Mas todos sabemos que o BMS não consegue fazer isso. Vai automaticamente limitar o pack.RJSC Escreveu:Não asseguram...
Cada célula tem variações dos parâmetros como capacidade e resistência interna, daí ser necessário o BMS para monitorizar cada uma individualmente e fazer o balanceamento.
Se fossem todas iguais não seria necessário BMS.
Substituição de módulo
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Re: Substituição de módulo
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Re: Substituição de módulo
No caso do Leaf o BMS faz top balancing, pelo que não há perdas de capacidade por falta de balanceamento. Obviamente que a capacidade do pack é sempre limitada pela célula mais fraca, mas não mais do que isso.
No caso de uma bateria com degradação ser substituído um módulo por um novo, apenas significa que o módulo novo será sub-utilizado pois as restantes células serão mais fracas que ele e serão elas a limitar o pack.
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Re: Substituição de módulo
Ah então percebeste o que quiz dizer: a substituições de apenas 1 módulo, afeta todo o pack e o seu desempenho, logo.....o carrro não fica como estava, antes pelo contrário...mjr Escreveu:No caso do Leaf o BMS faz top balancing, pelo que não há perdas de capacidade por falta de balanceamento. Obviamente que a capacidade do pack é sempre limitada pela célula mais fraca, mas não mais do que isso.
No caso de uma bateria com degradação ser substituído um módulo por um novo, apenas significa que o módulo novo será sub-utilizado pois as restantes células serão mais fracas que ele e serão elas a limitar o pack.
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Re: Substituição de módulo
Como um módulo só será substituído se tiver problemas, a substituição de um módulo com menor capacidade do que os restantes irá necessariamente aumentar a capacidade do pack pois ele deixará de estar limitado por esse módulo defeituoso e passará a estar limitado por outro módulo com capacidade superior.
A substituição de qualquer módulo por um de capacidade superior nunca fará diminuir a capacidade do pack, embora possa não a aumentar se o módulo substituído não for o mais fraco de todos.
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Re: Substituição de módulo
Hoje vou tentar estacionar com o segundo aviso de bateria fraca e programar para 100%. Amanhã indico quantos kWh consegui.
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Re: Substituição de módulo
Exato: qualquer substituição de uma bateria ou módulo influencia diretamente o rendimento do pack, pois haverá sempre um de capacidade superior...que vai descarregar menos e automaticamente, na carga, as outras não carregam completamente.mjr Escreveu:Como um módulo só será substituído se tiver problemas, a substituição de um módulo com menor capacidade do que os restantes irá necessariamente aumentar a capacidade do pack pois ele deixará de estar limitado por esse módulo defeituoso e passará a estar limitado por outro módulo com capacidade superior.
A substituição de qualquer módulo por um de capacidade superior nunca fará diminuir a capacidade do pack, embora possa não a aumentar se o módulo substituído não for o mais fraco de todos.
Para mim, a Nissan está a errar.
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Re: Substituição de módulo
Não foi isso que eu disse...Orlando Escreveu:Exato: qualquer substituição de uma bateria ou módulo influencia diretamente o rendimento do pack, pois haverá sempre um de capacidade superior...que vai descarregar menos e automaticamente, na carga, as outras não carregam completamente.mjr Escreveu:Como um módulo só será substituído se tiver problemas, a substituição de um módulo com menor capacidade do que os restantes irá necessariamente aumentar a capacidade do pack pois ele deixará de estar limitado por esse módulo defeituoso e passará a estar limitado por outro módulo com capacidade superior.
A substituição de qualquer módulo por um de capacidade superior nunca fará diminuir a capacidade do pack, embora possa não a aumentar se o módulo substituído não for o mais fraco de todos.
Para mim, a Nissan está a errar.
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Estas-te a esquecer que o Leaf faz top balancing, ou seja descarrega as células mais carregadas de modo a que todas possam ser carregadas a 100%. Assim, uma hipotética célula com o dobro da capacidade das restantes seria carregada a 100% como todas as outras. Na descarga a primeira célula a chegar a 0% iria limitar a capacidade do pack. A célula nova com o dobro da capacidade das outras seria descarregada só até 50%, mas não seria ela a limitar a capacidade do pack mas sim a célula mais fraca, que iria variar de 100% a 0% de SOC.
Num pack com balanceamento passivo como o do Leaf, a capacidade de uma bateria é SEMPRE limitada pela célula mais fraca. Se essa célula for substituída por uma com mais capacidade o pack irá necessariamente aumentar a capacidade. Podem ser necessárias algumas cargas a 100% para que o balanceamento fique completo, pois os shunts só conseguem descarregar cerca de 2A por célula no máximo.
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Re: Substituição de módulo
Excelente teste. Espero que consiga carregar pelo menos 18kW.h.victormcpinto Escreveu:Hoje vou tentar estacionar com o segundo aviso de bateria fraca e programar para 100%. Amanhã indico quantos kWh consegui.
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Re: Substituição de módulo
Eu não sei, mas um módulo com mais capacidade terá sempre mais capacidade, mesmo com esse top....E as sacrificadas serão sempre as mesmas....
Não sei, o tempo o dirá....
Já agora, achas normal a perda de 17% ao fim de 122.000kms?
Tendo garantia de 5 anos, até qto a nissan admite perdas no pack?
Não sei, o tempo o dirá....
Já agora, achas normal a perda de 17% ao fim de 122.000kms?
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Re: Substituição de módulo
As mais sacrificadas são sempre as que têm menos capacidade. Se forem substituídas por outras com mais capacidade haverá outras células com um pouco mais de capacidade que as substituídas que passarão a ser as de menor capacidade. Naturalmente serão estas as sujeitas aos ciclos mais profundos. Ao serem sujeitas a ciclos mais profundos irão dar mais Ah, pelo que a energia armazenada pelo pack aumentou.
Não sei que outra hipótese há para reparar um pack com uma célula defeituosa.
A garantia em Portugal é de 100000kms, portanto a garantia não se aplicaria nesse caso se fosse em Portugal. Além disso 17% de perda está muito longe ainda do considerado pela industria como uma bateria em fim de vida, que é uma perda de 30%. No caso do Leaf, mesmo uma perda de 50% poderia não implicar perda de potência do pack, pois a resistência interna é muito reduzida.
Não sei que outra hipótese há para reparar um pack com uma célula defeituosa.
A garantia em Portugal é de 100000kms, portanto a garantia não se aplicaria nesse caso se fosse em Portugal. Além disso 17% de perda está muito longe ainda do considerado pela industria como uma bateria em fim de vida, que é uma perda de 30%. No caso do Leaf, mesmo uma perda de 50% poderia não implicar perda de potência do pack, pois a resistência interna é muito reduzida.
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