
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, claramente. Mas também tens bastantes PCN cobrados a 5cts/min + IVA, que a menos que carregues a 22kW passas facilmente os 50cts/kWh. Tens postos que consegues pagar acima de 1€/kWh (e não me estou a referir a PHEVs em PCR). Há uns meses tornou-se famoso um PCN no Algarve que cobra 9cts/min.
O que tens aqui é escolha. Preços constantes. Finais e sem calculadora. Este operador é caro? Procuras outro que os há mais baratos! Não é o mesmo que se faz cá? Aquele PCN a 5cts é muito caro, procuras outro mais barato.
O que eu queria mostrar era a integração que a EDP tem com uma rede europeia, menos em Portugal. Falam em "roaming" como se isso fosse uma coisa que nem existe em lado nenhum, supostas taxas de roaming mirabolantes, afinal vai-se a ver e custa ZERO a mais carregar na Ionity (até custa muito menos).
O que tens aqui é escolha. Preços constantes. Finais e sem calculadora. Este operador é caro? Procuras outro que os há mais baratos! Não é o mesmo que se faz cá? Aquele PCN a 5cts é muito caro, procuras outro mais barato.
O que eu queria mostrar era a integração que a EDP tem com uma rede europeia, menos em Portugal. Falam em "roaming" como se isso fosse uma coisa que nem existe em lado nenhum, supostas taxas de roaming mirabolantes, afinal vai-se a ver e custa ZERO a mais carregar na Ionity (até custa muito menos).
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- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Acho que a mensagem passou. O preço não é nada especial, mas a ideia de em 5 minutos uma empresa portuguesa a operar no estrangeiro consegue dar acesso a rede Ionity, quando cá a mesma empresa precisa de pelo menos uma semana para te enviar um cartão único que te dá acesso ao modelo único.BrunoAlves Escreveu: ↑06 out 2021, 15:27O que eu queria mostrar era a integração que a EDP tem com uma rede europeia, menos em Portugal. Falam em "roaming" como se isso fosse uma coisa que nem existe em lado nenhum, supostas taxas de roaming mirabolantes, afinal vai-se a ver e custa ZERO a mais carregar na Ionity (até custa muito menos).

Mas por cá esta tudo bem, os outros é que estão mal.
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- frankesousa
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ambos têm razão, e concordo a 100% convosco, mas...
A EDP ser incompetente cá e ser mais fina em espanha nada tem a ver com o nosso modelo.
A incompetência da MobiE resultar em APPs da Ionity que não funcionam cá ou roaming em Portugal ser só nas ideias, ao ponto de os outros países sem "modelo único centralizado" fazerem isso na boa apenas com acordos entre empresas também não tem relação direta com o modelo
(
ok, aqui é mais difícil separar a mobie do modelo, mas imaginem que era uma entidade competente e com vontade genuína de meter a ME a andar, tipo Miio, não havia nada destas desconfianças do modelo e andava tudo satisfeito da vida)
Eu próprio tenho dificuldade em separar a cena do modelo de cartão único e entidade centralizada com a lei Portuguesa de venda de electricidade que aparenta obrigar ao CEME+OPC. Custa-me entender onde acaba o problema da lei e começa o problema do modelo Português da Mobilidade eléctrica, estão ligados demais para se separar, e isso impacta demais na solução final que temos, seja em preço seja em complexidade.
O que acho parvo era até há dias não se poder fazer o mesmo que aqui falamos, registar e usar em 5 min, pelo menos em todo o Portugal, tendo a rede centralizada, mais uma vez, levando à percepção negativa do modelo devido à incompetência da MobiE, quando na verdade o modelo devia era tornar estupidamente fácil a utilização!
A EDP ser incompetente cá e ser mais fina em espanha nada tem a ver com o nosso modelo.
A incompetência da MobiE resultar em APPs da Ionity que não funcionam cá ou roaming em Portugal ser só nas ideias, ao ponto de os outros países sem "modelo único centralizado" fazerem isso na boa apenas com acordos entre empresas também não tem relação direta com o modelo
(

Eu próprio tenho dificuldade em separar a cena do modelo de cartão único e entidade centralizada com a lei Portuguesa de venda de electricidade que aparenta obrigar ao CEME+OPC. Custa-me entender onde acaba o problema da lei e começa o problema do modelo Português da Mobilidade eléctrica, estão ligados demais para se separar, e isso impacta demais na solução final que temos, seja em preço seja em complexidade.
O que acho parvo era até há dias não se poder fazer o mesmo que aqui falamos, registar e usar em 5 min, pelo menos em todo o Portugal, tendo a rede centralizada, mais uma vez, levando à percepção negativa do modelo devido à incompetência da MobiE, quando na verdade o modelo devia era tornar estupidamente fácil a utilização!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estás a tentar convencer alguém que o nosso modelo é uma maravilha ou é só a ti mesmo? É que essa do modelo maravilha já não convence ninguémfrankesousa Escreveu: ↑06 out 2021, 17:08Ambos têm razão, e concordo a 100% convosco, mas...
A EDP ser incompetente cá e ser mais fina em espanha nada tem a ver com o nosso modelo.

Se fosse na época pré internet, talvez pegasse..hoje só quem for mesmo muito crente ou distraído...

- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Claro que sim, acho que isso é claro para todos. O modelo (e a MobiE como a face mais visível) foi a forma conseguida para não alterar a legislação decrépita do mercado de energia eléctrica. Em vez de procurar simplificar a venda de energia, criou-se este castelo gigante de entidades.frankesousa Escreveu: ↑06 out 2021, 17:08Eu próprio tenho dificuldade em separar a cena do modelo de cartão único e entidade centralizada com a lei Portuguesa de venda de electricidade que aparenta obrigar ao CEME+OPC. Custa-me entender onde acaba o problema da lei e começa o problema do modelo Português da Mobilidade eléctrica, estão ligados demais para se separar,
É impossível deixar de ter modelo sem se modificar a legislação relativa à venda de electricidade.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tendo em conta que são postos de potência bem acima de 50kW é um preço bastante razoável. Olhando para outros exemplos em Espanha os PUCR de 150kW da Iberdrola custam 0,40€/kWh e os da Wenea 0,49€/kWh.
Claro que para quem carrega apenas a 50kW não são o indicado, mas mesmo assim desenrasca. Mais pagamos nós em alguns postos cá.
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, mas isso é para Ionity. Na restante rede é carote, qualquer PCN (qualquer posto que a app permite usar) custa esses 45cts 
Mas lá está, escolha. Uso o fornecedor que melhores condições me oferecer numa determinada zona. Se for uma zona com um posto Easycharger próximo posso escolher pagar 20cts/kWh num outro PCN. Se não houver e estiver entalado, tenho de gramar o que há.
Esta escolha para mim é muito, muito mais vantajosa do que o cartão único. Como tenho dito, o meu telemóvel não se cansa de ter meia duzia de apps de carregamento e o porta luvas do carro pode bem com meia duzia de cartões se for caso disso.

Mas lá está, escolha. Uso o fornecedor que melhores condições me oferecer numa determinada zona. Se for uma zona com um posto Easycharger próximo posso escolher pagar 20cts/kWh num outro PCN. Se não houver e estiver entalado, tenho de gramar o que há.
Esta escolha para mim é muito, muito mais vantajosa do que o cartão único. Como tenho dito, o meu telemóvel não se cansa de ter meia duzia de apps de carregamento e o porta luvas do carro pode bem com meia duzia de cartões se for caso disso.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, não é barato, mas nos PCRs da nossa rede em que já carreguei, não ficou muito diferente, com valores entre €0,39/kWh e €0,47/kWh, fora de vazio. Só em vazio é que fica um pouco mais baixo.frankesousa Escreveu: ↑06 out 2021, 14:560.45€/kWh é genericamente caro para tudo menos Ionity!
Quase nunca carreguei a esse preço mesmo usando um leaf que não é nada de especial a carregar.
Até no modelo Português em que "até o apanha bolas" ganha uma percentagem do carregamento esse preço é caro.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Então? Tadinhos têm de ganhar, os postos são caros, etc, wiskas saquetas, e por ai... mas em PT porque lá fora para cobrarem metade devem ser tudo muito diferente!BrunoAlves Escreveu: ↑06 out 2021, 14:23edit: instalei a app, fiz o registo e por motivos puramente académicos adicionei um meio de pagamento. Todos uns incríveis 5min para poder usar toda a rede Ionity a 45cts/kWh. Txiiii que chatice se ao menos tivesse um cartão único para pagar a >80cts/kWh![]()
Nunca foste ao PCR da A1 em Leiria? Das vezes que lá carreguei ficava sempre acima 0,50€/kWh e muitas vezes perto dos 0,60€/kWh...frankesousa Escreveu: ↑06 out 2021, 14:560.45€/kWh é genericamente caro para tudo menos Ionity!
Quase nunca carreguei a esse preço mesmo usando um leaf que não é nada de especial a carregar.
- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Apenas para constar neste tópico, a disponibilização da aplicação - Via Verde - para a realização de carregamentos de VEs.
O processo de registo é rápido e permite o acesso a uma tarifa equivalente à miio (0,125€/kWh), não existe cartão fisico (pelo menos não fazem menção a isso), sendo os caregamentos através da aplicação.
Já tinha visto a informação há uns dias, mas só ontem fiz a activação do serviço, o uso da aplicação é simples, mas sem algumas funcionalidades da miio, como a simulação de custos ou a curva de carregamento (embora neste capitulo, ainda não fiz um carregamento real, para verificar).
O processo de registo é rápido e permite o acesso a uma tarifa equivalente à miio (0,125€/kWh), não existe cartão fisico (pelo menos não fazem menção a isso), sendo os caregamentos através da aplicação.
Já tinha visto a informação há uns dias, mas só ontem fiz a activação do serviço, o uso da aplicação é simples, mas sem algumas funcionalidades da miio, como a simulação de custos ou a curva de carregamento (embora neste capitulo, ainda não fiz um carregamento real, para verificar).