Eu já viajei desde França até Portugal. Usei ionity e outras redes...aqui chega a ser vergonhoso um sistema em que o comum dos mortais nem sabe qto vai pagar, se é ao minuto ou kw, enfim, triste e a culpa é de quem deixa....nós!rimsilva Escreveu: ↑23 abr 2021, 09:32Mais atrás foi referido algumas vezes que os postos Ionity estão/estarão integrados na aplicação BMW charging e We Charge.Nerusonu Escreveu: ↑23 abr 2021, 08:13Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda
A activação da carga é que necessita do cartão, por exemplo, na BMW charging, no caso da VW ainda não se percebe muito bem (é a confusão do costume de fazer as coisas à pressa).
Agora os pagamentos ad-hoc (possivelmente usando neste caso o QR code) é que só a miio o anunciou, mas estando lá nada impede que outros CEME implementem a a solução (como parece que irá acontecer, até a própria brisa parece que irá disponibilizar o serviço).
Agora comentando o tema do "modelo" e do caminho que as coisas estão a tomar, o que se está a verificar é que criaram uma rede unica, para não compliar, porque era muito "chato os vários cartões dos OPC" e agora são mais CEMEs que OPC.... Verdade que ninguém é obrigado a aderir a todos os OPCs, mas as politicas de preços está a tornar uma dimensão tal que quem não é fácil acompanhar...![]()
Este assunto chega até a ter contornos surreais, do tanto que se inventa, para chegar a uma solução simples de pagamento, que afinal já existe em toda a Europa.
Pessoalmente até nem sou adepto dos pagamentos dos MB, mas aceito que possam existir, para mim o expoente máximo de evolução é aquilo que se passa nos SuCs da tesla, liga o carro e está feito, o sistema informático faz o resto.
No entanto, não me chateio por ter de usar uma aplicação ou um cartão, desde que funcione, algo que infelizmente não é garantido, nem é um dado essêncial no regulamento da ERSE, isto sim inaceitável!

IONITY posiciona-se no mercado
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Estão todos muito preocupados com a "complexidade" com que a coitadinha da Ionity tem de se deparar no nosso país. Como disse, a Ionity só tem de se tornar CEME se quiser ter acesso direto ao nosso mercado ou então usar roaming de um CEME nacional, como parece ser a primeira abordagem. Não estou preocupado se encaixa ou não no modelo deles noutros países.BrunoAlves Escreveu: ↑22 abr 2021, 22:57Ou podia, sei lá, operar como opera em todos os outros países? Não, isso era demasiado fácil![]()
Ainda gostava mesmo de saber se neste caso o cartão lido vai à MobiE e depois CEME e tal ou se, como eu acho que faz sentido, vai à ionity, eles lá centralmente vêm que é um acesso deste fim do mundo e então comunicam à MobiE para que esta ganhe dinheiro com o processamento que eles já fizeram e ainda dê dinheiro a mais algumas figuras dispensáveis... Só por curiosidade![]()
Bruno, não, não estou a brincar. Estava a responder diretamente a (mais) uma questão sobre colocar TPAs nos postos.BrunoAlves Escreveu: ↑22 abr 2021, 22:57Às vezes juro que não sei se estás a brincar ou a falar a sério. Eu próprio faço isso muitas vezes, mas normalmente meto o grin
O continente tem preços finais com IVA e afins afixados. Tem um QR para uma app própria que em 5min permite ter o carro a carregar e a factura no email no fim do serviço. Precisa de um TPA para quê? (edit: ainda que fosse uma excelente adição sem dúvida)
Preços finais afixados e TPAs são ortogonais. Ora bolas, como disse, cá podes ter facilmente uma EDP desta vida a colocar um TPA ou o link para uma App com o o preço final afixado. Mais uma vez nada os impede, mas o culpado é sempre o modelo. Em algo acho que estamos de acordo, a culpa de muita coisa é da atual EGME, com tempos de resposta nos desenvolvimentos inaceitáveis. Pelo menos parece que resolveram finalmente os apagões...
O facto de eu poder chegar a um posto da Ionity em Portugal com o cartão ou App que uso para carregar em qualquer local de acesso público em Portugal e conseguir carregar imediatamente é para mim uma vantagem inquestionável. O preço fica muito semelhante ao que se paga no estrangeiro diretamente à Ionity.
Outra questão é a política de preços da Ionity, e essa é escandalosamente prejudicial para quem está fora das redes com quem eles têm acordo. Acho que seria um tema bem mais interessante para discutir neste tópico que o ódio de estimação pelo modelo português que muitos ilustres membros deste nobre espaço têm.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
mjr,
Nós falamos no modelo numa forma geral porque quer queiramos, ou não, acaba por estar tudo relacionado. Eu vou a um stand compro um ICE consigo tratar tudo na hora e trazer o carro para casa, mesmo se tiver que parar numa bomba de combustível. Antes de ontem, ou de hoje (segundo dizem!) ia um stand comprava um VE tratava de tudo na hora, mas se quisesse trazer o carro para casa... ups não tenho cartão para fazer um carregamento.
O nosso modelo é complicado ou não? Vais falar outra vez na miio e na app não sei das quantas. Como disse anteriormente a miio tornou-se a desculpa para desculpar todos os erros do nosso modelo até hoje.
Tu realmente apresentas várias soluções para os problemas que nós vamos aqui referindo, mas repara na complexidade de todos eles. Desde que me conheço que sempre ouvi dizer: "só há uma coisa que não tem solução, o resto, melhor, ou pior tem". E o que esta acontecer na ME é optamos ir pela pior solução para uma coisa tão simples.
O queremos é simplicidade e clareza. Um cartão e o acesso a toda uma rede não é simplicidade nenhuma. Para ter esse cartão é preciso quase uma semana para que ele me chegue as mãos. Mais uma vez vais-me dizer mas tens a miio. Ter um cartão é de uma simplicidade tão grande que agora lá optaram por pôr QR codes.
Nós falamos no modelo numa forma geral porque quer queiramos, ou não, acaba por estar tudo relacionado. Eu vou a um stand compro um ICE consigo tratar tudo na hora e trazer o carro para casa, mesmo se tiver que parar numa bomba de combustível. Antes de ontem, ou de hoje (segundo dizem!) ia um stand comprava um VE tratava de tudo na hora, mas se quisesse trazer o carro para casa... ups não tenho cartão para fazer um carregamento.
O nosso modelo é complicado ou não? Vais falar outra vez na miio e na app não sei das quantas. Como disse anteriormente a miio tornou-se a desculpa para desculpar todos os erros do nosso modelo até hoje.
Tu realmente apresentas várias soluções para os problemas que nós vamos aqui referindo, mas repara na complexidade de todos eles. Desde que me conheço que sempre ouvi dizer: "só há uma coisa que não tem solução, o resto, melhor, ou pior tem". E o que esta acontecer na ME é optamos ir pela pior solução para uma coisa tão simples.
O queremos é simplicidade e clareza. Um cartão e o acesso a toda uma rede não é simplicidade nenhuma. Para ter esse cartão é preciso quase uma semana para que ele me chegue as mãos. Mais uma vez vais-me dizer mas tens a miio. Ter um cartão é de uma simplicidade tão grande que agora lá optaram por pôr QR codes.

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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Essa de ir a um stand e sair a conduzir com o carro não é em Portugal de certeza. Mas pronto, eu percebi a analogia.
A nível de estrutura de preços o nosso modelo é de facto complicado, não há como o negar. Cabe aos CEME esconder essa complexidade, tal como fazem para a eletricidade em casa.
Posso começar a usar como "desculpa" a EVIO em vez da Miio, já há 2 apps a permitir pagamentos ad hoc.
Vamos voltar ao tema deste tópico...
A nível de estrutura de preços o nosso modelo é de facto complicado, não há como o negar. Cabe aos CEME esconder essa complexidade, tal como fazem para a eletricidade em casa.
Posso começar a usar como "desculpa" a EVIO em vez da Miio, já há 2 apps a permitir pagamentos ad hoc.

Vamos voltar ao tema deste tópico...
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Ainda sobre isso:rimsilva Escreveu: ↑23 abr 2021, 09:32Mais atrás foi referido algumas vezes que os postos Ionity estão/estarão integrados na aplicação BMW charging e We Charge.Nerusonu Escreveu: ↑23 abr 2021, 08:13Pelo que percebi só cá em PT não vai ser possível usar a Ionity como no resto da Europa, com APP ou cartões de parceiros(Shell, BMW, we charge, etc)... Lindo... Um estrangeiro que venha a PT e esteja habituado ao modelo europeu da Ionity bem vai ficar com a cabeça à roda
A activação da carga é que necessita do cartão, por exemplo, na BMW charging, no caso da VW ainda não se percebe muito bem (é a confusão do costume de fazer as coisas à pressa).
Agora os pagamentos ad-hoc (possivelmente usando neste caso o QR code) é que só a miio o anunciou, mas estando lá nada impede que outros CEME implementem a a solução (como parece que irá acontecer, até a própria brisa parece que irá disponibilizar o serviço).
Agora comentando o tema do "modelo" e do caminho que as coisas estão a tomar, o que se está a verificar é que criaram uma rede unica, para não compliar, porque era muito "chato os vários cartões dos OPC" e agora são mais CEMEs que OPC.... Verdade que ninguém é obrigado a aderir a todos os CEMEs, mas as politicas de preços está a tornar uma dimensão tal que quem não é fácil acompanhar...![]()
Este assunto chega até a ter contornos surreais, do tanto que se inventa, para chegar a uma solução simples de pagamento, que afinal já existe em toda a Europa.
Pessoalmente até nem sou adepto dos pagamentos dos MB, mas aceito que possam existir, para mim o expoente máximo de evolução é aquilo que se passa nos SuCs da tesla, liga o carro e está feito, o sistema informático faz o resto.
No entanto, não me chateio por ter de usar uma aplicação ou um cartão, desde que funcione, algo que infelizmente não é garantido, nem é um dado essencial no regulamento da ERSE, isto sim inaceitável!
Carregamentos caros
Esta diferença legal e regulamentar de Portugal relativamente aos restantes países também significa que, pelo menos na fase inicial, não haverá diferenciação positiva para os utilizadores das marcas automóveis associadas à IONITY: grupo BMW, Ford, grupo Hyundai/Kia, Mercedes e grupo Volkswagen (incluindo Audi e Porsche).
In:
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-21-j ... da-ionity/
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Ao dia de hoje, esse informação não está correcta, uma vez que a BMW disponibiliza o pacote para carregamento na rede Ionity (13€/mês e 0,3€ KWh), acredito que já deve ter sido subscrito e até utilizado por alguns utilizadores.Nerusonu Escreveu: ↑26 abr 2021, 02:55
Ainda sobre isso:
Carregamentos caros
Esta diferença legal e regulamentar de Portugal relativamente aos restantes países também significa que, pelo menos na fase inicial, não haverá diferenciação positiva para os utilizadores das marcas automóveis associadas à IONITY: grupo BMW, Ford, grupo Hyundai/Kia, Mercedes e grupo Volkswagen (incluindo Audi e Porsche).
In:
https://visao.sapo.pt/volt/2021-04-21-j ... da-ionity/
Mais, apesar de perceber que é uma caracteristica humana sobrevalorizar determinados assuntos só porque estão na moda, não percebo o exagero que de está a dar aos postos da Ionity e ao seu impacto na utilização do VE.
A diferenciação positiva já acontece desde o inicio da fase comercial, só que nessa altura o assunto não estava na moda... Desde o inicio dos pagamentos que era possivel utilizar o cartão BMW charging com carregamentos gratis em postos que já praticava a taxa de CEME e depois OPC, com tafirários ao minuto ou kWh totais (sem ter de somar custos de CEMEs, OPC, taxas, etc...).
Outro exemplo conhecido é o plano Galp - Nissan.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Se calhar puseram-se a pensar "Ena pá, os portugueses ali ao lado têm uma forma fantástica de integrar a Ionity na rede nacional! Bora imitá-los aqui ao pé?"
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Bom dia
Sem dúvida um dos mais atrasados, de acordo com o Ionity tracker..
https://ionity.evapi.de/#/
Cps
Sem dúvida um dos mais atrasados, de acordo com o Ionity tracker..
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Concordo em absoluto. Tenho um Id3 1st Plus e passados 7 meses o cartão não pode ser utilizado. Publicidade enganosa da VW uma vez que as leis sobre a Mobi.e foram alteradas este ano ? Já existem há anos...rimsilva Escreveu: ↑06 abr 2021, 09:18
A mobi.e tem muitos defeitos, sendo o pior de todos não desempenhar bem as tarefas que lhe estão consagradas na lei, mas por outro lado também leva com muitas "culpas" de assuntos que não lhe diz respeito, esses é um deles.
O facto de os clientes da VW não poderem usufruir das ofertas é unica e exclusivamente responsablidade da VW.