Sim e não. Nim

Sobre aquilo que acho do modelo não vale a pena chover no molhado

Em relação ao teu comentário acho que não, porque não são apresentados dessa forma. Em lado nenhum o senhor da Turbo procurou explicar porque é que aquilo é uma realidade. Aliás até acho que tem um certo tom político no sentido em que frisa claramente "energia + taxas", na minha opinião para se referir à carga que impacta sobre o preço da energia (convenientemente (?) esquecendo-se que o posto tem de ser pago) o que para mim é um "colar" à carga fiscal dos combustíveis. É a minha leitura.
De resto, ninguém discute o modelo. Da forma que isto é colocado (e normalmente não aparecendo ninguém com a paciência do Nonnus na maioria destas publicações) não se discute o modelo e porque é que não é pensado com os interesses do utilizador em vista. A única coisa que resulta é que "os carros eléctricos são uma treta", "é só uma forma de enganar os papalvos", "querem enfiar-nos isto à força e vai-se a ver é mais caro que gasolina", etc etc.
Em resumo, se como o Nonnus (bem) disse, se ele apresentasse este post com o porquê de isto acontecer, podia ser um bom ponto de partida para discussões válidas nas comunidades onde as pessoas são menos informadas que nós. Posto desta forma, é só incendiário