Já agora, para comprovar que os 2 litros são efectivamente difíceis de alcançar, mas ainda assim não tão improváveis

:
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... B7C0B00DE9
"Cerca de 24h depois da partida, o destino alcançado pelos três concorrentes do Volvo DRIVe Challenge acabou por ser mais distante do inicialmente previsto. Os três condutores que, no dia 26 de Junho, partiram de Lisboa com o depósito de 50 litros atestado e selado chegaram à cidade francesa ainda com pouco menos de meio depósito e tiveram de definir uma nova meta: Paris.
Todos os carros chegaram à capital francesa (dois chegaram mesmo a ultrapassar a cidade) com o Volvo C30 Nº 3 conduzido por António Almeida a ser declarado vencedor, depois de 1937,7 km e uma média de consumo de 2,5 l/100km. As médias dos outros dois concorrentes, Rui Pedro Martins e Rui Nuno Eloy, são também de realçar: 2,7 e 2,9 litros por 100 km para 1897,7 e 1766,5 kms percorridos, respectivamente."
Atenção, estamos a falar de um carro de série. Sendo apenas uma versão de fábrica mais "eco-friendly" do Volvo C30 1.6d, denominada e-Drive. Tem um motor do grupo PSA 1.6 de 109cv.
É evidente que a média de velocidade foi baixa e o cuidado na condução extremo, contudo não deixa de ser um teste em condições reais e não muito longe da média de velocidade que a maioria dos utilizadores usará nos eléctricos, para potenciar a sua autonomia acima dos 150km.