
e-Niro com 101000km e 0% de degradação
- pemifer
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e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Notícia muito interessante vinda da Nova Zelândia.
Um Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
O carro tem 104000km mas a medição do SOH foi aos 101000.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
Um Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
O carro tem 104000km mas a medição do SOH foi aos 101000.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE
- BrunoAlves
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Há um amigo e colega do fórum que também tem um com 100kkm e 100% de SOH 
Se bem que o dele é carregado maioritariamente em AC. Mas está aí para as curvas

Se bem que o dele é carregado maioritariamente em AC. Mas está aí para as curvas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Isso quer dizem uma das seguintes coisas:
Existe algum dado de testes de tomada em novo vs com 100.000km para termos uma ideia se o BMS "bloqueia" mesmo o carregamento a 100% real em novo para que a degradação não se perceba?
- O "Medidor" utilizado está a ir buscar o valor errado
- A medição está errada mesmo pelo BMS
- O BMS foi programado para "arrancar" nos 110% ou assim e manter o valor a 100% até baixar
Existe algum dado de testes de tomada em novo vs com 100.000km para termos uma ideia se o BMS "bloqueia" mesmo o carregamento a 100% real em novo para que a degradação não se perceba?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- pemifer
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
O meu tem 3 anos, 53000km e 0% degradação.
Ainda tem os 64kWh disponiveis como comprovei no meu DB.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054
Falam que tem cerca de 6% de buffer, eventualmente, a degradação está nestes 6%, ainda assim muito abaixo de outros veiculos.
Só espero é não ter uma surpresa tipo, passar de 100% de SOH para 80% de um dia para o outro.
Ainda tem os 64kWh disponiveis como comprovei no meu DB.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054
Falam que tem cerca de 6% de buffer, eventualmente, a degradação está nestes 6%, ainda assim muito abaixo de outros veiculos.
Só espero é não ter uma surpresa tipo, passar de 100% de SOH para 80% de um dia para o outro.
Última edição por pemifer em 21 set 2021, 14:07, editado 1 vez no total.
- rimsilva
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Faz-me um pouco de "confusão" falar-se de % de degradação uma vez que a degradação que vou verificando não me parece que seja linear, ou seja, não é a mesma coisa dizer que a degradação do e-niro seja de 10% e ponto, porque no fundo deverá depender se é um e-niro de 39 ou 62 kWh.
Tenho notado isso no i3, em que se diz que o i3 de 60Ah degrada muito mais do que o i3 de 94Ah (há aqui o aspecto da evoluição da quimica das baterias que naturalmente ajudam a melhor o desempenho da bateria do i3 de 94Ah), no entanto é possivel perceber em vários casos que com o mesmo numero de anos e km aproximados a degradação "absoluta" em kWh anda próxima, não é nada cientifico, mas é algo que se pode constatar em vários casos.
Outro aspecto é uma maior capacidade util ao fim de alguns anos dos REX em comparação com os BEV, o que em meu entender revela outro promenor que explica a "maior ou menor" degradação em alguns casos, que é o facto de "forçar" o VE a andar muitas vezes com a bateria próximo dos 0%.
Tenho notado isso no i3, em que se diz que o i3 de 60Ah degrada muito mais do que o i3 de 94Ah (há aqui o aspecto da evoluição da quimica das baterias que naturalmente ajudam a melhor o desempenho da bateria do i3 de 94Ah), no entanto é possivel perceber em vários casos que com o mesmo numero de anos e km aproximados a degradação "absoluta" em kWh anda próxima, não é nada cientifico, mas é algo que se pode constatar em vários casos.
Outro aspecto é uma maior capacidade util ao fim de alguns anos dos REX em comparação com os BEV, o que em meu entender revela outro promenor que explica a "maior ou menor" degradação em alguns casos, que é o facto de "forçar" o VE a andar muitas vezes com a bateria próximo dos 0%.
- frankesousa
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o e-niro 400mil km
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o e-niro 400mil km

É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Tudo dito frankesousa, bom post!frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o e-niro 400mil km![]()
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!

- pemifer
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Bem pensado!frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o e-niro 400mil km![]()
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Certo, pode ter menos mas daí a não ter nenhuma degradação, já é estranho. Só a idade, que no caso do e-Niro do pemifer são 3 anos, já é um bocado.frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o e-niro 400mil km![]()
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Acho que mais uma vez se prova que os quilometros não são o fator determinante.
O Telmo comentou no Facebook que há um Kauai com 2 anos e 150000km e 0% de degradação.
O Telmo comentou no Facebook que há um Kauai com 2 anos e 150000km e 0% de degradação.