
Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
A ideia de que o caminho a seguir será uma solução tipo continente é simplesmente utópica, as infraestruturas para deslocações foras das cidades têm de estar maioritáriamente nas AE e aí não há continentes nem Lidl.
Sabemos que há uma minoria que não se importe com isso, mas a excepção confirma a regra.
Em minha opinião não há duvida que este modelo é mau, é confuso, não satisfaz os utilizadores, dá ao OPC um plano secundário nas politicas de preços, etc...
Agora só porque o continente aproveitou o facto de ter locais privados para instalar carregadores isso não quer dizer que todos os outros operadores o possam fazer.
Todos os OPC deveriam ser livres de negociar e instalar postos de carregamento onde achassem melhor (local publico ou privado), ficando em igualdade de circunstância e de concorrência, independentemente do local onde o seu posto se encontrasse.
Se o continente teve a possibilidade de usar os seus supermercados para instalar postos, isso não lhe deveria trazer vantagens no exercício da actividade de carregamento de VEs, em relação a outro OPC que não tem supermercados e se vê obrigado a instalar postos na via publica.
O caminho para mudar a situação actual será com a alteração das leis actuais, a concorrência ainda é pouca e os OPCs ainda não se manifestaram muito, mas no futuro acredito que vão ter necessidade de o fazer.
Não esquecer que há também que contar com os construtores automóveis na mudança do actual panorama, pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
Sabemos que há uma minoria que não se importe com isso, mas a excepção confirma a regra.
Em minha opinião não há duvida que este modelo é mau, é confuso, não satisfaz os utilizadores, dá ao OPC um plano secundário nas politicas de preços, etc...
Agora só porque o continente aproveitou o facto de ter locais privados para instalar carregadores isso não quer dizer que todos os outros operadores o possam fazer.
Todos os OPC deveriam ser livres de negociar e instalar postos de carregamento onde achassem melhor (local publico ou privado), ficando em igualdade de circunstância e de concorrência, independentemente do local onde o seu posto se encontrasse.
Se o continente teve a possibilidade de usar os seus supermercados para instalar postos, isso não lhe deveria trazer vantagens no exercício da actividade de carregamento de VEs, em relação a outro OPC que não tem supermercados e se vê obrigado a instalar postos na via publica.
O caminho para mudar a situação actual será com a alteração das leis actuais, a concorrência ainda é pouca e os OPCs ainda não se manifestaram muito, mas no futuro acredito que vão ter necessidade de o fazer.
Não esquecer que há também que contar com os construtores automóveis na mudança do actual panorama, pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
No geral concordo contigo, ainda que ache que são precisos é mais Continentes
Aqui não. Além de não poderem obter ganhos a negociar o custo da energia, agora passam a ter de suportar mais 0,33€ por carregamento por um serviço que não precisam para coisa nenhuma (nem nenhum de nós precisa, bem entendido).
Não me admirava que, com a massificação dos VE e com o sucesso que é esperado dos veículos dessas marcas, acabem por limitar esse tipo de ofertas no nosso país.

Aqui tenho algumas dúvidas. Nos outros países a Ionity tem controlo sobre a estrutura total de custos e o desconto que é feito a clientes tem um impacto previsível.
Aqui não. Além de não poderem obter ganhos a negociar o custo da energia, agora passam a ter de suportar mais 0,33€ por carregamento por um serviço que não precisam para coisa nenhuma (nem nenhum de nós precisa, bem entendido).
Não me admirava que, com a massificação dos VE e com o sucesso que é esperado dos veículos dessas marcas, acabem por limitar esse tipo de ofertas no nosso país.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Eu na Ionity, em Portugal (para já só na estação de serviço de Almodôvar) e no resto da Europa tenho o preço de 0,55€/kwh.
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Verdade! A maioria das pessoas, quando em viagem, deslocam-se pelas AEs/SCUTs , mesmo os que reclamam dos preços das portagens, porque simplesmente é a maneira mais rápida e segura de atravessar o país, em qualquer direcção.rimsilva Escreveu: ↑18 abr 2021, 19:35A ideia de que o caminho a seguir será uma solução tipo continente é simplesmente utópica, as infraestruturas para deslocações foras das cidades têm de estar maioritáriamente nas AE e aí não há continentes nem Lidl.
Sabemos que há uma minoria que não se importe com isso, mas a excepção confirma a regra.
Ainda assim, gostava de ver os centros comerciais ou outras áreas de recreio apostarem numa solução semelhante ao Continente, porque a rede sob a gerência da Mobi.e não dá confiança para ir para lá do raio de autonomia do BEV.
Sim, há quem viaje de BEV contando apenas com a rede Mobi.e, mas é um exercício de matemática, memória e nervos!
Se o objectivo é abandonarmos o consumo de combustíveis fósseis, para transporte pessoal, então viajar de BEV tem que ser tão fácil quanto viajar de ICV.
Uma das apregoadas vantagens deste modelo é qualquer player poder entrar no negócio de OCP.
Quando este negócio for vantajoso para os grandes players, certamente que o modelo vai mudar!
Ou as redes de carregamento avançam para conquistar esse mercado, à semelhança de uma rede de abastecimento da GALP/BP/SHELL/etc. , ou serão os construtores a tomar conta do negócio. Seja quem for, quando decidirem entrar no mercado português a sério, o modelo vai mudar.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Pois, a meu ver é. Às vezes fico com a impressão que a ionity existe para afugentar as pessoas da mobilidade elétrica e levá-las a comprar os modelos a combustão.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Não me estava a referir à Ionity (que tem um plano especifico de 13€/mês para uma tarifa de 0,3€/kWh), mas antes ao plano "Active" em que pagas 4€/mês para carregamentos AC (0,04€/min) e DC (0,29€/min), simples.BrunoAlves Escreveu: ↑18 abr 2021, 20:07No geral concordo contigo, ainda que ache que são precisos é mais Continentes
Aqui tenho algumas dúvidas. Nos outros países a Ionity tem controlo sobre a estrutura total de custos e o desconto que é feito a clientes tem um impacto previsível.
Aqui não. Além de não poderem obter ganhos a negociar o custo da energia, agora passam a ter de suportar mais 0,33€ por carregamento por um serviço que não precisam para coisa nenhuma (nem nenhum de nós precisa, bem entendido).
Não me admirava que, com a massificação dos VE e com o sucesso que é esperado dos veículos dessas marcas, acabem por limitar esse tipo de ofertas no nosso país.
Mas, que fique claro que preferia um "modelo" easycharger com preço final e baixo no posto, igual para todos, porque o que estes planos, descontos e descontinhos acabam por originar é mais beneficios para os que são utilizadores intensivos da rede, aqueles que se deslocam esporadimente (ou têm carros de 1ª geração) vão pagar bem para "compensar" estas politicas comerciais.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
A grande vantagem das we charges deste mundo é a sua abrangência a nivel europeu, com a BMW é igual.pbaptista Escreveu: ↑18 abr 2021, 20:25Eu na Ionity, em Portugal (para já só na estação de serviço de Almodôvar) e no resto da Europa tenho o preço de 0,55€/kwh.
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
Esses preços em Badajoz são via We charge e também o custo do OPC? São coisas distintas, também me assustei com os preços na aplicação da BMW em Espanha (mais a norte), mas se usar a aplicação do próprio operador o carregamento é muito mais baixo...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Para já a EVAZ a anunciar aos clientes a introdução das novas taxas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Pois também vi agora. Não é surpresa.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Gostei da rapidez, mas não gostei a falta de detalhe da aplicabilidade das taxas.
Não havendo duvida que no fim quem paga somos nós (UVE's), quem tem de pagar este custo é o CEME e o OPC (deixando de lado o DPC para já).
Não conto ter uma parcela na fatura a dizer "taxa mobie" portanto deviam ter detalhado como pensam aplicar isto ao utilizador.
No caso do CEME é fácil, simplesmente soma este valor ao consumo e diz no seu tarifário que cobra x€/kWh + x€ de activação, aceita quem quiser.
No caso do valor do OPC é que a coisa fica mais complicada porque não é o CEME a gerir isso, claro que tenho quase a certeza que os OPC vão simplesmente introduzir esta taxa de 0.1657€ por activação em todos os postos e fica o assunto arrumado, mas até lá ainda têm de imprimir e colar muita etiqueta nos postos com estes novos valores
Isto para aplicar a 1 de Maio vai ser a brincadeira do costume com os UVE a pagar mais do que o que é anunciado e afixado no posto.
Bem, vou agendar umas cargas para o dia 1 logo a abrir e depois fazer umas 4 ou 5 reclamações no livro!
Uma coisa é certa! Agora a pagar a MobiE vai ficar com aquele livro vermelho cheio de folhas usadas, acabaram as desculpas de vez!
Não havendo duvida que no fim quem paga somos nós (UVE's), quem tem de pagar este custo é o CEME e o OPC (deixando de lado o DPC para já).
Não conto ter uma parcela na fatura a dizer "taxa mobie" portanto deviam ter detalhado como pensam aplicar isto ao utilizador.
No caso do CEME é fácil, simplesmente soma este valor ao consumo e diz no seu tarifário que cobra x€/kWh + x€ de activação, aceita quem quiser.
No caso do valor do OPC é que a coisa fica mais complicada porque não é o CEME a gerir isso, claro que tenho quase a certeza que os OPC vão simplesmente introduzir esta taxa de 0.1657€ por activação em todos os postos e fica o assunto arrumado, mas até lá ainda têm de imprimir e colar muita etiqueta nos postos com estes novos valores

Isto para aplicar a 1 de Maio vai ser a brincadeira do costume com os UVE a pagar mais do que o que é anunciado e afixado no posto.
Bem, vou agendar umas cargas para o dia 1 logo a abrir e depois fazer umas 4 ou 5 reclamações no livro!
Uma coisa é certa! Agora a pagar a MobiE vai ficar com aquele livro vermelho cheio de folhas usadas, acabaram as desculpas de vez!

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)