
HYUNDAI IONIQ 5
Re: HYUNDAI IONIQ 5
O principal factor de mudança para um veículo eléctrico é o factor económico. Enquanto os carros top estiverem acima dos 40k €, estamos a falar de um negócio de elite!
- LuisG
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Pois...infelizmente as opções em novo, andam acima deste valor. Menos só micro, ou usados e nesse aspecto tens feito a tua parte


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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Os usados importados são a única forma realista de se ter um bom elétrico na casa dos 20/25k€.
Tiramos partido dos incentivos mais elevados que há em França, por exemplo.
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- mjr
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Esses buffers são muito caros, duvido que tenham buffer em cima que seja significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Até hoje sempre tiveram buffer, tanto no ioniq 28kwh como no Kauai 64kwh.
Os novos modelos estão a sair tb com buffer. Veremos...
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Sim, dizem que tem buffer... o que para mim vale pouco. Informação útil seria a tensão máxima por célula, que eu sinceramente duvido que seja muito abaixo de 4,2V/célula e certamente acima de 4,11V/célula (que equivale a 95% de SOC real).
Todos dizem que a capacidade útil é menor que a capacidade real, mas na verdade quando se vai a ver a tensão máxima e mínima os packs estão todos espremidos.
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- BrunoAlves
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
No caso do ioniq de 28kWh havia de facto um buffer, tanto que com a bateria a "100%" (no painel) a regeneração disponível era total até uns 3% reais acima disso. Mas a 100% de display a tensão da bateria já era nesses 4,1V se bem me recordo.
Assumindo que não estamos a falar de uma química revolucionária, será o mesmo princípio, talvez uns 5kWh de buffer?
Outra coisa relevante em relação ao ioniq original era que a indicação de descarga não era linear. Eu tive essa percepção várias vezes e o Bjorn também o confirmou, os últimos %% valem menos km que os restantes. Uma indicação não linear desse tipo pode mascarar uma suposta reserva superior.
É aguardar, os números reais rapidamente serão conhecidos. Seja como for, a performance de carregamento é de facto impressionante. Como o novo Mercedes, aliás. Se isso terá implicações na durabilidade, só o tempo dirá
Assumindo que não estamos a falar de uma química revolucionária, será o mesmo princípio, talvez uns 5kWh de buffer?
Outra coisa relevante em relação ao ioniq original era que a indicação de descarga não era linear. Eu tive essa percepção várias vezes e o Bjorn também o confirmou, os últimos %% valem menos km que os restantes. Uma indicação não linear desse tipo pode mascarar uma suposta reserva superior.
É aguardar, os números reais rapidamente serão conhecidos. Seja como for, a performance de carregamento é de facto impressionante. Como o novo Mercedes, aliás. Se isso terá implicações na durabilidade, só o tempo dirá
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Entre 4,11V e 4,2V tens 5% de SOC, o que num pack de 80kW.h são 4kW.h. O valor absoluto nem é muito relevante (a não ser para a autonomia perdida), mas sim a percentagem que permite ter regeneração quando o carro está completamente carregado. Mas 5% não explicam a curva de carga, nem nada que se pareça, 100kW de carga a 80% de SOC num carro com esses 5% de buffer significam 100kW a aproximadamente 75% de SOC reais. A mim parece-me bastante (um TM3 nos 75% de SOC carrega a 60kW)!
Tem de ser uma química mais resistente à deposição de lítio. No Kona eles cortam muito a carga acima dos 65%, para uma bateria que é ligeiramente menor que esta, e que até tem obrigado a um update do firmware para corrigir potenciais problemas com a carga (coisa que a Tesla faz silenciosamente OTA).
Tem de ser uma química mais resistente à deposição de lítio. No Kona eles cortam muito a carga acima dos 65%, para uma bateria que é ligeiramente menor que esta, e que até tem obrigado a um update do firmware para corrigir potenciais problemas com a carga (coisa que a Tesla faz silenciosamente OTA).
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Re: HYUNDAI IONIQ 5
Sim, acho que tens razão.
Normalmente dava-se aquela relação entre capacidade de carga, durabilidade e resistência ao descontrolo térmico, em que "se tapas os pés destapas e cabeça"
mas estas baterias parecem vir redesenhar esse lençol. Boa 
Já o e-tron também tem uma curva de carregamento impressionante e já tem algum tempo.
Normalmente dava-se aquela relação entre capacidade de carga, durabilidade e resistência ao descontrolo térmico, em que "se tapas os pés destapas e cabeça"


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