Tomei a liberdade de colocar aqui o link com as proposta da UVE para o Orçamento de Estado 2022.
O que acham destas propostas (eu sei que são propostas)?
No meu entender é ambicioso e era bom que as aceitassem, há metas para cumprir, mas ainda assim não acredito que o governo depois de uma pandemia que causou tantos estragos se vá mostrar disposto a dedicar uma parte tão significativa do OE 2022 na ME. Era bom, mas a bazuka tem munições limitadas e, já foi prometido tanto

No ponto 1 acho que o que era importante era ao invés de haver um incentivo de 6000€ para a compra de um VE, era talvez continuar com os 3000€ mas que o valor anual fosse aumentado (ponto 14). Como temos visto o incentivo mal chega para os primeiros 6 meses de vendas de VE´s o que faz com que muitos adiem a compra de um VE para o ano seguinte. E assim vamos andando a adiar a compra de VE´s. Se o incentivo chegar a mais pessoas, mais rapidamente é feita a transição. Claro que o ideal era o ponto 1 e o ponto 14 serem alterados e, dessa forma havia um maior incentivo (6000€) e ia chegar a mais pessoas. Tenho serias dúvidas que isto seja possível.
O ponto 2 já existiu e acabou por não haver procura desse incentivo. Não sei se porque os stands darem mais pelas retomas que o Estado dava pelo carros para abate. Tem de haver aqui um meio termo. Se um stand oferecer mais pela retoma e continuar a por esses veículos em circulação dificilmente uma medida dessas vai ter o efeito desejado, como já vimos num passado recente.
Ponto 6 acho que o Estado devia ser o primeiro a dar o exemplo. Viaturas da administração local e do Estado a medida que fossem sendo substituídas estas deviam de ser electricas. A minha mulher trabalha num centro de saúde onde todos os dias anda numa Kangoo a gasóleo para fazer entre 100 a 150km. Nos dias de hoje já existem muitos VE´s que fazem isto sem qualquer dificuldade.
O ponto 10, 11 e 13 devia ter sido implementado logo no primeiro dia que se falou em ME.