Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Fui supreendido pela obrigatoriedade em apresentar o cabo de carregamento numa inspeção periódica, em que medida isto traz mais segurança quando se circula numa estrada pública?
O cabo de carregamento é o que? o EVSE? o cabo dos postos publicos?
Como atestam a funiconalidade do mesmo?
O inspetor até desabafou que nem sabe o que verificar!
Não estou a compreender isto, parece ter havido alterações em Novembro de 2020, alguém tem acompanhado estas alterações às regras? Creio tratar-se de uma medida abusiva, eu como utilizador de VE de bateria "curta" que apenas circula na cidade não costumo trazer no carro nenhum EVSE nem cabo, o carro carrega exclusivamente em casa, se ficar apeado, problema meu, igual a um CI ficar sem combustivel, sujeito a uma coima se for apanhado.
Alguém anda a gozar com isto, do ponto de vista da saude coletiva local o diesel é o pior que há, quando vão às inspeções, todos alterados no que toca às emissões, passam com distinção, e as regras das inspeções "apertam" para os VE???
Em todo o caso fica o alerta, se forem à inspeção não se esqueçam de por lá qualquer coisa na mala com uns fios à mostra e uns cabos enrolados e tal para não chumbarem por falta da cabo de carregamento!
O cabo de carregamento é o que? o EVSE? o cabo dos postos publicos?
Como atestam a funiconalidade do mesmo?
O inspetor até desabafou que nem sabe o que verificar!
Não estou a compreender isto, parece ter havido alterações em Novembro de 2020, alguém tem acompanhado estas alterações às regras? Creio tratar-se de uma medida abusiva, eu como utilizador de VE de bateria "curta" que apenas circula na cidade não costumo trazer no carro nenhum EVSE nem cabo, o carro carrega exclusivamente em casa, se ficar apeado, problema meu, igual a um CI ficar sem combustivel, sujeito a uma coima se for apanhado.
Alguém anda a gozar com isto, do ponto de vista da saude coletiva local o diesel é o pior que há, quando vão às inspeções, todos alterados no que toca às emissões, passam com distinção, e as regras das inspeções "apertam" para os VE???
Em todo o caso fica o alerta, se forem à inspeção não se esqueçam de por lá qualquer coisa na mala com uns fios à mostra e uns cabos enrolados e tal para não chumbarem por falta da cabo de carregamento!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Sim, lembro-me de ver isso a ser discutido no fb há uns tempos. Sim, eu sei que tu és uma pessoa sã e não tens FB 
Mas basicamente é isso, desde Novembro passado é obrigatório mostrar o cabo de carregamento. Qual, acho que o diploma não especifica.

Mas basicamente é isso, desde Novembro passado é obrigatório mostrar o cabo de carregamento. Qual, acho que o diploma não especifica.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Fui este fim de semana a inspecção com o meu carro pela primeira vez e ninguém me perguntou por isso.
Alias nem viram metade do carro. O inspector estava tão entusiasmado por ser o primeiro electrico que ia inspeccionar que estava mais interessado em perceber como o carro funcionava do que propriamente fazer a inspecção.
Viu as luzes da frente, travões, suspensão, direcção, e a parte debaixo do carro. Ficou por ver, luzes de trás (todas), limpa para brisas frente e trás, buzina, cintos. Foi uma maravilha para ele e para mim.

Alias nem viram metade do carro. O inspector estava tão entusiasmado por ser o primeiro electrico que ia inspeccionar que estava mais interessado em perceber como o carro funcionava do que propriamente fazer a inspecção.
Viu as luzes da frente, travões, suspensão, direcção, e a parte debaixo do carro. Ficou por ver, luzes de trás (todas), limpa para brisas frente e trás, buzina, cintos. Foi uma maravilha para ele e para mim.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Também me deparei com essa aberração à dias na inspeção do meu primeiro Leaf (que ainda mantenho) e que já circula cá em casa desde 2011.
"Tem os cabos de carregamento?"
Não, tenho uma WB com cabo fixo na garagem. "Mas tem que ter cabo senão chumba..."
Liguei de imediato à minha esposa que foi lá a correr com o outro carro e mostrei o cabo do outro...
Que grande palhaçada. Um VE até nem precisa de cabo!!! pode perfeitamente carregar em casa numa WB e na rua nos PCR com mangueira.
Para que C*****O é que temos que levar o cabo? Um ICE leva a mangueira da bomba ou a pistola?
Ainda perguntei ao inspetor se tinha que mostrar o cartão CEME
... pois sem cartão o cabo que lhe mostrei não serve para merda nenhuma.
Enfim, é o que temos. Isto é bem revelador dos brilhantes idiotas que regulam esta coisa da ME
"Tem os cabos de carregamento?"

Liguei de imediato à minha esposa que foi lá a correr com o outro carro e mostrei o cabo do outro...
Que grande palhaçada. Um VE até nem precisa de cabo!!! pode perfeitamente carregar em casa numa WB e na rua nos PCR com mangueira.
Para que C*****O é que temos que levar o cabo? Um ICE leva a mangueira da bomba ou a pistola?
Ainda perguntei ao inspetor se tinha que mostrar o cartão CEME

Enfim, é o que temos. Isto é bem revelador dos brilhantes idiotas que regulam esta coisa da ME
E não arrancaste a WB para mostrar ao senhor?? Não pode ser...FullElectric Escreveu: ↑22 jun 2021, 01:06Também me deparei com essa aberração à dias na inspeção do meu primeiro Leaf (que ainda mantenho) e que já circula cá em casa desde 2011.
"Tem os cabos de carregamento?"![]()
![]()
Não, tenho uma WB com cabo fixo na garagem. "Mas tem que ter cabo senão chumba..."

Agora falando a sério, isto é estranho. Eu até consigo perceber o porquê, mas há gente que tem WB em casa e carrega sempre assim ou mesmo que usem a rede pública, podem só usar PCRs...
Lembro-me de uma vez no Fórum Coimbra, uma pessoa que queria carregar no posto que há lá e até me perguntou o que era preciso para carregar ali, então chegámos à conclusão que nem tinha o cabo para isso! Se fosse à inspeção agora se calhar mandavam-lhe comprar o cabo.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
É das decisões mais idiotas que conheço... Enfim
- Nonnus
FullElectric Escreveu: ↑22 jun 2021, 01:06Ainda perguntei ao inspetor se tinha que mostrar o cartão CEME... pois sem cartão o cabo que lhe mostrei não serve para merda nenhuma.

Se fosse um gajo entendido no assunto tinha respondido: - não, basta a app Miio.

- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Registado: 20 mar 2017, 16:20
- Data de fabrico: 0- 1-2019
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Eu por acaso também não sabia. Apesar de o meu precisar de ainda mais 1 ano e meio para lá ir, para mim é realmente uma decisão muito estúpida...
Se alguém ficar apeado porque não encheu o o tanque de combustível, é igual a ficar apeado porque não carregou o suficiente... Será que agora nos CIs deviam também começar a verificar se o pessoal anda com um funil, para caso se esqueçam de ir à bomba e fiquem apeados se possa encher combustível com um garrafão?
Ainda vão ver que quem teve a ideia foi algum governante que num dia de viagem o seu carro elétrico conduzido por um motorista não tinha carga suficiente para ir a uma inauguração porque se esqueceram de colocar a carregar, e ele não andava com o cabo, e vai daí ele pensou: "Era mesmo boa ideia que isto fosse verificado na inspecção assim o meu motorista ganhava o hábito de andar sempre com ele..."

Se alguém ficar apeado porque não encheu o o tanque de combustível, é igual a ficar apeado porque não carregou o suficiente... Será que agora nos CIs deviam também começar a verificar se o pessoal anda com um funil, para caso se esqueçam de ir à bomba e fiquem apeados se possa encher combustível com um garrafão?

Ainda vão ver que quem teve a ideia foi algum governante que num dia de viagem o seu carro elétrico conduzido por um motorista não tinha carga suficiente para ir a uma inauguração porque se esqueceram de colocar a carregar, e ele não andava com o cabo, e vai daí ele pensou: "Era mesmo boa ideia que isto fosse verificado na inspecção assim o meu motorista ganhava o hábito de andar sempre com ele..."
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Às vezes as medidas não são tão absurdas quanto isso, a sua implementação ou a preparação de quem tem de as executar é que levam a essas conclusões:
https://www.wattson.pt/2020/09/10/ev-e- ... inspecoes/
https://www.wattson.pt/2020/09/10/ev-e- ... inspecoes/
- Nonnus
A questão é que nem os inspectores conhecem essas diretrizes, basta ver o meu caso.
Na questão do cabo pode fazer sentido haver uma inspecção ao cabo pois este pode apresentar degradação devido ao mau uso ou uso intensivo. Vamos supor que o cabo tem a ficha partida e os bornes a mostra. Como é um equipamento que é para usar na via publica e que pode causar danos a terceiros acaba por ser uma norma de segurança.
Agora aqui levanta-se outra questão de haver pessoas que não carregam na via publica e como tal não tem de ter o cabo. Como sabemos o cabo nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro. É estupido ter que comprar um cabo só para apresentar na inspecção, quando nem sequer faço uso do carregamento na via publica.
Fica aqui a dica para UVE intervir junto da entidades responsáveis por este assunto. Também era bom a UVE enviar um email aos seus associados a explicar esta situação para não haver surpresas.
Na questão do cabo pode fazer sentido haver uma inspecção ao cabo pois este pode apresentar degradação devido ao mau uso ou uso intensivo. Vamos supor que o cabo tem a ficha partida e os bornes a mostra. Como é um equipamento que é para usar na via publica e que pode causar danos a terceiros acaba por ser uma norma de segurança.
Agora aqui levanta-se outra questão de haver pessoas que não carregam na via publica e como tal não tem de ter o cabo. Como sabemos o cabo nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro. É estupido ter que comprar um cabo só para apresentar na inspecção, quando nem sequer faço uso do carregamento na via publica.
Fica aqui a dica para UVE intervir junto da entidades responsáveis por este assunto. Também era bom a UVE enviar um email aos seus associados a explicar esta situação para não haver surpresas.

- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km