No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
No pack de tração é negligenciável, mas nos componentes ativos, OBC etc é o dobro do tempo que ficam ligados, por isso a não ser que haja uma razão válida para carregar lento (limitação potencia disponivel, poupar $$ a carregar apenas com solar, horário com muito consumo, etc ) quanto mais rápido melhor e mais eficiente.
Carregar a 16A ou 30A numa bateria automóvel atual é para todos os efeitos igual ao nível da degradação, exceto talvez em condições extremas de temperatura baixa (abaixo de -20C). É em potências "a sério" que esse efeito acontece a temperaturas normais. Diria que de 0.3C para cima, o que numa bateria de 80kW.h corresponde a 24kW de potência de carga. Hoje em dia as baterias estão bem protegidas para este tipo de degradação, mantendo-a a um nível muito baixo. Isto é conseguido com modelos avançados da química da bateria, onde a corrente máxima de carga para cada SOC e temperatura (e até o tempo a correntes elevadas) é definida.
Desminto categoricamente
Carregar até 80% se não precisar de mais, mas se carregar mais, sair logo com o carro, daí eu ter a opção de configurar que quero o carro a x% há hora que eu quiser.mafgod Escreveu: ↑18 jun 2021, 21:54Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80%
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?