
Limitação das fichas de carregamento
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Limitação das fichas de carregamento
PRT-00072. 200A, 800V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Limitação das fichas de carregamento
No sábado tive que me deslocar a Évora num imprevisto e voltei a carregar no Continente.
O carro carregou sempre acima dos 40kW, estando dos 10% no quadrante (22.8% no LeafSpy
) até aos 50% a carregar a 45kW. Em circunstancias muito idênticas no PCR de Vendas Novas e de Grândola não passou dos 30kW. O problema não esta no carro...
O carro carregou sempre acima dos 40kW, estando dos 10% no quadrante (22.8% no LeafSpy

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Limitação das fichas de carregamento
É obvio que cobrar ao minuto e o posto não debitar a potência total é uma forma de enganar os utilizadores, no minimo deveria cobrar um valor mais baixo e indicar no postos qual a potência máxima esperada, tudo para além disto é "aldrabice" do OPC.hdcr Escreveu: ↑28 mar 2021, 13:26APR obrigado pela disponibilidade, mas sou de Espinho![]()
Logo à noite testo noutro PCR visto que a policia estava na fronteira!![]()
Em relação às cargas acho mal que se cobre ao minuto num posto onde depois a potencia não é a anunciada.. no meu caso levou a um acrescimo do preço em 33%. Entendo que seja o mercado, mas todos os operadores estão a optar pelo mesmo e já parece os combustiveis em que o preço é igual ao centimo..
Sei que ainda existem alguns postos de carregamento ao kwh (são poucos) mas acho que são os que mais se colocam junto/justo para o consumidor.
Não deveria haver uma percentagem minima de pcn a 3.7kw com pagamento pelo consumo dos kwh. Já nem falo dos acima de 22kWh.
Se ficar confirmado que a situação é do posto, acho que é nossa obrigação reclamar e denunciar a situação.
Eu vivo em Gaia, se pretender testar um PCR por estes lados, diga-me que podemos combinar.
-
- Mensagens: 72
- Registado: 25 mar 2021, 13:36
- Data de fabrico: 29 set 2015
- Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
- Localização: Espinho
Re: Limitação das fichas de carregamento
Agradeço a opinião e a disponibilidade! Eu já testei dois postos diferentes e os resultados são identicos. Mas podemos combinar um PCR que esteja habituado e testar/falar um pouco visto que tem mais experiencia.rimsilva Escreveu: ↑13 abr 2021, 10:00É obvio que cobrar ao minuto e o posto não debitar a potência total é uma forma de enganar os utilizadores, no minimo deveria cobrar um valor mais baixo e indicar no postos qual a potência máxima esperada, tudo para além disto é "aldrabice" do OPC.hdcr Escreveu: ↑28 mar 2021, 13:26APR obrigado pela disponibilidade, mas sou de Espinho![]()
Logo à noite testo noutro PCR visto que a policia estava na fronteira!![]()
Em relação às cargas acho mal que se cobre ao minuto num posto onde depois a potencia não é a anunciada.. no meu caso levou a um acrescimo do preço em 33%. Entendo que seja o mercado, mas todos os operadores estão a optar pelo mesmo e já parece os combustiveis em que o preço é igual ao centimo..
Sei que ainda existem alguns postos de carregamento ao kwh (são poucos) mas acho que são os que mais se colocam junto/justo para o consumidor.
Não deveria haver uma percentagem minima de pcn a 3.7kw com pagamento pelo consumo dos kwh. Já nem falo dos acima de 22kWh.
Se ficar confirmado que a situação é do posto, acho que é nossa obrigação reclamar e denunciar a situação.
Eu vivo em Gaia, se pretender testar um PCR por estes lados, diga-me que podemos combinar.
Em relação ao pagamento nesse aspecto o ceme da prio se a potencia baixar dos 22kW no carregamento rápido eles cobram a tarifa abaixo de potencia, já é uma "ajuda".
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Limitação das fichas de carregamento
Estou só a espera de confirmar com outro carregamento em Vendas Novas nas mesmas condições. Não posso fazer uma denuncia sem provas.
Tenho os prints do Leaf Spy durante o carregamento no Continente, agora tenho de fazer o mesmo durante o carregamento no PCR do Lidl. Se, se confirmar aquilo que já escrevi certamente que segue uma denuncia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Limitação das fichas de carregamento
Ultimamente só tenho carregado em casa e nunca fui muito de usar os PCRs em cidade. Usei bastante em tempos na A1 e não tenho memória de ter tido problemas de falta de potência, embora saiba que no meu depois dos 60% de bateria, a potência começa a baixar.hdcr Escreveu: ↑13 abr 2021, 11:00
Agradeço a opinião e a disponibilidade! Eu já testei dois postos diferentes e os resultados são identicos. Mas podemos combinar um PCR que esteja habituado e testar/falar um pouco visto que tem mais experiencia.
Em relação ao pagamento nesse aspecto o ceme da prio se a potencia baixar dos 22kW no carregamento rápido eles cobram a tarifa abaixo de potencia, já é uma "ajuda".
Um dia destes podemos testar no PCR da BP (São Felix), Galp (Arcozelo), Pingo doce (valadares) ou aqui mais perto de minha casa na Prio (perto do Pingo doce Madalena/canidelo).
@Nonnus, acho muito bem, é uma situação inadmissivel. Quando era gratis ainda compreendia, mas agora não é aceitável, desde que a situação não esteja bem identificada, como referi.
O mesmo como os postos avariados, apesar de não usar a rede de carregamento ainda recentemente contactei a EDP em relação a 2 postos que soube que estavam com problemas, 1 deles já está resolvido.
No passado, aqui em Gaia tivemos grande ajuda da câmara municipal, mas agora são os operadores que têm de tratar deste assunto.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Limitação das fichas de carregamento
A ENSE está alertada para este tipo de situações, podem fazer uma inspeção ao posto e autuar o OPC. Devem também escrever no livro de reclamações electrónico do OPC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Limitação das fichas de carregamento
É o habitual, está tudo alertado e depois ninguém se mexe se não houver uma queixa e não se andar sempre em cima (sim, porque se facilitar, cai no esquecimento outra vez).
Basta ver os postos avariados que é da competência da mobi.e "pressionar" os OPC para os reparar, são os concursos publicos ganhos com um determinado preço e passado um par de meses é mudado e por aí fora.
Livro de reclamações é dos mais eficazes e além disso fica registado para estatisticas futuras, evitando as tretas de sermos os melhores, pois as evidências da insatisfação (reclamação) não deixa mentir, o problema é que muita gente protesta, mas pouco reclama....
Basta ver os postos avariados que é da competência da mobi.e "pressionar" os OPC para os reparar, são os concursos publicos ganhos com um determinado preço e passado um par de meses é mudado e por aí fora.
Livro de reclamações é dos mais eficazes e além disso fica registado para estatisticas futuras, evitando as tretas de sermos os melhores, pois as evidências da insatisfação (reclamação) não deixa mentir, o problema é que muita gente protesta, mas pouco reclama....
Última edição por rimsilva em 15 abr 2021, 10:08, editado 1 vez no total.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Limitação das fichas de carregamento
Galp Alcácer s/n, estou neste momento no Ioniq e o posto não debita mais que 100A. Só estou a carregar a 35kW 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Limitação das fichas de carregamento
Como são todos PCR Efacec, sugeria experimentarem isto que me aconteceu no ioniq há uns anos
viewtopic.php?f=79&t=7525&p=121024#p121024
viewtopic.php?f=79&t=7525&p=121024#p121024
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
