
Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
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Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Boa tarde a todos, sou recém chegada ao fórum.
Atualmente tenho um automóvel a diesel com 4 anos e quero mudar para um VE, segmento B, uma viatura de serviço com cerca 1 ano, por questões ambientais, faço poucos km, preços dos combustíveis e circular sempre em cidade. Faço cerca de 15km/dia.
Tenho garagem própria com quadro de 32 amperes.
Estou na dúvida entre o Zoe 50, mas leio muitas queixas do carregamento, eCorsa e e208. A melhor relação qualidade/preço/autonomia recai sobre o Zoe 50, mas receio os problemas de carregamento, alguém pode partilhar a sua experiência.
O que me aconselham? Agradeço desde já.
Atualmente tenho um automóvel a diesel com 4 anos e quero mudar para um VE, segmento B, uma viatura de serviço com cerca 1 ano, por questões ambientais, faço poucos km, preços dos combustíveis e circular sempre em cidade. Faço cerca de 15km/dia.
Tenho garagem própria com quadro de 32 amperes.
Estou na dúvida entre o Zoe 50, mas leio muitas queixas do carregamento, eCorsa e e208. A melhor relação qualidade/preço/autonomia recai sobre o Zoe 50, mas receio os problemas de carregamento, alguém pode partilhar a sua experiência.
O que me aconselham? Agradeço desde já.
- BrunoAlves
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Bem vinda 
O Zoe, pelo princípio do seu carregador, pode ter de facto problemas se a terra da instalação não for boa.
A minha irmã comprou um Forfour (que tem o mesmo drivetrain do Zoe original) e não conseguia carregar. Solução: cabo de terra do quadro da garagem para um novo eléctrodo de terra cá fora. Nunca mais teve problemas.
Entre esses, se o preço é factor, eu ia para ao ZE50 com opcional CCS. O 208 é muito giro mesmo, mas regra geral bastante mais caro que os outros.
Atenção apenas à questão do aluguer da bateria. No teu caso, se fazes assim mesmo poucos kms, o aluguer pode ser até vantajoso. É uma questão de fazer contas e pesar os prós e contras

O Zoe, pelo princípio do seu carregador, pode ter de facto problemas se a terra da instalação não for boa.
A minha irmã comprou um Forfour (que tem o mesmo drivetrain do Zoe original) e não conseguia carregar. Solução: cabo de terra do quadro da garagem para um novo eléctrodo de terra cá fora. Nunca mais teve problemas.
Entre esses, se o preço é factor, eu ia para ao ZE50 com opcional CCS. O 208 é muito giro mesmo, mas regra geral bastante mais caro que os outros.
Atenção apenas à questão do aluguer da bateria. No teu caso, se fazes assim mesmo poucos kms, o aluguer pode ser até vantajoso. É uma questão de fazer contas e pesar os prós e contras

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Obrigada Bruno Alves,
O que é o CCS?
O Zoe que vi tem baterias próprias, é o R135, e traz o carregador público, não traz a opção de carregamento rápido que encarece 1000€, o que não se justifica pois quero carregar em casa e faço poucos km. O Zoe é a proposta mais económica. O prédio é recente e a instalação elétrica cumpre os requisitos da legislação em vigor.
O que é o CCS?
O Zoe que vi tem baterias próprias, é o R135, e traz o carregador público, não traz a opção de carregamento rápido que encarece 1000€, o que não se justifica pois quero carregar em casa e faço poucos km. O Zoe é a proposta mais económica. O prédio é recente e a instalação elétrica cumpre os requisitos da legislação em vigor.
Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
CCS é a tomada de carregamento rápido. O carregamento rápido pode não interessar no dia a dia, mas é fundamental, embora não obrigatório, em viagens cuja distância vai para além da autonomia do carro.
Última edição por jart em 28 mar 2021, 22:14, editado 1 vez no total.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Pois, nesse caso tenho que fazer um test drive até à minha garagem para testar o carregador
O uso será para cidade e trajetos curtos, pelo que não me convém investir muito num VE

O uso será para cidade e trajetos curtos, pelo que não me convém investir muito num VE
- Arad79
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
O CCS é importante, nem que seja só no dia da revenda..
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
A carga rápida é um requisito importante para quem faz viagens grandes. Em viagem quanto mais rápido carregar melhor.
No caso do ZoE a diferença entre a versão com CCS e sem CCS não é tão expressiva como nos outros VE. Todos os ZoE conseguem carregar a 22kW em AC, esta é uma característica que muito poucos VE conseguem.
A versão com CCS permite carregar a 50kW nos postos de carga rápida enquanto que a versão sem CCS carrega a 22kW.
No caso do ZoE a diferença entre a versão com CCS e sem CCS não é tão expressiva como nos outros VE. Todos os ZoE conseguem carregar a 22kW em AC, esta é uma característica que muito poucos VE conseguem.
A versão com CCS permite carregar a 50kW nos postos de carga rápida enquanto que a versão sem CCS carrega a 22kW.
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- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Pois, estou a ver... agradeço os vossos comentários, deram-me que pensar
Quanto à degradação da bateria e outros problemas significativos no Zoe? Quantos anos pode durar este VE a fazer poucos km? A ideia não é trocar de carro tão cedo

Quanto à degradação da bateria e outros problemas significativos no Zoe? Quantos anos pode durar este VE a fazer poucos km? A ideia não é trocar de carro tão cedo
- Nonnus
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Re: Apresentação e dúvidas na aquisição de VE
Se a ideia não é trocar de carro tão cedo a questão do aluguer pode não fazer muito sentido. Estar a pagar um aluguer todos os meses, ao fim de alguns anos tem o preço da bateria investido no aluguer e vai continuar a pagar. A Renault já não tem o sistema de aluguer nos carros novos e como diz esse que viu também tem bateria própria.
Em condições normais as baterias duram a vida do carro, ou pelo menos muitos anos. Todas as marcas dão garantia das baterias de 8 anos ou X KM (o comum 160 000km).
Em condições normais as baterias duram a vida do carro, ou pelo menos muitos anos. Todas as marcas dão garantia das baterias de 8 anos ou X KM (o comum 160 000km).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
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