Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
cfvp
Mensagens: 1765
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 03 nov 2021, 15:23

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 14:48
Alguém consegue identificar qual o CEME que ele utilizou pela factura que aparece?
Para ter o preço na hora, o mais certo é que tenha sido a miio. Também no vídeo dá para ver que é a miio.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por VETL » 03 nov 2021, 15:30

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 14:48
...
Alguém consegue identificar qual o CEME que ele utilizou pela factura que aparece?
https://www.facebook.com/DanielaSimoes1 ... 4024033118
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6472
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2021, 15:50

Teria alguns comentários a fazer a esse texto, mas vou só repetir o que já disse lá atrás
BrunoAlves Escreveu:
03 nov 2021, 13:18
- nem toda a gente usa a app frequentemente ou está avisado para o fazer
- a Miio, por muito que se desejasse, não é a rede pública e era há pouco tempo o 3º CEME mais usado (agora com os novos preços provavelmente menos), ou seja sobra muita gente - a maioria? - que nem isso tem.
Obviamente que a "pré-conclusão" é 100% válida
O que não me parece fazer sentido é alegar alto e bom som que um veículo a combustão é um encargo financeiro inferior ao comparar com um VE quando, tudo o que tinha de ser feito, era escolher outro posto ou, consultar o preço em 2 cliques.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 15:55

zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 15:16
Ele disse: "(...)mais do que desejava(...)".

No canto superior esquerdo, logo no início do vídeo, está MUVEXT ( Miio ).
Obrigado.
cfvp Escreveu:
03 nov 2021, 15:23
Para ter o preço na hora, o mais certo é que tenha sido a miio. Também no vídeo dá para ver que é a miio.
No relato do senhor apenas recebeu a factura quando chegou a casa. :think:
Obrigado.

Bom esclarecimento. Mas o mal esta feito e a TV tem mais impacto que um post no Facebook.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 03 nov 2021, 16:01

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 15:55
Bom esclarecimento. Mas o mal esta feito e a TV tem mais impacto que um post no Facebook.
Exacto! Vai demorar uns bons meses até esta "mensagem" cair no esquecimento! Até lá, a ideia de que carros eléctricos é para gente endinheirada vai continuar presente!


P.S.:
Ver o gajo a sair do posto de carregamento num BMW iX3 e ouvi-lo a reclamar do que pagou para carregar o carro... :sad-roulette:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 16:11

Como acho que a obrigação de uma TV é informar em vez de desinformar, tomei a liberdade de contactar a SIC nesse sentido. Segundo a 1ª resposta, o assunto foi encaminhado para o departamento responsável, estou curioso para saber se respondem e o que respondem :D
Bom dia,

Após vários dias de acompanhar este assunto a circular na internet foi com muita surpresa que vi a SIC a abordar o tema, sem o cuidado de confirmar primeiro os contornos deste caso e apurando as razões antes de informar (neste caso será mais desinformar) e dando depois toda a informação com todo o rigor que julgava existir na SIC.

Este caso ocorre única e exclusivamente por falta de conhecimento (e quem sabe interesse do utilizador) em questão que contratou um serviço de fornecimento de energia para a mobilidade eléctrica que pratica um tarifário 3 vezes superior aos restantes operadores de energia para a mobilidade eléctrica em Portugal (CEME).
Bastava que o utilizador em questão tivesse prestado atenção à comunicação de aumento dos preços da energia, para que esta situação não tivesse acontecido.
Se o utilizador deste VE tivesse usado outro CEME, em vez de pagar 57€, teria pago 40€ nas mesmas circunstâncias.
No actual contexto de subida do custo da energia a nível europeu, esta situação não é exclusiva da ME e pode acontecer a qualquer pessoa na sua própria casa, que tenha um contrato com um comercializador de energia no mercado liberalizado.

A mobilidade eléctrica é fundamental para a descarbonização que tanto necessitamos e não será com notícias deste tipo que se vai ajudar a esclarecer a opinião pública, está-se antes a desresponsabilizar comportamento de falta de conhecimento ou de má utilização dos próprios veículos eléctricos.

A mobilidade eléctrica em Portugal, apesar de recente, tem já graves problemas que a SIC poderia ajudar a resolver, promovendo um debate sério e responsável, nomeadamente ao nível dos incentivos fiscais injustos e ultrapassados e de uma legislação que implementou este modelo com comercializadores de energia (CEME) e operadores de postos de carregamento (OPC) que só dificultam os utilizadores de VEs actuais e colocam barreiras à adesão de novos utilizadores e operadores estrangeiros de carregamento.
Promover utilizadores pouco informados e com más práticas de utilização de VEs não me parece que seja o caminho mais correto.

Agradeço desde já toda a atenção e espero ter ajudado nos esclarecimentos do tema.
Já aqui foi referido a miio, e naturalmente que o CEME em questão só poderia ser esse ou a Evaz.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 16:25

rimsilva Escreveu:
03 nov 2021, 16:11
Como acho que a obrigação de uma TV é informar em vez de desinformar, tomei a liberdade de contactar a SIC nesse sentido. Segundo a 1ª resposta, o assunto foi encaminhado para o departamento responsável, estou curioso para saber se respondem e o que respondem :D
Bom dia,

Após vários dias de acompanhar este assunto a circular na internet foi com muita surpresa que vi a SIC a abordar o tema, sem o cuidado de confirmar primeiro os contornos deste caso e apurando as razões antes de informar (neste caso será mais desinformar) e dando depois toda a informação com todo o rigor que julgava existir na SIC.

Este caso ocorre única e exclusivamente por falta de conhecimento (e quem sabe interesse do utilizador) em questão que contratou um serviço de fornecimento de energia para a mobilidade eléctrica que pratica um tarifário 3 vezes superior aos restantes operadores de energia para a mobilidade eléctrica em Portugal (CEME).
Bastava que o utilizador em questão tivesse prestado atenção à comunicação de aumento dos preços da energia, para que esta situação não tivesse acontecido.
Se o utilizador deste VE tivesse usado outro CEME, em vez de pagar 57€, teria pago 40€ nas mesmas circunstâncias.
No actual contexto de subida do custo da energia a nível europeu, esta situação não é exclusiva da ME e pode acontecer a qualquer pessoa na sua própria casa, que tenha um contrato com um comercializador de energia no mercado liberalizado.

A mobilidade eléctrica é fundamental para a descarbonização que tanto necessitamos e não será com notícias deste tipo que se vai ajudar a esclarecer a opinião pública, está-se antes a desresponsabilizar comportamento de falta de conhecimento ou de má utilização dos próprios veículos eléctricos.

A mobilidade eléctrica em Portugal, apesar de recente, tem já graves problemas que a SIC poderia ajudar a resolver, promovendo um debate sério e responsável, nomeadamente ao nível dos incentivos fiscais injustos e ultrapassados e de uma legislação que implementou este modelo com comercializadores de energia (CEME) e operadores de postos de carregamento (OPC) que só dificultam os utilizadores de VEs actuais e colocam barreiras à adesão de novos utilizadores e operadores estrangeiros de carregamento.
Promover utilizadores pouco informados e com más práticas de utilização de VEs não me parece que seja o caminho mais correto.

Agradeço desde já toda a atenção e espero ter ajudado nos esclarecimentos do tema.
Já aqui foi referido a miio, e naturalmente que o CEME em questão só poderia ser esse ou a Evaz.
Eu, quando saiu o texto do senhor da Turbo enviei um email para o poligrafo explicando que o texto era omisso e, que precisava de alguns esclarecimentos, mas caiu em saco roto, porque em vez escrutinarem o assunto fizeram uma reportagem que peca pelo mesmo mal do texto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 03 nov 2021, 16:27

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 16:25
Eu, quando saiu o texto do senhor da Turbo enviei um email para o poligrafo explicando que o texto era omisso e, que precisava de alguns esclarecimentos, mas caiu em saco roto, porque em vez escrutinarem o assunto fizeram uma reportagem que peca pelo mesmo mal do texto.
Pode ser que com mais emails olhem para o assunto com outros "olhos"... :lol:
Última edição por rimsilva em 03 nov 2021, 16:28, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 16:27

zeuz Escreveu:
03 nov 2021, 16:01
P.S.:
Ver o gajo a sair do posto de carregamento num BMW iX3 e ouvi-lo a reclamar do que pagou para carregar o carro... :sad-roulette:
Vê o comentário do Telmo (user aqui do fórum) em resposta ao Sérgio Magno no post https://www.facebook.com/DanielaSimoes1 ... 4024033118
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 16:32

Lembrei-me: https://sicnoticias.pt/economia/2021-09 ... a-0c6d167f
08.09.2021 às 21h11
SIC Notícias

Grupo Impresa e EDP promovem debates, eventos e episódios sobre carros elétricos.
"Carta Elétrica" é o novo projeto do Grupo Impresa em parceria com a EDP. Procura desmistificar a nova modalidade elétrica que, dentro de 29 anos, deverá ser a única em circulação.

Segundo as metas da União Europeia, em 2035 vai terminar a venda de carros não elétricos e, em 2050, só será permitida a circulação destes novos carros. São poucos anos para um objetivo tão ambicioso, mas a mudança já começou. No ano passado, as vendas de carros elétricos creceram 55% face ao ano anterior e os números continuam a subir.

A SIC Notícias irá emitir dez episódios explicativos da mobilidade elétrica para ser possivel tirar o código da estrada de elétricos no sofá da sala. O Expresso irá analisar a temática e completar com quatro guias para a mobilidade elétrica.

Se tiver alguma dúvida, tem a oportunidade de a colocar a um grupo de especialistas de várias áreas através do Whatsapp (930 440 750). Poderá também, em breve, ouvir esclarecimentos no novo podcast.
Nota-se que estão a fazer um bom trabalho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”