HUC. Hoje com outro iOn ou C-zero, já nào me recordo, que estava a carregar no posto na Baixa junto ao Mercado Municipal.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por OCasal » 15 abr 2013, 01:07

Muitos elétricos por Coimbra a dar uso aos postos! Boas notícias :-)

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 17 abr 2013, 22:29

Peço desculpa ao malm, mas os encontros eléctricos ou imediatos, felizmente são diários. Ontem cruzei-me com um Leaf branco matrícula LM. Hoje na UC no Pólo 1 estava um Fluence azul a carregar.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 20 abr 2013, 19:20

Eu até gosto de ser único. Por aqui o único elétrico que circula é o meu. Num raio de 30 km em volta não deve haver outro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 20 abr 2013, 19:45

Depois de dois anos a rodar e a ganhar experiência com a utilização da energia disponível na bateria, eis que tenho de rever muito do conhecimento adquirido. Isto acontece desde o início do mês, quando veio da revisão.

- Esqueçam aquilo que aqui disse sobre as distâncias possíveis de percorrer com a tartaruga. Deixei ir a tartaruga de propósito, às voltas na garagem, e só fez 500 metros.

- Os carregamentos totais faziam-se em menos de 6 horas. Agora são precisas mais de 8 horas. Pelo que tenho observado, é no carregamento das duas últimas barras que ele agora demora muito mais. Antigamente carregava a penúltima barra em menos de meia hora, agora demora muito mais. As outras barras parecem-me carregar nos 17 minutos de sempre.

- Estou a bater todos os recordes anteriores que tinha de distância percorrida com as primeiras quatro barras. Ainda hoje vim de Viseu para Tábua gastando apenas 4 barras.

- A melhor estimativa de autonomia que tive até hoje após carregamento total foi esta semana com 168 km. Antes tinha cerca de 158 km, conduzindo igual.

- Por tudo o que referi, parece-me que a carga que ainda tinha escondida na tartaruga, deixou de estar e passou a fazer parte do antes-tartaruga. Alguma alteração feita durante a revisão teve este efeito.

- Depois da tartaruga, medi o que carregou e sem fazer o carregamento total, embora já na última barra, já tinha puxado 16,4 kw.

Umas semanas antes da revisão, notava um decréscimo da autonomia que poderia ser de 20%, mais coisa menos coisa, mas agora parece-me que recuperou parte significativa dessa perda. O tratamento que fazem ao carro na revisão, no qual fazem uma descarga completa, deverá colocar todos os módulos da bateria devidamente sincronizados, recuperando-se assim alguma da autonomia que se estava a perder.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 20 abr 2013, 23:01

Acho 17 minutos muito pouco para o EVSE de 10A (por experiência própria), ou tens outro EVSE?

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 20 abr 2013, 23:59

O meu EVSE é de 16A. As medições que faço na tomada indicam uma corrente máxima de cerca 14,5 A durante o carregamento. Mas para o fim do carregamento vai descendo progressivamente.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 21 abr 2013, 08:59

Terão instalado alguma firmware nova?

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 abr 2013, 09:35

Não sei. Se o fizeram, não me souberam explicar. Mas não me admira que façam atualizações da firmware, sempre que o carro lá vai. Eles, se calhar, nem têm bem a noção do que fazem, ligam o carro à maquina que ela faz o descarregamento e tudo o resto. Uma coisa é certa, fizeram questão de dizer várias vezes que era natural registar um aumento da autonomia em relação aos dias anteriores, o que me parece evidente. Agora se me perguntarem como está a autonomia em relação a quando o adquiri, também eu gostava de saber. Parece-me que nestes dois anos a perda não terá chegado aos 10% e se for verdade é muito bom, mas também eu faço menos carregamentos que a média dos proprietários de elétricos (estou nos 40.000 e a maioria já deve ir nos 60.000, em menos tempo).
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 27 abr 2013, 16:23

Estava a fazer umas pesquisas na net e encontrei um comando remoto para o i-miev que achei interessante, e então se desse para o meu iOn, ainda melhor. Por acaso veio com o teu?

http://www.imiev411.com/c/using-miev-remote

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