
Apresentação João Capela
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação João Capela
A verdade é que ninguém consegue explicar.
Muitos de nós pensam que os carregamentos tem uma grande influência na degradação. Eu pessoalmente acho que o factor mais importante no caso dos Leaf de 24 e 30 é o factor tempo e temperatura. Ao longo destes anos temos debatido muito este assunto e, na realidade não conseguimos chegar a um consenso. Existem carros como o meu com 120000km com perda de 3 barras em 3 anos, mas também existem carros com mais Km, a mesma idade e menos barras perdidas e, até com mais carregamentos rápidos (existem aqui alguns no fórum), depois existe o oposto. Existem carros com os tais 50000km, a mesma idade, poucos carregamentos rápidos com as mesmas barras ou mais perdidas.
Isto para dizer que não há (ou pelo menos não conheço) um explicação lógica. O que sabemos é que os Leaf devido a falta de arrefecimento activo da bateria tem uma degradação mais elevada que outros carros. Mas isso também se reflecte no preço.
Muitos de nós pensam que os carregamentos tem uma grande influência na degradação. Eu pessoalmente acho que o factor mais importante no caso dos Leaf de 24 e 30 é o factor tempo e temperatura. Ao longo destes anos temos debatido muito este assunto e, na realidade não conseguimos chegar a um consenso. Existem carros como o meu com 120000km com perda de 3 barras em 3 anos, mas também existem carros com mais Km, a mesma idade e menos barras perdidas e, até com mais carregamentos rápidos (existem aqui alguns no fórum), depois existe o oposto. Existem carros com os tais 50000km, a mesma idade, poucos carregamentos rápidos com as mesmas barras ou mais perdidas.
Isto para dizer que não há (ou pelo menos não conheço) um explicação lógica. O que sabemos é que os Leaf devido a falta de arrefecimento activo da bateria tem uma degradação mais elevada que outros carros. Mas isso também se reflecte no preço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação João Capela
À falta de likes (e ainda bem que isto é um lugar de família e não o FB
) queria só dizer que isto aqui acima é mesmo do catano 


Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Apresentação João Capela
Obrigado pelos feedbacks! Estou a aprender imenso.
Quero também agradecer ao user Orlando que não teve problemas nenhuns em me ligar e dar a sua opinião especialista e pessoal.
Isto sim é um grupo positivo e onde realmente as pessoas estão aqui para ajudar.
Continuo na minha busca e aprendizagem.
Vejo sim que há muitos anuncios que dizem ser de 30kw, mas depois ao ver o botão "Source" na esquerda do volante (e não "OK"), cai tudo por terra. É preciso estar atento.
Já agora, esta técnica é mesmo infalível, ou há 30kw com o botão "Source" em vez do "Ok"?
Ao fazer um test drive dá para perceber se o que a bateria nos apresenta no momento no ecrã é mesmo verdadeiro, ou um test drive nunca chegará?
Abraço
Quero também agradecer ao user Orlando que não teve problemas nenhuns em me ligar e dar a sua opinião especialista e pessoal.
Isto sim é um grupo positivo e onde realmente as pessoas estão aqui para ajudar.
Continuo na minha busca e aprendizagem.
Vejo sim que há muitos anuncios que dizem ser de 30kw, mas depois ao ver o botão "Source" na esquerda do volante (e não "OK"), cai tudo por terra. É preciso estar atento.
Já agora, esta técnica é mesmo infalível, ou há 30kw com o botão "Source" em vez do "Ok"?
Ao fazer um test drive dá para perceber se o que a bateria nos apresenta no momento no ecrã é mesmo verdadeiro, ou um test drive nunca chegará?
Abraço
Em busca de um mundo mais limpo e mais ecológico!
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação João Capela
Por aquilo que sabemos só os de 30 tem o OK. Como o Bruno mencionou mais atrás pode ver também o peso bruto do carro.
Dificilmente você vai chegar alguma conclusão ao fazer um test drive. Primeiro porque não tem experiência com o carro e leva algum tempo até se perceber como funciona a estimativa do Leaf. Em segundo se o carro por acaso foi "martelado" (não era o primeiro caso aqui no fórum) o carro só vai mostrar a real capacidade da bateria passados alguns ciclos (carga/descarga) de carregamento. Os Leaf quando são aldrabados o que fazem é dizer ao carro que a bateria é nova (reset). O carro com o tempo vai perceber que afinal a bateria não tem a capacidade X, mas sim Y e, é ai que depois começa apresentar os valores reais.
É verdade que existem casos desses mas não é muito significativo. Em todo o caso todo o cuidado é pouco. Se não sente a vontade com um certo vendedor, ou com certo carro, jogue pelo seguro, não compre. Tenha preferência por carros com histórico de revisões na marca e peça sempre para levar o carro a Nissan e para fazer a leitura com o LeafSpy. Se vir que o vendedor põe entraves desista do negócio. O Orlando é um dos vendedores de confiança e além de ser vendedor é utilizador de veículos electricos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Apresentação João Capela
Obrigado pelas dicas.
Tenho visto que para encontrar um Leaf de 30kw preciso de subir um pouco o orçamento.
No entanto isso abre-me as portas para o Kia Soul.
Entre os dois, Leaf e Soul, para os mesmos valores consideram que o Soul é superior, dado que tem baterias refrigeradas?
Tenho visto que para encontrar um Leaf de 30kw preciso de subir um pouco o orçamento.
No entanto isso abre-me as portas para o Kia Soul.
Entre os dois, Leaf e Soul, para os mesmos valores consideram que o Soul é superior, dado que tem baterias refrigeradas?
Em busca de um mundo mais limpo e mais ecológico!
- Arad79
- Mensagens: 386
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: Apresentação João Capela
Se a estética do soul não incomodar, a bateria é um fator a ter em conta. Eu escolheria o soul devido à bateria.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação João Capela
Sem dúvida que o Soul nesse aspecto é superior.Jcapela Escreveu: ↑09 mai 2021, 17:12Obrigado pelas dicas.
Tenho visto que para encontrar um Leaf de 30kw preciso de subir um pouco o orçamento.
No entanto isso abre-me as portas para o Kia Soul.
Entre os dois, Leaf e Soul, para os mesmos valores consideram que o Soul é superior, dado que tem baterias refrigeradas?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Apresentação João Capela
Obrigado Nonnus.
Alguém me sabe responder se a autonomia de um Kia Soul de 27kw é equivalente ao do Leaf de 30kw? Ou será inferior?
É que preciso de um automóvel que me dê 130km em autoestrada ( ao será todos os dias mas algumas por mês).
Obrigado.
Alguém me sabe responder se a autonomia de um Kia Soul de 27kw é equivalente ao do Leaf de 30kw? Ou será inferior?
É que preciso de um automóvel que me dê 130km em autoestrada ( ao será todos os dias mas algumas por mês).
Obrigado.
Em busca de um mundo mais limpo e mais ecológico!
- Arad79
- Mensagens: 386
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: Apresentação João Capela
Depende da velocidade a que vá.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Apresentação João Capela
O soul não é propriamente o suprasumo da aerodinâmica, logo fazer 130km a 120km/h em AE pode ser um bocado à pele nalguns percursos e condições atmosféricas menos propícias. Mas velocidades ligeiramente mais baixas ou condução mista deve ser possível.