
Início do pagamento total da rede de carregamento
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.
Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.
A Miio não contempla estas situações. Ótimo, excelente, mais uma ótima razão para escolherem a Miio. Lá está, é o mercado.
Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Claro, até porque temos uma rede enorme para nos darmos a esse luxo. Bem, pelo menos nalguns sítios já podemos escolher, mas não em todos. De qualquer forma, isto só complica, não simplifica. Agora temos que andar à caça dos postos "adequados" ao nosso carro, já não bastava as complicações todas que já existem, com preços por minuto, que temos que contemplar a potência de carregamento do nosso carro, e isto é só no OPC.
Exato é um consumo mínimo. Incentiva o UVE a ficar 25min, mesmo que não precise. Ou seja, acaba por ser anti-rotatividade do posto, que, ironicamente, é uma crítica que já vi fazerem quando se fala em preços por kWh, mas aqui é espetacular.mjr Escreveu: ↑03 jun 2021, 22:36Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.
Não percebeste. Por isto aparentemente ser uma novidade, a miio não faz a simulação corretamente e dá valores exorbitantes. Portanto mais um "prego" que a miio vai ter que pôr nas simulações para cobrir estes casos.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Defender o modelo português, colar os OPC a um mercado livre e concluir com o mercado a funcionar?mjr Escreveu: ↑03 jun 2021, 22:36Para mim é muito simples. Se não gosto do preço/estrutura de preços/etc faço o seguinte: não carrego nesse posto. Limitar a liberdade tarifária dos OPC não faz sentido num mercado livre.
Esta taxa inicial com crédito é basicamente um consumo mínimo. Não vejo nada de mal nisso, nem o caso indicado me parece exagerado. Teria de ser um OPC muito parvo para colocar 1€/min ou 40€/25min... em vez de prejudicar o UVE (que não iria carregar lá) iria prejudicar-se apenas a si, pela péssima imagem que iria colocar no mercado.
A Miio não contempla estas situações. Ótimo, excelente, mais uma ótima razão para escolherem a Miio. Lá está, é o mercado.
Ah não? Pois não, mas limitar um agente económico, o mesmo OPC, na escolha do fornecedor, na aquisição e gestão de clientes e obrigando-o a vender minutos em vez de energia, faz sentido num mercado livre?cfvp Escreveu: ↑03 jun 2021, 22:58Claro, até porque temos uma rede enorme para nos darmos a esse luxo. Bem, pelo menos nalguns sítios já podemos escolher, mas não em todos. De qualquer forma, isto só complica, não simplifica. Agora temos que andar à caça dos postos "adequados" ao nosso carro, já não bastava as complicações todas que já existem, com preços por minuto, que temos que contemplar a potência de carregamento do nosso carro, e isto é só no OPC.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O maior problema que vejo nesse posto é simplesmente o preço por min mais elevado que o normal (0.12€/min). de resto o "consumo mínimo" de 20 ou 25 min não me parece o fim do mundo.
Por acaso tendo "consumo mínimo" estava a espera de um valor inferior no calculo €/min.
Digamos que eles afinam para um "consumo mínimo" de 20min a 0.07€/min por exemplo, abaixo do "normal". Continuavam a achar caro e errado?
Eu acho bem melhor que cobrar uma taxa de activação sem razão.
Digamos que é mesmo como um consumo mínimo, é bem melhor beber 2 cervejas grátis pelo preço da entrada no bar do que pagar um valor pelo bilhete só para entrar e depois pagar as 2 cervejas a parte não? Para quem vai consumir mesmo fica mais barato o consumo mínimo!
(Achei piada usar esta metáfora quando nem bebo cerveja e nunca fui a bares e cenas de consumos mínimos, posso agora faze-lo em postos de carga rápida
)
Por acaso tendo "consumo mínimo" estava a espera de um valor inferior no calculo €/min.
Digamos que eles afinam para um "consumo mínimo" de 20min a 0.07€/min por exemplo, abaixo do "normal". Continuavam a achar caro e errado?
Eu acho bem melhor que cobrar uma taxa de activação sem razão.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Ninguém obriga os OPC a cobrarem minutos ou energia, eles escolhem livremente como vender o seu serviço. E sim, há livre concorrência entre OPCs, gostava que alguém me explicasse o que tem a ver o facto de os OPC não poderem vender a energia de isso limitar a sua escolha de ao nível do que podem cobrar. Há livre concorrência entre OPCs tal como há entre CEMEs. Os OPCs e os CEMEs não concorrem entre si, é verdade, mas o serviço que vendem é diferente, uns vendem energia e os outros vendem o uso de um equipamento e ocupação de um espaço.
Se carregar 25min é um uso longo num PCN, eu vou ali e já venho... Acho que está a faltar alguma razoabilidade nos argumentos!
E claro que temos que "andar à caça dos postos adequados", tal como o fazemos no supermercado, alguns ainda fazem nos combustíveis, e até na escolha no barbeiro, enfim... nem sei o que é que tem o modelo a ver com isto, qualquer coisa que não concordam parece que é sempre o modelo, quando são apenas escolhas livres de agentes dos mercado.
EDIT- a minha visão é exatamente a do frankensousa. Um consumo mínimo é mais simples e vantajoso para mim como UVE do que uma taxa de ativação, num uso razoável do posto. Se é para carregar 1 ou 2 kW.h então mais vale nem meter à carga...
Se carregar 25min é um uso longo num PCN, eu vou ali e já venho... Acho que está a faltar alguma razoabilidade nos argumentos!
E claro que temos que "andar à caça dos postos adequados", tal como o fazemos no supermercado, alguns ainda fazem nos combustíveis, e até na escolha no barbeiro, enfim... nem sei o que é que tem o modelo a ver com isto, qualquer coisa que não concordam parece que é sempre o modelo, quando são apenas escolhas livres de agentes dos mercado.
EDIT- a minha visão é exatamente a do frankensousa. Um consumo mínimo é mais simples e vantajoso para mim como UVE do que uma taxa de ativação, num uso razoável do posto. Se é para carregar 1 ou 2 kW.h então mais vale nem meter à carga...
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Dou-te um exemplo muito simples que já várias vezes aqui foi explanado e que teimas em não querer ver.
O OPC até é dono do espaço onde tem os postos de carregamento e tem uma produção fotovoltaica de autoconsumo no telhado.
Podia e devia poder aproveitar essa vantagem para formatar o seu preço, ser verdadeiramente competitivo (e a ganhar muito dinheiro)
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pensava que as pessoas queriam rotatividade nos postos, especialmente em PCRs. Com este tipo de práticas vai-se incentivar o contrário... Além de que não tem nenhuma vantagem para UVE, só desvantagens. Teria vantagem para o UVE se o preço fosse inferior, o que não é o caso.frankesousa Escreveu: ↑04 jun 2021, 10:09O maior problema que vejo nesse posto é simplesmente o preço por min mais elevado que o normal (0.12€/min). de resto o "consumo mínimo" de 20 ou 25 min não me parece o fim do mundo.
Por acaso tendo "consumo mínimo" estava a espera de um valor inferior no calculo €/min.
Nesse caso já fazia mais sentido porque promovia as pessoas a não ficarem mais dos 25min. Por outro lado continuaria a incentivar ficar os 25min, mesmo que não precisem, ou seja, desincentiva a rotatividade dos postos. O ideal, na minha opinião, é como faz a prio em alguns sítios, com um valor mais baixo até 30min e depois cobra mais caro. Assim não se incentiva a pessoa a ficar os 30min e desincentiva a ficar mais também.frankesousa Escreveu: ↑04 jun 2021, 10:09Digamos que eles afinam para um "consumo mínimo" de 20min a 0.07€/min por exemplo, abaixo do "normal". Continuavam a achar caro e errado?
Eu acho bem melhor que cobrar uma taxa de activação sem razão.
Nesse caso dos bares não tens já um sistema complexo por trás, com OPC, CEME, Mobi.e, pagamento por minuto ou kWh tanto no OPC como CEME, com tarifa em vazio e fora de vazio, mais taxas e impostos. Por isso é que precisamos da miio para simular, acho que não existe nenhuma "miio" para baresfrankesousa Escreveu: ↑04 jun 2021, 10:09Digamos que é mesmo como um consumo mínimo, é bem melhor beber 2 cervejas grátis pelo preço da entrada no bar do que pagar um valor pelo bilhete só para entrar e depois pagar as 2 cervejas a parte não? Para quem vai consumir mesmo fica mais barato o consumo mínimo!
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Essa diferenciação de um vende o uso do equipamento e outro energia só existe porque quiseram separar as entidades. Se fosse a mesma entidade não sei se teriamos tantos OPCs a fornecer carregamentos ao minuto, especialmente em PCNs.mjr Escreveu: ↑04 jun 2021, 10:17Ninguém obriga os OPC a cobrarem minutos ou energia, eles escolhem livremente como vender o seu serviço. E sim, há livre concorrência entre OPCs, gostava que alguém me explicasse o que tem a ver o facto de os OPC não poderem vender a energia de isso limitar a sua escolha de ao nível do que podem cobrar. Há livre concorrência entre OPCs tal como há entre CEMEs. Os OPCs e os CEMEs não concorrem entre si, é verdade, mas o serviço que vendem é diferente, uns vendem energia e os outros vendem o uso de um equipamento e ocupação de um espaço.
É engraçado quererem falar da liberdade dos OPCs quando os forçam a usar um modelo em particular. É mesmo engraçado.
Mas isto nem é num PCN, é um PCR! E sim é normal alguém só precisar de usar o PCR por 10 ou 20 minutos e não os 25. De qualquer maneira, num PCN de 22kW ainda são 5.5kWh só 15min, a pessoa é obrigada a usar os 25min se não quer/precisa?
A diferença dos combustíveis é que os preços não variam assim tanto e há muito mais oferta. Com os supermercados é a mesma coisa. Neste momento se quiser carregar um Leaf em PCN estou lixado, provavelmente vou pagar um balúrdio. A alternativa é usar "forçosamente" PCRs e, com sorte, não ter rapidgate. No fim da viagem há-de ficar uma conta bonita.mjr Escreveu: ↑04 jun 2021, 10:17E claro que temos que "andar à caça dos postos adequados", tal como o fazemos no supermercado, alguns ainda fazem nos combustíveis, e até na escolha no barbeiro, enfim... nem sei o que é que tem o modelo a ver com isto, qualquer coisa que não concordam parece que é sempre o modelo, quando são apenas escolhas livres de agentes dos mercado.

O ideal é nem ter consumo mínimo, nem sei para que é isso. Já não basta ser por minuto ou kWh, ainda tem que complicar mais. Também há consumo mínimo nas bombas de gasolina?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Estou a ver mal a coisa ou isto é um supermercado?
Se é, então é mais que óbvio (para mim pelo menos) que quem investiu no posto tem muita vontade que o cliente passe lá 30 min ou mais de cada vez que vai.
E se é para ligar 5 min se calhar nem querem lá ninguém.
Não me parece que seja um posto que queiram rotatividade de 5 min porque isso quer dizer que não se fez grandes compras!
Se é, então é mais que óbvio (para mim pelo menos) que quem investiu no posto tem muita vontade que o cliente passe lá 30 min ou mais de cada vez que vai.
E se é para ligar 5 min se calhar nem querem lá ninguém.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não acho a ideia totalmente descabida. Eu com um carro de 28kWh a média de tempo que faço num PCR anda a volta dos 15 minutos, talvez para mim não faça sentido, já para uma pessoa com um carro com uma bateria maior talvez faça.
Acho que estão a baralhar as coisas. Uma coisa é a prestação de um serviço com consumo mínimo, que neste caso é de 25 minutos (tempo que o OPC decidiu por algum motivo), o UVE se quiser usa, se não quiser, não usa os 25 minutos, sabendo que vai desperdiçar dinheiro. Outra coisa é o preço. Este OPC decidiu que o preço seria o mesmo, não dando qualquer beneficio, mas poderia fazê-lo.
Também compreendo quando dizem que os 25 minutos prejudica a rotatividade, mas o OPC chegou aos 25 minutos nestes postos em específicos se calhar porque não tem a rotatividade pretendida. Se tiver uma média de tempo de 10 / 15 minutos por carregamento em 3 ou 4 carregamentos por dia, nunca mais tem retorno do investimento, assim é uma maneira de fazer com que o cliente esteja mais tempo a carregar.
Acho que estão a baralhar as coisas. Uma coisa é a prestação de um serviço com consumo mínimo, que neste caso é de 25 minutos (tempo que o OPC decidiu por algum motivo), o UVE se quiser usa, se não quiser, não usa os 25 minutos, sabendo que vai desperdiçar dinheiro. Outra coisa é o preço. Este OPC decidiu que o preço seria o mesmo, não dando qualquer beneficio, mas poderia fazê-lo.
Também compreendo quando dizem que os 25 minutos prejudica a rotatividade, mas o OPC chegou aos 25 minutos nestes postos em específicos se calhar porque não tem a rotatividade pretendida. Se tiver uma média de tempo de 10 / 15 minutos por carregamento em 3 ou 4 carregamentos por dia, nunca mais tem retorno do investimento, assim é uma maneira de fazer com que o cliente esteja mais tempo a carregar.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Para mim a questão é que noutros PCR no Auchan a tarifa OPC fica entre 9 e 12 cêntimos por kWh.
Neste caso se fizerem a conversão para os primeiros 25 minutos a tarifa OPC fica a 16 cêntimos por kWh para quem carregar a 45kW.
Neste caso se fizerem a conversão para os primeiros 25 minutos a tarifa OPC fica a 16 cêntimos por kWh para quem carregar a 45kW.