
Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.
Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.
Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.
Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.
Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Faltou dizer que não sujam o chão, e a cabeça dos inspectores com pingas de óleo e de combustível.Apr Escreveu: ↑23 jun 2021, 23:35Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.
Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.
Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.

Concordo que intervalos de um ano para VE´s não se justifica pelo pouco desgaste que estes carros apresentam em comparação com os ICE´s. Mesmo alegando questões de segurança, todos sabemos que os nossos carros até os travões tem mais longevidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
É que se ao menos houvesse uma associação que defendesse os interesses dos UVEs e chamasse a atenção dos responsáveis políticos para isto...Apr Escreveu: ↑23 jun 2021, 23:35Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.
Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.
Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Tente junto da DECO

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
A inspeção não serve só para avaliar a emissão de gases, aliás, isso até é uma verificação secundária ao objetivo inicial das inspeções que sempre foi o de garantir que os carros mais antigos circulam em condições de segurança!
Se não me falha a memória, não sei se ainda é assim, as inspeções à emissão de gases eram feitas com base em legislação antiquada e praticamente inuteis!
Há outros componentes do carro que são avaliados e tambem são válidos para os carros elétricos.
Exemplo de alguns dos itens que são avaliados: o estado dos pneus, o estado das suspensões, o estado dos travões...
Se os locais de inspeção aonde vão só analisam as luzes, é porque são locais de inspeção pouco sérios!
Só é realmente pena que seja obrigatório mostrar o cabo e eles não saibam para o que estão a olhar.
Se calhar a intenção do legislador é que seja verificado que as fichas não estão partidas, que não há cabos descarnados, que não há cortes no isolamento do cabo, entre outros problemas que um cabo de carregamento pode apresentar...
Quando houver um incidente com um cabo de carregamento danificado aposto que vai logo aparecer quem aponte o dedo!
Se não me falha a memória, não sei se ainda é assim, as inspeções à emissão de gases eram feitas com base em legislação antiquada e praticamente inuteis!
Há outros componentes do carro que são avaliados e tambem são válidos para os carros elétricos.
Exemplo de alguns dos itens que são avaliados: o estado dos pneus, o estado das suspensões, o estado dos travões...
Se os locais de inspeção aonde vão só analisam as luzes, é porque são locais de inspeção pouco sérios!
Só é realmente pena que seja obrigatório mostrar o cabo e eles não saibam para o que estão a olhar.
Se calhar a intenção do legislador é que seja verificado que as fichas não estão partidas, que não há cabos descarnados, que não há cortes no isolamento do cabo, entre outros problemas que um cabo de carregamento pode apresentar...
Quando houver um incidente com um cabo de carregamento danificado aposto que vai logo aparecer quem aponte o dedo!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Fui hoje fazer a IPO dos 10 anos do meu Leaf mk1. Tudo tranquilo e não pediram nada sobre o cabo de carregamento… nem pediram para ver qualquer equipamento obrigatório, como o triângulo.
Aqui a questão não é se um eventual cabo de carregamento deve ser verificado. É a questão da obrigatoriedade de ter esse cabo, que me parece ser muito excessivo. E isso devia ser clarificado: se tem cabo, deve ser verificado. Se não tem… siga.
Aqui a questão não é se um eventual cabo de carregamento deve ser verificado. É a questão da obrigatoriedade de ter esse cabo, que me parece ser muito excessivo. E isso devia ser clarificado: se tem cabo, deve ser verificado. Se não tem… siga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Mas sabes que dessa maneira o que vai acontecer é que quem tem o cabo danificado não o vai levar, vai dizer que não tem e, depois chega a casa e volta por no carro. Se tenho solução para isso? Não, e concordo que não faz sentido exigir uma coisa que muitos nem usam e, como já foi dito, nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro.
Edit:
Talvez a solução passa-se por em vez de ser na inspecção a verificação do cabo pudesse ser feita por um agente da autoridade quando te mandam parar. Da mesma maneira que as vezes pedem para mostrar o colete e o triangulo, no caso dos electricos pediam para mostrar o cabo e, em caso de estar danificado haver então uma coima. Em caso de não haver cabo no carro é deixar passar.
Última edição por Nonnus em 24 jun 2021, 16:52, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Devia ser como o pneu suplente 
A existir, tem de estar em condições de ser usado.

A existir, tem de estar em condições de ser usado.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Também fiz a 1.a inspeção em abril passado e não pediram o cabo.
Não faz qualquer sentido!
Não faz qualquer sentido!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Isso!
O estado do cabo não tem implicação na segurança dos outros utilizadores da via pública, pelo que exigir a sua presença, mesmo que a pessoa não o tenha, é manifestamente, a meu ver, como disse, excessivo.
Existindo, deve ser verificado. Se a pessoa mentir e disser que não tem, é esta que fica a perder.
Para mim isto é muito claro, como parece ser, de certo modo, o consenso neste espaço.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt