
Apresentação
-
- Mensagens: 6
- Registado: 25 nov 2021, 19:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Apresentação
Olá, em primeiro lugar parabéns pelo fórum (já fiz umas pesquisas e, apesar da informação estar um pouco dispersa, sem dúvida que só não aprende quem não quer!)
Quanto ao meu caso em particular pretendo adquirir um VE para:
- 100-150 km diários em percurso misto (AE e nacional)
- Carregamento em casa (garagem)
- Com 5 lugares, por causa do agregado
Quanto a valores:
1ª Hipótese (menor esforço financeiro) - até 10 mil € Leaf ou Zoe, para futura troca de baterias. (tenho dúvidas por causa da autonomia e degradação)
2ª Hipótese (a Maria não quer arriscar em carros usados com muitos anos) - até 20 mil € modelos mais recentes, mais autonomia e menos chatices nos próximos anos. (para este caso já tem de dar para viagens até Beja...sem pit stop)
Dispenso contratos de aluguer de bateria...a não ser que me convençam que compensa!
Agradeço antecipadamente pela ajuda e saudações.
Quanto ao meu caso em particular pretendo adquirir um VE para:
- 100-150 km diários em percurso misto (AE e nacional)
- Carregamento em casa (garagem)
- Com 5 lugares, por causa do agregado
Quanto a valores:
1ª Hipótese (menor esforço financeiro) - até 10 mil € Leaf ou Zoe, para futura troca de baterias. (tenho dúvidas por causa da autonomia e degradação)
2ª Hipótese (a Maria não quer arriscar em carros usados com muitos anos) - até 20 mil € modelos mais recentes, mais autonomia e menos chatices nos próximos anos. (para este caso já tem de dar para viagens até Beja...sem pit stop)
Dispenso contratos de aluguer de bateria...a não ser que me convençam que compensa!
Agradeço antecipadamente pela ajuda e saudações.
-
- Mensagens: 6
- Registado: 25 nov 2021, 19:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
*Lisboa-Beja 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação
Bem vindo 
Com a primeira hipótese não fazes esse trajecto
A solução acabou de chegar ao fórum
viewtopic.php?f=52&t=8456

Com a primeira hipótese não fazes esse trajecto
A solução acabou de chegar ao fórum

viewtopic.php?f=52&t=8456
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Apresentação
Bem vindo.
Se faz esses km diários um VE é quase "obrigatório" pela poupança que vai ter.
Eu tenho 2 leafs 30kWh e digo-lhe que com este tempo frio, basta ter 50% de AE que já não faz (ou chega a 0 mesmo) 150km. Portanto, meu conselho, um VE com no mínimo dos mínimos 40kWh (ou então que seja estupidamente eficiente como um ioniq).
Outra nota, mesmo que tenha 2 carros esse vai ser "o carro" que vai sempre sair, portanto na minha opinião ia para a "opção 2". com até 20 mil € já arranja um bom VE, não para viagens longas e muitas CR de seguida, para isso 20k€ não chega (mais uma vez, a não ser que seja um ioniq, esse dá
)
alguma coisa disponha
edit: não foi combinado nem tenho nenhum ioniq para venda
mas quem cá anda sabe que metade da bateria mas metade do consumo dá os mesmo km percorridos que o dobro da bateria e o dobro do consumo

Se faz esses km diários um VE é quase "obrigatório" pela poupança que vai ter.

Eu tenho 2 leafs 30kWh e digo-lhe que com este tempo frio, basta ter 50% de AE que já não faz (ou chega a 0 mesmo) 150km. Portanto, meu conselho, um VE com no mínimo dos mínimos 40kWh (ou então que seja estupidamente eficiente como um ioniq).
Outra nota, mesmo que tenha 2 carros esse vai ser "o carro" que vai sempre sair, portanto na minha opinião ia para a "opção 2". com até 20 mil € já arranja um bom VE, não para viagens longas e muitas CR de seguida, para isso 20k€ não chega (mais uma vez, a não ser que seja um ioniq, esse dá

alguma coisa disponha
edit: não foi combinado nem tenho nenhum ioniq para venda



Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Mensagens: 118
- Registado: 25 jun 2018, 22:03
- Data de fabrico: 01 dez 2016
- Capacidade bateria: 57 Ah
Re: Apresentação
+ 1nem tenho nenhum ioniq para vendamas quem cá anda sabe que metade da bateria mas metade do consumo dá os mesmo km percorridos que o dobro da bateria e o dobro do consumo
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Apresentação
Já tenho feito algumas viagens Lisboa-Beja com o meu Ioniq. Não é preciso nenhuma pit-stop, mas convém não ir a 120km/h na AE para não ser tão à justa. Mas com uns 110km/h não há stress.
-
- Mensagens: 6
- Registado: 25 nov 2021, 19:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
Obrigado pelas respostas!
Viagens para Beja é para precaver uma possível mudança profissional, mas por agora é em Lisboa!
Estou mais inclinado para o Leaf 30 kwh e, consoante a degradação, trocar de bateria.
Se o conceito elétrico vingar cá em casa, daqui a uns tempos equaciono a troca do 2º carro
Quanto ao tipo de tomadas para carregamento doméstico, qual o tópico mais esclarecedor?
Viagens para Beja é para precaver uma possível mudança profissional, mas por agora é em Lisboa!
Agradeço a oferta, mas vou continuar à procura dentro da 1ª hipótese que requer menor esforço financeiro.BrunoAlves Escreveu: ↑28 nov 2021, 23:23Bem vindo
Com a primeira hipótese não fazes esse trajecto
A solução acabou de chegar ao fórum
viewtopic.php?f=52&t=8456
Estou mais inclinado para o Leaf 30 kwh e, consoante a degradação, trocar de bateria.
Se o conceito elétrico vingar cá em casa, daqui a uns tempos equaciono a troca do 2º carro

Quanto ao tipo de tomadas para carregamento doméstico, qual o tópico mais esclarecedor?
Re: Apresentação
Tenta estes:
-
- Mensagens: 6
- Registado: 25 nov 2021, 19:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apresentação
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Apresentação
Não quero ser mauzinho...
Mas alguém tem de te chamar à razão.
A tua mulher tem razão.
Mais vale gastares mais e ficares bem servido à primeira. Vais andar com o coração nas mãos para fazer esses kms diários com o leaf.
Opta pelo ionic.
Mas alguém tem de te chamar à razão.
A tua mulher tem razão.
Mais vale gastares mais e ficares bem servido à primeira. Vais andar com o coração nas mãos para fazer esses kms diários com o leaf.
Opta pelo ionic.