PS - A autonomia a 100% e o Scan my Tesla indicam cerca de 10% de degradação. Não é só o Leaf a sobre estimar a degradação...
Não tenho a certeza que seja assim tão fácil de estimar o SOC numa bateria que nunca mostra os seus limites. Pela tensão é apenas uma aproximação rudimentar, pela energia que sai/entra + temperatura e c rate, acumula erro à medida que os ciclos vão sendo feitos, sendo preciso recalibrar de vez em quando.
Apesar de ter o carro na garagem, a temperatura inferior aos 21º, quando está a carregar por vezes liga o ar condicionado, presumo que seja para arrefecer as baterias.mjr Escreveu: ↑15 jun 2021, 16:49O controlo do pack entre o S e o 3 penso ser bastante diferente. Nunca ligou a climatização do pack, até porque a garagem está a uns amenos 21ºC.
A razão para ele subestimar a capacidade é porque nunca faz ciclos profundos, a não ser quando em viagens grandes. No dia a dia anda sempre entre os 30-70%, sem preocupação em manter qualquer tipo de valor de SOC. Quando me lembro, coloco à carga e ao voltar tem mais 20-30%, que dão para mais uns dias.
Sim, é o ID.3, em casa carrego entre 25A a 30A, depende do consumo restante e agora é frequente ouvir o ar condicionado quando carrego ao domingo porque é durante o dia para aproveitar a produção solar e oiço o barulho quando estou perto da garagem.mjr Escreveu: ↑18 jun 2021, 20:45Estás a referir-te ao ID3, certo? É possível que seja para arrefecer o carregador, no Model 3 quando carrega em trifásico a 11kW liga a ventilação.
Arrefecer a bateria num carregamento AC até 11kW não é necessário per se. A não ser que a bateria já estivesse quente.
Quanto a ter no mínimo 60%, se tens essa necessidade o melhor é carregar a 80% todos os dias. Ficas com margem adicional e 60% vs 80% em termos de degradação é praticamente a mesma coisa.