
ID 3
Re: ID 3
Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...pemifer Escreveu: ↑15 set 2021, 19:35É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
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Re: ID 3
Vendo o vídeo está cheio de "achismos" por parte do YT, aliás é comum nos vídeos dele sobre todos os VE esses "achismos".
Eu percebo pouco disto(bem menos que vocês) mas tenho ideia que a degradação não se mede pela distância percorrida com um ano de intervalo, sendo que ele assume que há um ano andou mais devagar na AE por haver obras, nem com cargas rápidas, pelo menos leio sempre aqui algo sobre o "teste da tomada" como sendo fiável.
Eu percebo pouco disto(bem menos que vocês) mas tenho ideia que a degradação não se mede pela distância percorrida com um ano de intervalo, sendo que ele assume que há um ano andou mais devagar na AE por haver obras, nem com cargas rápidas, pelo menos leio sempre aqui algo sobre o "teste da tomada" como sendo fiável.
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Re: ID 3
Isto dos achismos é muito comum quando não sabemos ao que se deve.
Ainda alguns dias atrás falávamos que os carregamentos rápidos não provocavam degradação e até era recomendado de x em x tempo. Hoje já estamos aqui com um discurso totalmente diferente e que é a possível causa da degradação. Se num carro sem arrefecimento de baterias (Leaf de 30) e sem rapidgate (acima dos 80% ainda carrega na casa dos 40 e muitos), que foi uber, tem mais de 1000 carregamentos rápidos é dado como exemplo que os carregamentos rápidos não estraga as baterias mais que o normal, porque temos outro exemplo de um carro com a mesma degradação com 0 carregamentos rápidos.
Neste caso estamos a falar de um carro com arrefecimento das baterias, com controlo de carga consoante o SOC e a temperatura, com células que a partida são melhores que as do Leaf de 30, no entanto usa-se o achismo que provavelmente é dos carregamentos rápidos para justificar uma degradação que por si só também é um achismo.
Ainda alguns dias atrás falávamos que os carregamentos rápidos não provocavam degradação e até era recomendado de x em x tempo. Hoje já estamos aqui com um discurso totalmente diferente e que é a possível causa da degradação. Se num carro sem arrefecimento de baterias (Leaf de 30) e sem rapidgate (acima dos 80% ainda carrega na casa dos 40 e muitos), que foi uber, tem mais de 1000 carregamentos rápidos é dado como exemplo que os carregamentos rápidos não estraga as baterias mais que o normal, porque temos outro exemplo de um carro com a mesma degradação com 0 carregamentos rápidos.
Neste caso estamos a falar de um carro com arrefecimento das baterias, com controlo de carga consoante o SOC e a temperatura, com células que a partida são melhores que as do Leaf de 30, no entanto usa-se o achismo que provavelmente é dos carregamentos rápidos para justificar uma degradação que por si só também é um achismo.

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Re: ID 3
Tenho uma novidade acerca do video, que pelos vistos, ninguem viu!
É uma coisa muito facebookeana comentar com base em titulos, sem ver o conteudo. Agora que já passamos o "achismo" de que a degradação não é real, podemos fazer comentários apropriados.
É uma coisa muito facebookeana comentar com base em titulos, sem ver o conteudo. Agora que já passamos o "achismo" de que a degradação não é real, podemos fazer comentários apropriados.
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Re: ID 3
Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.cfvp Escreveu: ↑15 set 2021, 21:59Como é que esse SOH é calculado? É muito estranho um carro com esses kms e idade não ter nenhuma degradação. Até os Teslas têm alguma degradação...pemifer Escreveu: ↑15 set 2021, 19:35É que ainda recentemente li uma noticia dum Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054
Última edição por pemifer em 21 set 2021, 14:07, editado 1 vez no total.
Re: ID 3
Certo. A única explicação que encontro é que tem algum buffer e está a usar o buffer neste momento.pemifer Escreveu: ↑16 set 2021, 11:37Realmente é estranho mas no meu acontece o mesmo, tem 3 anos, 53000km e 0% de degradação.
Numa das viagens que fiz deu para fazer cálculos e o meu tem mesmo os 64kWh disponiveis.
É veres aqui, no fim do relato da viagem.
viewtopic.php?f=63&t=8300&hilit=VUVU&start=70#p143054
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Re: ID 3
Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC 
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer
Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo

Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer

Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: ID 3
Sim pode ter um buffer por cima do buffer.BrunoAlves Escreveu: ↑16 set 2021, 13:45Tem seguramente, por isso é que consegue regenerar totalmente a 100%SOC
Mas degradando pelo buffer quereria dizer também que se perderia essa capacidade de regeneração, o que também não parece acontecer. Só se houver um buffer em cima do buffer
Já no ioniq se dizia que além dos 28kWh utilizáveis existiriam mais uns 5kWh (falava-se em 33). Mas não sei ao certo

Edit: Segundo o ev-database tem 67.5 kWh de capacidade total.
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Os vídeos de pessoal a fazer o Nurburing às vezes são chatos, mas o Kyle faz um bom trabalho e consegue tornar uma volta com o ID3 em entretenimento
https://youtu.be/LRXQiOZOAM0

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