

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mais vale tarde que nunca
E é muito importante pessoas "poderosas" aparecerem a denunciar este aborto da ME que temos. Quanto mais aparecerem mais depressa isto muda.
Mas não deixa de ser curioso, aparecer agora o António Mexia a criticar um modelo cuja gestação teve muitos espermatozoides dele.
E é muito importante pessoas "poderosas" aparecerem a denunciar este aborto da ME que temos. Quanto mais aparecerem mais depressa isto muda.
Mas não deixa de ser curioso, aparecer agora o António Mexia a criticar um modelo cuja gestação teve muitos espermatozoides dele.
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Agora!
Repara na data do artigo. 


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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tanto quanto foi escorrendo por aqui e não só (lendo a contribuição da EDP para o RME também se percebe), a EDP é dos players que defendeu o modelo "normal" em que teriam controlo total sobre os postos. Sem MobiE 
Mesmo concordando com a posição da EDP, se formos a avaliar pelo que têm feito em termos de experiência para o utilizador, também não seria um futuro risonho, se considerarmos que pelo menos há pouco tempo ainda não havia sequer uma área de cliente onde consultar os consumos.
Também se pode dizer (e eu acredito) que se pudessem usar um backoffice de mercado, em pouco tempo teriam isso tudo porque é standard em vez de reinventar a roda (veja-se o continente)

Mesmo concordando com a posição da EDP, se formos a avaliar pelo que têm feito em termos de experiência para o utilizador, também não seria um futuro risonho, se considerarmos que pelo menos há pouco tempo ainda não havia sequer uma área de cliente onde consultar os consumos.
Também se pode dizer (e eu acredito) que se pudessem usar um backoffice de mercado, em pouco tempo teriam isso tudo porque é standard em vez de reinventar a roda (veja-se o continente)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
No nosso modelo, em que há separação de entidade gestora e operador, quem teria acesso a esta informação do back-end? A Mobi.E, o OPC, ou ambos ?
A partir do minuto 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=uzDLQ4gIFF4
A partir do minuto 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=uzDLQ4gIFF4
- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Também não deposito grande fé na EDP ou Galp, como empresas que se preocupem co m os utilizadores finais, o que lhe importa são grandes numeros e indicadores ,etc...BrunoAlves Escreveu: ↑09 jun 2021, 08:48Tanto quanto foi escorrendo por aqui e não só (lendo a contribuição da EDP para o RME também se percebe), a EDP é dos players que defendeu o modelo "normal" em que teriam controlo total sobre os postos. Sem MobiE
Mesmo concordando com a posição da EDP, se formos a avaliar pelo que têm feito em termos de experiência para o utilizador, também não seria um futuro risonho, se considerarmos que pelo menos há pouco tempo ainda não havia sequer uma área de cliente onde consultar os consumos.
Também se pode dizer (e eu acredito) que se pudessem usar um backoffice de mercado, em pouco tempo teriam isso tudo porque é standard em vez de reinventar a roda (veja-se o continente)
Verdade seja dita têm um bom backoffice de assistência ao reporte de avarias, recebemos email com o numero do registo, fazem acompanhamento telefónico e dois 2 casos reportados, 1 foi resolvido rapidamente.
No ENVE estava a tentar "vendar" uma aplicação que permitia pelo menos ver a localização dos postos e o seu estado (não me recordo se referiram os consumos, mas nada que uma pesquisa na net não esclareça).
Há pequenas coisas aqui e ali, mas de facto de uma empresa como a EDP era de esperar muito mais na instalação de postos e outras coisas mais...
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Seria o operador, pois a Mobi.e só faz o mesmo que outras plataformas de roaming na Europa, que é receber e enviar consumos, tarifários e localizações.alexmol Escreveu: ↑09 jun 2021, 13:10No nosso modelo, em que há separação de entidade gestora e operador, quem teria acesso a esta informação do back-end? A Mobi.E, o OPC, ou ambos ?
A partir do minuto 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=uzDLQ4gIFF4
Esse backoffice (e outros) devem ser escolhidos pelos operadores em breve.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, têm agora possibilidade de colocar preços por tomada tendo em conta a hora do dia, o dia da semana, a potência do veículo, os kWh carregados, a duração da sessão por minuto ou por kWh.
Por exemplo, podem ter tarifário por minuto durante o dia e por kWh durante a noite.
Para a miio, implica criar um novo simulador para a funcionalidade de outros CEMEs, dado que o preço miio já está a suportar estas variações.
- Apr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Posso estar a ser ser pessimista, mas não vejo nada que vá benefeciar o utilizador, estamos a caminhar a passos largos para um sistema que será tão flexivel e complexo que vai ser propício para enganar legitimamente os utilizadores.
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E não fui eu que disse 
Não sei se alguém já falou aqui na Easycharger e Iberdrola. 20cts/kWh em PCN e 30cts/kWh em PCR. Feito. Preço final e ali à vista.
Mas não, complicado é ter várias apps

Não sei se alguém já falou aqui na Easycharger e Iberdrola. 20cts/kWh em PCN e 30cts/kWh em PCR. Feito. Preço final e ali à vista.
Mas não, complicado é ter várias apps

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
