Este titulo já parece é um jornal sensacionalista.
Para já convem não confundir conceitos: "um PHEV não é um carro 100% electrico, e "andar a electrico" pode querer dizer muitas coisas
Quanto à pergunta: compensa andar em modo electrico num PHEV,
- a resposta é: se carregar na garagem, obvio que sim. Mas se carregar fora de casa tem de fazer contras.
Quanto à pergunta: será que continua a compensar carregar um PHEV fora de casa
- A resposta é: provavelmente não, porque o preço do Kwh equivalente vai para valores astronomicos (2, 3 e 5 vezes o que se paga em casa, que é ja de si um valor inflacionado)
Se a pergunta for: compensa comprar um 100% electico para pagar menos, mesmo que se carregue na rua
- A menos que sejam percursos exclusivos de AE (pelo maior consumo do VE), provavelmente compensa, porque mesmo um VE100% gasta uns 150-180 w/km (os mais gastadores... ha quem faça 120 w/km facilmente em nacional), que mesmo carregado a uns exurbitantes 0,4€/kwh dá 6 a 7,2€ /100km
Agora, VE 100% carregado em casa, com tarifa bi-horaria, isso é o mais proximo de andar de borla! (2-3 € /100 km a correr mal.) Até andar à boleia fica mais caro...
Isto só se coloca como questão porque até ha uns meses era a mama dos PHEV ineficientes a carregar à borla, e agora estão a ver que tem de refazer contas
