
Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Parabéns pela nova máquina!
-
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Bela maquina,
Votos de muitos e aprazíveis kms
Abraço
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- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
O porta bagagens do Niro tem duas áreas de lado que parecem ideais para por coisas pequenas.

Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.
"Deve ser preciso desmontar este plástico"

"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!

Já sem os 3 plásticos!

Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.

"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo

Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!
Lado esquerdo:

Lado direito:

Lado direito sem a tampa:

Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:

Uma das molas da tampa:

"Cover lugg side tray"

Afinal como se tiram as tampas?
Assim:

Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.
"Deve ser preciso desmontar este plástico"

"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!

Já sem os 3 plásticos!

Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.

"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo

Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!
Lado esquerdo:

Lado direito:

Lado direito sem a tampa:

Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:

Uma das molas da tampa:

"Cover lugg side tray"

Afinal como se tiram as tampas?
Assim:
- LuisG
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Realmente ... que desperdício de espaço



AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
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- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Ontem fiz a atualização do sistema de infotainement.
Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")

Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"

"Informações do sistema" antes da atualização

Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.

Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem

E começa a atualização...

Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.

Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...

Será que acaba aqui?

Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...

Será que é agora que termina?

Mais um reinicio...

Reinicio numero N

Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...

A mensagem usual de quando se liga o carro

Atualização concluída 18 minutos depois

Página 1 das definições depois da atualização

Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções

Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".

O meu agradecimento ao Ruben Ramos (ruramos) pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)
Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")

Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"

"Informações do sistema" antes da atualização

Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.

Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem

E começa a atualização...

Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.

Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...

Será que acaba aqui?

Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...

Será que é agora que termina?

Mais um reinicio...

Reinicio numero N

Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...

A mensagem usual de quando se liga o carro

Atualização concluída 18 minutos depois

Página 1 das definições depois da atualização

Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções

Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".

O meu agradecimento ao Ruben Ramos (ruramos) pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)
- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Uma compilação dos tempos, para as diversas potências de carregamento, previstos pelo carro quando o pus a carregar pela primeira vez.
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Desta vez um pequeno e insignificante pormenor mas que achei delicioso...
- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Mais um teste ao carregamento do e-Niro.
No fim um quadro resumo.
EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )

O carro acusa 1,6kW

Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.

Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento

Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW

EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )

O carro acusa 2,1kW

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.

EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )

O carro acusa 2,5kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.

O primeiro EVSE do APR, a sinalética está destualizada, existe mais uma hipotese que é de 14A.

Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW

Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.

Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.

Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.

Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.

Quadro resumo. O cáculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs

No fim um quadro resumo.
EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )

O carro acusa 1,6kW

Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.

Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento

Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW

EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )

O carro acusa 2,1kW

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.

EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )

O carro acusa 2,5kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.

O primeiro EVSE do APR, a sinalética está destualizada, existe mais uma hipotese que é de 14A.

Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW

Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.

Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.

Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.

Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW

Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.

Quadro resumo. O cáculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Excelente que o EVSE original permita 3 opções, mas era melhor que as opções fossem : 6A, 8A, 10A
8A e 12A poderão ser demasiado em algumas instalações eléctricas.
8A e 12A poderão ser demasiado em algumas instalações eléctricas.
- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Este fim de semana carreguei pela primeira vez a 100%, foi necessário 2 dias!
Fui dar uma voltinha que tambem dei com o Leaf 24 e com o Leaf 40.
Com o Leaf 24, devagarinho, tive de carregar em Alcácer...
Com o Leaf 40, devagar, não precisei de carregar mas a autonomia foi à conta...
Desta vez, nem precisei de carregar, nem precisei de ir devagar...
Esta era a informação que o carro apresentava antes de sair

Com AC ligado

Com AC desligado

Neste grafico podemos ver:
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Não fui propriamente devagar, comecei com o CC a 105, mas depois passei para 110.

À espera do barco...

Enquanto esperava...
O consumo foi 16kWh/100km, não é propriamente baixo, ainda assim, somando os 49,6km feitos aos 418km que faltavam, a previsão de fazer 467km mantem-se ( 418 + 49,6 = 467,6 )

Já no barco...


Depois do almoço, já de regresso...

Álcacer - Lisboa foi feita maioritariamente acima de 119km/h
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria

Lá se foi a previsão dos 467km... ( 118 + 225,5 = 343,5km )


Este é o histórico atual!

A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...
Fui dar uma voltinha que tambem dei com o Leaf 24 e com o Leaf 40.
Com o Leaf 24, devagarinho, tive de carregar em Alcácer...
Com o Leaf 40, devagar, não precisei de carregar mas a autonomia foi à conta...
Desta vez, nem precisei de carregar, nem precisei de ir devagar...
Esta era a informação que o carro apresentava antes de sair

Com AC ligado

Com AC desligado

Neste grafico podemos ver:
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Não fui propriamente devagar, comecei com o CC a 105, mas depois passei para 110.

À espera do barco...

Enquanto esperava...
O consumo foi 16kWh/100km, não é propriamente baixo, ainda assim, somando os 49,6km feitos aos 418km que faltavam, a previsão de fazer 467km mantem-se ( 418 + 49,6 = 467,6 )

Já no barco...


Depois do almoço, já de regresso...

Álcacer - Lisboa foi feita maioritariamente acima de 119km/h
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria

Lá se foi a previsão dos 467km... ( 118 + 225,5 = 343,5km )


Este é o histórico atual!

A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...