Nós sabemos e o teu ex-Ioniq também.BrunoAlves Escreveu: ↑22 nov 2021, 13:45Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
MOBI.Chargers: carregadores para atrair clientes para hotéis e restaurantes
https://visao.sapo.pt/volt/2021-11-23-m ... taurantes/
Deixa lá ver se percebi.
Querem atrair clientes com postos onde o carregamento é pago, e no caso do grupo Vila Galé e Pestana a preços muito mais caros que na restante rede pública ?
Além disso, à boa maneira da Mobi.E já estão a falhar ao colocar no mapa de postos Mobi.Charger o posto ACB-00003, um PCR que fica numa Área de Serviço da BP.
É para isto que andamos a pagar a taxa de activação ?
https://visao.sapo.pt/volt/2021-11-23-m ... taurantes/
Deixa lá ver se percebi.
Querem atrair clientes com postos onde o carregamento é pago, e no caso do grupo Vila Galé e Pestana a preços muito mais caros que na restante rede pública ?
Além disso, à boa maneira da Mobi.E já estão a falhar ao colocar no mapa de postos Mobi.Charger o posto ACB-00003, um PCR que fica numa Área de Serviço da BP.
É para isto que andamos a pagar a taxa de activação ?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Próxima vez que for ai acima levo-te comigo.

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Alguma coisa não esta bem neste modelo (não me digas!
).
Desde que tenho o protocolo UVE/EDP tenho 4 carregamentos feitos, os primeiros feitos dia 1 deste mês. Os 3 primeiros quando consulto a APP EV Charge da EDP não me aparece qualquer valor. No carregamento feito hoje (a alguns minutos atrás) já me aparece o valor do carregamento.
Rede toda integrada, um só cartão e depois é isto.

Desde que tenho o protocolo UVE/EDP tenho 4 carregamentos feitos, os primeiros feitos dia 1 deste mês. Os 3 primeiros quando consulto a APP EV Charge da EDP não me aparece qualquer valor. No carregamento feito hoje (a alguns minutos atrás) já me aparece o valor do carregamento.
Rede toda integrada, um só cartão e depois é isto.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não sei se já repararam numa precisosidade.
A Ionity para entrar em Portugal teve de se vergar ao brilhantismo do nosso modelo.
Pois se abrirem a app da Ionity vão verificar que nela aparecem todos os postos nos vários países europeus, exceto Portugal....
Não só um utente europeu não consegue carregar com a app associenado mero cartão de crédito como em todos os outros países europeus, tendo de se registar num CEME português, como a rede Ionity em Portugal está na prática fora da restante rede europeia da marca.
E continuamos a achar que é um modelo brilhante...pelo menos os resposnáveis, pois a lei não foi ainda alterada apesar se todos estes exemplos.
A Ionity para entrar em Portugal teve de se vergar ao brilhantismo do nosso modelo.
Pois se abrirem a app da Ionity vão verificar que nela aparecem todos os postos nos vários países europeus, exceto Portugal....
Não só um utente europeu não consegue carregar com a app associenado mero cartão de crédito como em todos os outros países europeus, tendo de se registar num CEME português, como a rede Ionity em Portugal está na prática fora da restante rede europeia da marca.
E continuamos a achar que é um modelo brilhante...pelo menos os resposnáveis, pois a lei não foi ainda alterada apesar se todos estes exemplos.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Isso não interessa para nada. Eles é que ainda não implementaram o nosso modelo do lado deles, podiam não só mostrar os postos deles como toda a rede nacional na app deles. Problema deles não do modelo. O modelo permite. (edit: há pouco tempo responderam-me isso sobre a Tesla: eu acho que todos perdemos com a eventual - improvável - integração, responderam-me que "imagina o que era o carro poder mostrar e autenticar todos os postos do país" - como se a Tesla tivesse algum interesse em implementá-lo)
(estou só a antecipar a resposta do "amen". como se interessasse à Ionity isso, aliás tanto interessa que preferem excluir o país)
Não é e muito provavelmente não vai ser. Que eu acompanhe, à parte de algumas pessoas deste fórum e algumas (poucas) vozes dissonantes em meia dúzia de grupos do FB, a maioria das pessoas está de bem com o modelo. Não há ninguém com "projecção" a falar em sentido contrário, portanto isto não vai mudar. A menos que apareça alguém disposto a expor-se e iniciar alguma espécie de movimento (e é preciso que ganhe tracção - ou seja que outras pessoas estejam dispostas a expor-se) é uma batalha perdida.
Falta só vergar as redes Tesla e Continente. Aí sim, ter-se-á afirmado. É esperar mais uns tempos poucos


Última edição por BrunoAlves em 26 nov 2021, 16:28, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Usando um termo teu, nim.BrunoAlves Escreveu: ↑26 nov 2021, 15:43à parte de algumas pessoas deste fórum e algumas (poucas) vozes dissonantes em meia dúzia de grupos do FB, a maioria das pessoas está de bem com o modelo.
A maioria das pessoas está de acordo porque ainda não se deram ao trabalho de perceber que pode ser de outra forma (mais simples), como tal, nem estão de acordo, nem deixam de estar, é como é. Vamos imaginar que havia uma sessão de esclarecimento a nível nacional, comparando o nosso modelo com os exemplos do resto do mundo, explicando as mais valias do nosso modelo e as mais valias do "não modelo" do resto do mundo.
Achas que a grande maioria dos utilizadores de VE ainda ficava com a mesma ideia?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nim




É altamente improvável que isso fosse a algum lado. Até vou enumerar uns pontos.
- era preciso que esse esclarecimento se fizesse
- era preciso que alguém o quisesse fazer, logo expor-se.
- era preciso que tivesse as ideias bem organizadas e colocadas de forma clara. Sem erros de interpretação que tantas vezes vemos. Não é uma tarefa fácil, provavelmente o ponto mais difícil desta lista de ser conseguido
- era preciso que ganhasse alguma tracção. Recordo que a maioria dos vídeos quer da UVE, quer da EI (Volt), etc, raramente passam das poucas centenas de views. E os que passam, é porque acabam por ganhar tracção que gera mais tracção. "Lives", são 20-50 pessoas a ver na maioria dos casos.
- era preciso ser feito e lançado por alguém, de preferência uma entidade e não um "Zé", conhecida. Tanto quanto sei, não há nenhuma que não diga "amen"
Assim em 2 minutos, parecem-me os mais complicados de ultrapassar.
E querem dar-se ao trabalho? Diria que não. Como eu não me quero dar ao trabalho de o fazer acontecer. O modelo ganha por falta de comparência

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
BrunoAlves Escreveu: ↑26 nov 2021, 16:23- era preciso que tivesse as ideias bem organizadas e colocadas de forma clara. Sem erros de interpretação que tantas vezes vemos. Não é uma tarefa fácil, provavelmente o ponto mais difícil desta lista de ser conseguido
Sem dúvida.
Mas aposto contigo se a pessoa tivesses essa capacidade e começasse a explicar o cartão único, a integração dos serviços num único local, as pessoas começavam por pensar que o nosso modelo era realmente bom. Quando essa mesma pessoa explicasse o porquê de termos um CEME, um OPC e uma MOBI.E (que tem sido alimentada com milhões, que não se tem traduzido em boas soluções), que quando carregas o teu carro todos levam uma parte do teu dinheiro e, que nos outros lados isso não acontece, que a eliminação de alguns destes intervenientes no processo podia fazer com que tivéssemos preços mais baixos, que com um simples cartão MB podias activar um carregador sem necessidade de contratos com quem quer que seja. Não é muito difícil de perceber, especialmente a parte monetária.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mesmo isso parece mais simples dizer que fazer. Nas tuas 3 linhas estão carradas e carradas de "pormenores" que rapidamente tornam qualquer explicação maçadora, mesmo que fosse muito correcta - e o tempo de atenção das pessoas é muito reduzido.
Ainda assim, supondo que isso se faz, continuam a faltar os outros pontos todos (e mais o que não me lembrei e de certeza que existe).

edit: por acaso lembrei-me de uma discussão semelhante e fui à procura. Aqui estão mais outros motivos pelos quais acho que o modelo nunca vai ser revertido
viewtopic.php?f=29&t=8089&start=110#p137459
Também é engraçado ler nesse tópico (com mais de um ano) coisas que "iam acontecer em breve" e que pufffffffffff. Apareceu o carregamento via app, tudo o resto "o modelo permite".
Ainda assim, supondo que isso se faz, continuam a faltar os outros pontos todos (e mais o que não me lembrei e de certeza que existe).

edit: por acaso lembrei-me de uma discussão semelhante e fui à procura. Aqui estão mais outros motivos pelos quais acho que o modelo nunca vai ser revertido
viewtopic.php?f=29&t=8089&start=110#p137459
Também é engraçado ler nesse tópico (com mais de um ano) coisas que "iam acontecer em breve" e que pufffffffffff. Apareceu o carregamento via app, tudo o resto "o modelo permite".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
