
Duvidas " eletricas"
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Re: Duvidas " eletricas"
E não devia mesmo aguentar pois hoje houve um incêndio, os cabos no teto da garagem derreteram...
N sei se estavam muitos carros a carregar ao mesmo tempo mas a meio da garagem ( nao na zona onde estava a carregar mas... ) Houve um incêndio e derreteu tudo.
Agora até repararem a ligação e idealmente até ter a minha ligação efetuada, vou ter q carregar na rua.
N sei se estavam muitos carros a carregar ao mesmo tempo mas a meio da garagem ( nao na zona onde estava a carregar mas... ) Houve um incêndio e derreteu tudo.
Agora até repararem a ligação e idealmente até ter a minha ligação efetuada, vou ter q carregar na rua.
- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
Epa cumcatano 
Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa
Um bom "reality check" para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Carregar um VE é bastante mais exigente do que qualquer outra coisa que normalmente temos em casa.
No lado positivo, já há várias pessoas a carregar VEs por isso já estarão mais sensibilizados para a necessidade de refazer a coisa bem desta vez.

Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa

Um bom "reality check" para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Carregar um VE é bastante mais exigente do que qualquer outra coisa que normalmente temos em casa.
No lado positivo, já há várias pessoas a carregar VEs por isso já estarão mais sensibilizados para a necessidade de refazer a coisa bem desta vez.
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- rjspedition
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Re: Duvidas " eletricas"
É bem verdade, foi um dos receios que tive sempre presente nos primeiros dias/semanas de carregamento em casa que só desapareceu com a rotina.Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa
Nunca facilitar.
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Re: Duvidas " eletricas"
Nem por isso, existem muitos "imbejosos", a semana passada por ex alguem desligou o meu carro da tomada...BrunoAlves Escreveu: ↑24 nov 2021, 00:46Epa cumcatano
Até me tremem as pernas de pensar numa coisa dessas cá em casa
Um bom "reality check" para não facilitarmos nas instalações eléctricas. Carregar um VE é bastante mais exigente do que qualquer outra coisa que normalmente temos em casa.
No lado positivo, já há várias pessoas a carregar VEs por isso já estarão mais sensibilizados para a necessidade de refazer a coisa bem desta vez.
No meu predio o meu é o unico VE, depois existem 2 prius phv mas agora as tomadas da garagem foram a vida pois os cabos ficaram todos queimados.
No maximo o condominio vai mudar so os cabos queimados, nao vai refazer as ligaçoes....
- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
Eu sugeria alertá-los para a necessidade imperiosa de pelo menos reforçar as ligações, usar condutores de maior secção e derivações (se for caso disso) pensadas para a corrente que lá vai passar.
Idealmente falar com uma empresa habituada a lidar com carregamento de VEs em garagens comuns para tratar disso com o "amor" que merece.
Senão vai voltar a acontecer.
Boa sorte. E não facilitem

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- rimsilva
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Re: Duvidas " eletricas"
Sem duvida que o alerta do Bruno é extremanente importante para bem de todos e caso se melhore as ligações (mesmo sem conhecer a realidade do prédio), julgo que seria importante, que redizissem a potência de carregamento dos 10/12A (que devem estar a usar), para potência inferiores de 6/8A.
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Re: Duvidas " eletricas"
Sem duvia mas ja agora, como se reduz a potencia da amperagem, como referes?!?
Agora ate ter a "minha instalaçao" 8a partida na proxima semana) vou ter que carregar o carro com a extençao (a que ja usava na garagem) ligada a minha casa, no entanto a tomada da marquise ao fim de umas 5h estava ligeiramente quente, havera algum risco da mesma queimar ou pior?!?!
Agora ate ter a "minha instalaçao" 8a partida na proxima semana) vou ter que carregar o carro com a extençao (a que ja usava na garagem) ligada a minha casa, no entanto a tomada da marquise ao fim de umas 5h estava ligeiramente quente, havera algum risco da mesma queimar ou pior?!?!

- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
Reduzir a corrente do carregamento só é possível se o EVSE for regulável (por exemplo o ioniq tinha 3 patamares que permitia regular directamente no EVSE, mas a maioria dos de origem não é regulável), ou no próprio carro (os Tesla pelo menos permitem, não sei se outros também).
Em relação à tomada, é normal ficar morna. O melhor teste é deixares o carro carregar algumas horas, depois desligar a extensão da tomada e apalpar os pinos. Se te queimares, essa tomada não é grande pistola
Não é nada anormal, atenção. Mas não é nada desejável. As tomadas que temos em casa não são pensadas para este tipo de utilização mais intensiva, por isso os pinos não têm a mesma área de contacto de outras tomadas mais robustas. Por isso é que recomendamos sempre tomadas CEE, são pensadas para uso intenso.
Em relação à tomada, é normal ficar morna. O melhor teste é deixares o carro carregar algumas horas, depois desligar a extensão da tomada e apalpar os pinos. Se te queimares, essa tomada não é grande pistola

Não é nada anormal, atenção. Mas não é nada desejável. As tomadas que temos em casa não são pensadas para este tipo de utilização mais intensiva, por isso os pinos não têm a mesma área de contacto de outras tomadas mais robustas. Por isso é que recomendamos sempre tomadas CEE, são pensadas para uso intenso.
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Re: Duvidas " eletricas"
Ah ok, o meu nao é regulavel.
Bem a tomada da parede e a tomada normal da extençao ficam mornas, nada que queime os dedos.
O meu receio é mesmo as ligaçoes de casa, tomadas e respectiva cablagem (depois do incendio no cabo miseravel da garagem, aquilo devia ser cabo 0.75 ou 1.5 max pois era muito fino...) .
E normal o carro afrouxar o carregamento (aumentando o numero de horas necessarias) a medida que se ligam mais equipamentos em casa, certo?
Bem a tomada da parede e a tomada normal da extençao ficam mornas, nada que queime os dedos.
O meu receio é mesmo as ligaçoes de casa, tomadas e respectiva cablagem (depois do incendio no cabo miseravel da garagem, aquilo devia ser cabo 0.75 ou 1.5 max pois era muito fino...) .
E normal o carro afrouxar o carregamento (aumentando o numero de horas necessarias) a medida que se ligam mais equipamentos em casa, certo?
- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
A resposta é "nim"



Cenas da electricidade, basicamente. A situação ideal seria: isso não acontece.
Acontecendo, há 2 causas possíveis:
Primeiro, se a carga na linha for muito elevada, a tensão vai reduzir-se. Isto acontece:
* dentro de casa. por exemplo tens uma tensão no quadro de entrada, mas à tomada chega bastante menos --> perdas no cabo, quanto menor a secção maiores as perdas - ah e perdas são calor, por isso é que os cabos se incendeiam

* fora de casa (e do fora do teu controlo também...). sobretudo em casas/prédios que fiquem em fim de linha, longe do PT de rua, quando há muita utilização ao longo da linha a tensão que chega a essas casas vai-se reduzindo. Por exemplo em casa da minha sogra, numa pequena aldeia muito longe do PT não é anormal no inverno, quando toda a gente liga os radiadores a óleo, medir 170V

Se for este o caso, queda de tensão, quanto menor a tensão menor a potência que chega ao carro e por isso demora mais. O contrário também acontece, locais onde a tensão seja superior carregam mais depressa


Segundo, se o carro fizer algum controlo sobre a tensão que lhe está a chegar, pode decidir reduzir a corrente (quem controla a corrente debitada é o carro, o EVSE é só um "interface") uma vez que menos corrente --> menos perdas --> menos queda de tensão. Julgo que a maioria dos carros não o faz, sem certezas.
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