
e-Niro com 101000km e 0% de degradação
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Sendo assim não vejo qual é a utilidade do buffer, se serve só para mascarar a degradação da bateria.
Supostamente os buffer deveriam servir para proteger as baterias e prolongar a longevidade das mesmas.
Sendo assim retiro o que disse e não vejo utilidade nenhuma para estes buffer.
Supostamente os buffer deveriam servir para proteger as baterias e prolongar a longevidade das mesmas.
Sendo assim retiro o que disse e não vejo utilidade nenhuma para estes buffer.
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Exatamente, além das outras vantagens, servem também para isso
Uma bateria com buffer é uma bateria maior do que a bateria usável, logo mesmo numa completa despreocupação em cargas a 100% diárias estarás sempre a usar carregamentos efetivos para a bateria de 100%-buffer.
Uma bateria com buffer é uma bateria maior do que a bateria usável, logo mesmo numa completa despreocupação em cargas a 100% diárias estarás sempre a usar carregamentos efetivos para a bateria de 100%-buffer.
- frankesousa
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Isso é igualzinho a regular o carro para carregar SEMPRE apenas até 90% e está feito!FullElectric Escreveu: ↑23 set 2021, 00:02Exatamente, além das outras vantagens, servem também para isso
Uma bateria com buffer é uma bateria maior do que a bateria usável, logo mesmo numa completa despreocupação em cargas a 100% diárias estarás sempre a usar carregamentos efetivos para a bateria de 100%-buffer.
Com a vantagem (sem buffer) que numa necessidade pode usar esses 10% extra!
Mas percebo perfeitamente porque configuram buffer e aceito que é "bom" para quem não percebe nada do assunto.
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
A diferença é que qdo compramos um carro vamos comparar a capacidade que a marca diz que o carro tem e obviamente o seu preço que é em conformidade com isso.
Uma marca que está a vender um carro com xkWh + buffer (de bonus) está a perder comercialmente comparativamente a outra que apresenta um carro também com x kWh (e que muitas vezes nem esse vais poder usar) mas depois, o resultado é que para o utilizador os carros com buffer revelam-se muito mais regulares e utilizáveis durante muito mais tempo porque a marca colocou no carro mais capacidade que a indicada.
Basta olharmos para os usados e vermos os que mais depreciam. Porque razão os ioniq têm um valor comercial superior aos outros?
Uma marca que está a vender um carro com xkWh + buffer (de bonus) está a perder comercialmente comparativamente a outra que apresenta um carro também com x kWh (e que muitas vezes nem esse vais poder usar) mas depois, o resultado é que para o utilizador os carros com buffer revelam-se muito mais regulares e utilizáveis durante muito mais tempo porque a marca colocou no carro mais capacidade que a indicada.
Basta olharmos para os usados e vermos os que mais depreciam. Porque razão os ioniq têm um valor comercial superior aos outros?
- mjr
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Os Teslas usam 100% da bateria e no mercado de usados estão muito bem valorizados, pelo menos os TM3. Há aqui muitas variáveis, se tudo fosse igual seria melhor escolher um VE com buffer vs outro sem buffer para a mesma autonomia, mas no mundo real essa comparação não existe.
A comparação que vejo para mim é se no carro que eu escolhi a autonomia fosse menor 5-10% para um buffer que me fica inacessível, vs poder decidir quando o usar esse “buffer”.
A comparação que vejo para mim é se no carro que eu escolhi a autonomia fosse menor 5-10% para um buffer que me fica inacessível, vs poder decidir quando o usar esse “buffer”.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Atenção que pelo que percebi os teslas também têm todos buffer.
Simplesmente esse buffer serve somente para proteger a bateria e não para mascarar a degradação.
No site da Tesla não menciona os kWh da bateria mas sim a autonomia WLTP.
Ao pesquisar pela Internet aparece a informação da capacidade das baterias e a capacidade que está disponível para utilização:
https://ev-database.org/car/1525/Tesla- ... Dual-Motor
Na minha opinião não entendo como um buffer que serve para mascarar a degradação será bom. No início até pode proteger a bateria, mas com o avançar da degradação deixa de o fazer. A própria kia também menciona no site para não carregar sempre a 100%. Penso que no próprio carro também tem algo semelhante à Tesla que diz ao utilizador para não carregar diariamente até 100%. Mas lá está, mudar a cabeça das pessoas não é fácil. Para quem viveu na época em que se descarregava sempre a bateria toda do telemóvel e se voltava a carregar sempre a 100% por causa do "efeito de memória", agora é quase sempre uma batalha perdida quando se tenta explicar que não se deve fazer isso


Simplesmente esse buffer serve somente para proteger a bateria e não para mascarar a degradação.
No site da Tesla não menciona os kWh da bateria mas sim a autonomia WLTP.
Ao pesquisar pela Internet aparece a informação da capacidade das baterias e a capacidade que está disponível para utilização:
https://ev-database.org/car/1525/Tesla- ... Dual-Motor
Na minha opinião não entendo como um buffer que serve para mascarar a degradação será bom. No início até pode proteger a bateria, mas com o avançar da degradação deixa de o fazer. A própria kia também menciona no site para não carregar sempre a 100%. Penso que no próprio carro também tem algo semelhante à Tesla que diz ao utilizador para não carregar diariamente até 100%. Mas lá está, mudar a cabeça das pessoas não é fácil. Para quem viveu na época em que se descarregava sempre a bateria toda do telemóvel e se voltava a carregar sempre a 100% por causa do "efeito de memória", agora é quase sempre uma batalha perdida quando se tenta explicar que não se deve fazer isso



- mjr
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Pelo menos no TM3 AWD o buffer inacessível (que é o que interessa) é praticamente inexistente. Carrega até 4.2V/célula e descarrega até 2.9V/célula. Ou seja o tal buffer entre 2.9V e 2.5V é irrelevante.
Agora o que acontece é que depois de chegar aos 0% de SOC indicados no ecrã ele ainda descarrega até -4% aproximadamente. Ou seja esses 4% extra estão completamente acessíveis.
Para mim o buffer que conta é o inacessível, como acontece nos Kia e Hyundai.
Agora o que acontece é que depois de chegar aos 0% de SOC indicados no ecrã ele ainda descarrega até -4% aproximadamente. Ou seja esses 4% extra estão completamente acessíveis.
Para mim o buffer que conta é o inacessível, como acontece nos Kia e Hyundai.
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Falar de buffer sem falar na tensão máxima e mínima a que operam as células, é apenas conversa para encher chouriços.
O que poderia ter algum valor nesse e-Niro com 101.000km, era saber o valor da tensão máximo de carga das células a 100% e o valor mínimo delas a zero quando abre o contactor, em novo e agora aos 101.000km.
Isto porque se a tensão máxima de carga e mínima de descarga por célula forem sempre constantes, não há buffer real nenhum. Se essas tensões forem variando e o Δv crescendo, haverá então um buffer.
No entanto, como ninguém publica esses dados, a discussão é estéril.
Outra questão é aquilo que a instrumentação do carro mostra ao utilizador, que estes normalmente consomem e muitas vezes debitam como sendo ciência. O mjr explicou bem o exemplo da Tesla no post anterior.
O que poderia ter algum valor nesse e-Niro com 101.000km, era saber o valor da tensão máximo de carga das células a 100% e o valor mínimo delas a zero quando abre o contactor, em novo e agora aos 101.000km.
Isto porque se a tensão máxima de carga e mínima de descarga por célula forem sempre constantes, não há buffer real nenhum. Se essas tensões forem variando e o Δv crescendo, haverá então um buffer.
No entanto, como ninguém publica esses dados, a discussão é estéril.
Outra questão é aquilo que a instrumentação do carro mostra ao utilizador, que estes normalmente consomem e muitas vezes debitam como sendo ciência. O mjr explicou bem o exemplo da Tesla no post anterior.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
Podes indicar as fontes que utilizaste para considerar que o buffer da Kia é para mascarar a degradação mas o buffer da Tesla é para proteger a bateria?CoolZeroFCP Escreveu: ↑26 set 2021, 22:11Atenção que pelo que percebi os teslas também têm todos buffer.
Simplesmente esse buffer serve somente para proteger a bateria e não para mascarar a degradação.
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