Finalmente um Híbrido Diesel!!!

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vgomes
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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por vgomes » 28 jan 2011, 17:04

Voltando ao tópico, Hibrido Diesel, já pensaram bem que faz mais sentido um hibrido ser a gasolina que a diesel?

Se bem que em portugal devido a distorção fiscal o diesel custa menos que a gasolina possa fazer mais sentido na nossa carteira, pensando só na engenharia:

Diesel:
Força em baixas
atritos maiores, desgastes maiores em altas. resolvível com os diesel modernos (Injecção, turbo, 16 válvulas) caros e que avariam
menos consumo em litros
emissoes de particulas finas e NOx, resovivel com filtros, caros e que avariam

Gasolina:
Pouca força em baixas, resolvivel com turboes e compresosores e injeccao directa ( o tal do downsize )
motor mais rotativo
do poço à roda "Well to wheel" gasta menos litros de petroleo, logo menos emissoes.

Electrico:
Binario alto e instataneo
peso reduzido para a potencia que tem
Mais eficiente mas tb por causa disso em velocidade de AE a autonomia tem um impacto grande na autonomia.



posto isto, se fossem eng (e nao CEO de uma marca que tem que se preocupar com as vendas etc) quais destes 3 motores juntavam para fazer uma "powertrain" mais eficiente?


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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por mjr » 28 jan 2011, 18:14

Relativamente a eficiência pump to wheel, sem dúvida o diesel. Além de o diesel ter mais energia específica por unidade de volume, também permite taxas de compressão superiores, logo rendimentos superiores.
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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 19:25

Sem dúvida a diesel+eléctrico. Independentemente do tipo de emissões, menor consumo=menor emissões e maior rentabilidade. Por muito moderno, eficiente e agradável que seja um motor a gasolina, em 99% dos casos não consegue ter um consumo igual a um motor a gasóleo com rendimento equivalente.

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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por Seal » 28 jan 2011, 19:41

Pois mas o problema do diesel é este, por isso é que nem sequer é permitido registar carros a diesel na Califórnia, Nova Iorque e penso que em mais locais.

http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1286.0

http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=479.0

http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=173.0

Híbridos diesel não são economicamente nem ambientalmente viáveis.
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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por vgomes » 28 jan 2011, 19:46

A questao é que se diminuirmos os CC a um diesel e depois o ajudarmos com um electrico, estamos a por 2 motores com mt força em baixa.
Se for um a gasolina complementam-se melhor.

Um hibrido a diesel para mim so se for tipo gerador.

Os diesel só são vulgares na Europa. E porque?

Um litro de petroleo dá mais litros de gasolina que de gasoleo. Se bem que tb se gasta mais energia para chegar a gasolina.
Nao sei as quantidades de energia de um litro de gasoleo e de um de gasolina mas achoq eu a gasolina ganha e em muito. Daí ser usada em avioes, etc.

Um motor a gasoleo e a gasolina atmosfericos e com os mesmos cc qual o que tem mais potencia? Mesmo com as taxas de compressao maiores do diesel.
Isto é puramente académico e portanto vou investigar melhor. Pois na pratica, o diesel suja tudo e é cancerígeno! :twisted:


Diesel acho bem em tractores e camioes.
gasolina acho bem em avioes para as viagens nao serem só para os ricos.
Nos carros, acho que o petroleo é valioso demais para andar aí a queimar em motores parados no transito com rendimentos de 30% (motores bens e modernos portanto)

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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por ruicvt » 28 jan 2011, 19:51

Deve haver aqui um equívoco. O diesel é mais usado no continente que tem as normas anti-poluição mais severas!! Norma Euro V.

Ou querem comparar com os EUA que não assinaram o Protocolo de Quioto e estão pejados de carros a gasolina de enormes cilindradas, consumos altíssimos e emissões vergonhosas?

Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.

Agora o que argumentam os poluidores americanos pouco me diz. ;)

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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por Seal » 28 jan 2011, 19:52

É mais económico produzir gasolina que diesel, infelizmente nós todos pagamos nos impostos para meterem diesel nos carros mais barato que a gasolina, devido a uma lei que teimam em não mexer há décadas que era só para o gasóleo dito industrial... :evil: :evil:

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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por Seal » 28 jan 2011, 19:53

Factos é exactamente o que existe nos links colocados. ;)

Reparem na temperatura que se extrai o gasóleo, a energia que é usada ara aumentar a temperatura para aqueles valores invés da gasolina.
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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por vgomes » 29 jan 2011, 14:22

ruicvt Escreveu: Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Menores consumos (em litros) de diesel.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness" :)

É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.

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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!

Mensagem por Seal » 30 jan 2011, 00:22

vgomes Escreveu:
ruicvt Escreveu: Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Menores consumos (em litros) de diesel.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness" :)

É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.
X 2

Já agora, há notícias do mm assunto que falam apenas disto:
A Volvo vai levar ao Salão de Genebra um conceito da V60 Plug-in Hybrid feito em parceria com a empresa energética local Vattenfall. Mais detalhes serão revelados na mostra, mas já se sabe que a mecânica da perua será composta por um motor a gasolina de 2,4 litros de 215 cv de potência acompanhado de um elétrico no eixo traseiro com 70 cv adicionais.

O sistema Plug-in permite que as baterias de ion-lítio sejam recarregadas na tomada, poupando então o propulsor a combustão. A transmissão do conceito é automática de seis velocidades. O Salão de Genebra começa no dia 3 de março.
Não sei qual das notícias será a correcta, mas continuo a dizer que diesel híbrido não faz sentido, ainda estou para ver a 1ª marca a fazê-lo... Pode ser que me engane. ;)
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