
Duvidas " eletricas"
-
- Mensagens: 188
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Duvidas " eletricas"
Ok, obrigado.
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Duvidas " eletricas"
Comprando um acessório (CEE 32A) que custa ~50€.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Duvidas " eletricas"
Nem sempre os rápidos são os melhores, depende da situação. A carregar num rápido, sim não convém ir muito acima de 80%, mas isso depende do carro. Há carros que começam a limitar antes dos 80%, enquanto que outros talvez ainda compense ir um pouco mais de 80%. Também convém estar atento se o posto é rápido ou ultrarrápido.Shiseido Escreveu: ↑07 nov 2021, 17:32Uma questao sobre os carregamentos no exterior, o ideal sera sempre carregar em postos rapidos e no max ate os 80% (pois a partir dai é muito mais lento e €€€€) , certo?
Carregamentos lentos nos shopings ou supermercados so para o desenrasca e por pouco tempo (embora tb carregue pouco)?
Nos carregamentos lentos depende do posto e do carro. Por exemplo, os postos de carregamento lento do Continente têm um preço muito atrativo. Nos outros, da rede pública, tem que ver se a potência do seu carro se adequa ao posto, se sim, em princípio há-de ficar mais barato que um rápido.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 188
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Duvidas " eletricas"
Ok, aqui a duvida seria sobre o meu carro, o Mazda...
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Duvidas " eletricas"
Fui investigar, e a curva de carga do Mazda é bastante má. Surpreende-me como um carro lançado há pouco tempo tenha uma curva que até os Nissan leaf24kW superam.

Logo não ir acima de 55% nas cargas rápidas e mesmo assim nem chega aos 40kW. Para os nossos PCRs ao minuto não é nada bom, mas mesmo assim existem PCNs piores, logo ver sempre as simulações na miio.

Logo não ir acima de 55% nas cargas rápidas e mesmo assim nem chega aos 40kW. Para os nossos PCRs ao minuto não é nada bom, mas mesmo assim existem PCNs piores, logo ver sempre as simulações na miio.
Re: Duvidas " eletricas"
Sempre optaste pelo Mazda MX-30?
Nesse caso o carregamento rápido vai sempre ficar mais caro do que o normal, porque está limitado a 37kW. A redução de potência não sei a que % ocorre. No carregamento lento está limitado a 6,6kW, por isso se conseguires arranjar postos perto dessa potência ou menos és capaz de conseguir um bom preço, dentro do possível. Na rede do Continente mesmo a essa potência consegues um preço muito bom.
Como o rnlcarlov disse simula na miio (esqueci-me de dizer antes).
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 188
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Duvidas " eletricas"
Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
- rjspedition
- Mensagens: 522
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Duvidas " eletricas"
Não,
Sendo no mesmo local a variável referente ao custo do posto (pagamento ao minuto) é a mesma, logo recebe a mesma energia mas de forma mais lenta: Mais caro.
Não há geralmente vantagem em carregar em AC em postos rápidos.
Sendo no mesmo local a variável referente ao custo do posto (pagamento ao minuto) é a mesma, logo recebe a mesma energia mas de forma mais lenta: Mais caro.
Não há geralmente vantagem em carregar em AC em postos rápidos.
-
- Mensagens: 188
- Registado: 30 set 2021, 11:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Porto
Re: Duvidas " eletricas"
Mas então não percebo pois vendo o exemplo q dei fica muito mais barato e rápido em 50kw do que em 6.6 no mesmo local.


Re: Duvidas " eletricas"
Quando diz no mesmo local está a falar de carregar em CCS e AC no PCR? Se for isso, sim, AC no PCR é para esquecer. Isso só compensa mesmo para Zoes com AC 43kW. Se está a falar num PCN, como disse, tem que ver qual a potência que o posto debita. O comum é serem de 22kW e cobrados ao minuto, o que para um carro limitado a 6,6kW provavelmente vai sair muito caro. Portanto tem que encontrar postos de 7,2kW ou menos.Shiseido Escreveu: ↑07 nov 2021, 23:40Sim foi o Mazda, já o tenho na 3a feira.
Estive a ver na app da miio e no meu carro carregar numa PCR 50kw até os 80% demora 24m fica p 10€ e no mesmo local a 6.6kw demora 2 h e tal e fica por 26€!
Portanto além de ser muitoooo mais rápido fica mais barato a 50kw.
Ou estou a fazer algo mal?!?
Edit: Já agora diga quais são os postos, sff.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms