
Apresentação
Apresentação
Olá,
Chamo-me Pedro, 32 anos e sou actualmente proprietário de um não-electrico. Trata-se de um Honda Civic 1.6 i-Dtec de 2015 com cerca de 105.000km.
Dado que num futuro breve vou necessitar de ir a Lisboa frequentemente, estou a pensar adquirir um VE para estas "voltinhas".
Já andei em vários modelos como cliente de TVDE e realmente é um mundo que me fascina.
Ando a olhar para os Leafs de 2016 / 2017, tendo como base não ultrapassar muito os 10.000€, dado a necessidade de ainda contratar os serviços de alguma empresa (recomendações venham elas) para a instalação de uma tomada com chave na garagem do prédio para carregar o dito. Dado que a bateria certamente não será muito grande, não me parece que faça sentido uma Wallbox. O lugar de garagem é paredes meias com a arrecadação que tem luz (e uma tomada) ligada ao quadro de minha casa (Rés do chão) pelo que não me parece que nesse sentido haja grande dificuldade.
Obrigado!
Chamo-me Pedro, 32 anos e sou actualmente proprietário de um não-electrico. Trata-se de um Honda Civic 1.6 i-Dtec de 2015 com cerca de 105.000km.
Dado que num futuro breve vou necessitar de ir a Lisboa frequentemente, estou a pensar adquirir um VE para estas "voltinhas".
Já andei em vários modelos como cliente de TVDE e realmente é um mundo que me fascina.
Ando a olhar para os Leafs de 2016 / 2017, tendo como base não ultrapassar muito os 10.000€, dado a necessidade de ainda contratar os serviços de alguma empresa (recomendações venham elas) para a instalação de uma tomada com chave na garagem do prédio para carregar o dito. Dado que a bateria certamente não será muito grande, não me parece que faça sentido uma Wallbox. O lugar de garagem é paredes meias com a arrecadação que tem luz (e uma tomada) ligada ao quadro de minha casa (Rés do chão) pelo que não me parece que nesse sentido haja grande dificuldade.
Obrigado!
- rjspedition
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Re: Apresentação
Bem vindo!
Vais encontrar uma base de dados bastante útil no fórum com a pesquisa, eu mesmo passei por esse processo no verão (mesmo Leaf, mesmo orçamento, mesma situação face à tomada) e quer pelas pesquisas quer pelas respostas que ia obtendo aqui do pessoal conseguia ir esclarecendo tudo.
Vais encontrar uma base de dados bastante útil no fórum com a pesquisa, eu mesmo passei por esse processo no verão (mesmo Leaf, mesmo orçamento, mesma situação face à tomada) e quer pelas pesquisas quer pelas respostas que ia obtendo aqui do pessoal conseguia ir esclarecendo tudo.

- rimsilva
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Re: Apresentação
Bem vindo e parabéns pela decisão.
O Orçamento é um pouco curto, no entanto com alguma paciência e procura pode surgir o VE ideal.
Essas voltinhas a Lisboa representam quantos km (ida e volta)? Pondera carregar na rede publica ou só em casa?
O Orçamento é um pouco curto, no entanto com alguma paciência e procura pode surgir o VE ideal.
Essas voltinhas a Lisboa representam quantos km (ida e volta)? Pondera carregar na rede publica ou só em casa?
Re: Apresentação
Obrigado aos dois
No total estaremos a falar de uma distância não muito superior a 35kms diários.
Bem sei que o orçamento não é famoso, ainda por cima não sou apreciador dos Zoe, gosto mais dos Leafs.
Relativamente a empresas para fazer o aconselhamento e instalação, alguma sugestão?

No total estaremos a falar de uma distância não muito superior a 35kms diários.
Bem sei que o orçamento não é famoso, ainda por cima não sou apreciador dos Zoe, gosto mais dos Leafs.
Relativamente a empresas para fazer o aconselhamento e instalação, alguma sugestão?
- rimsilva
- Proprietário i3
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Re: Apresentação
Sendo nessa ordem de km diários é pacifico e de facto um baixo investimento vai permitir poupar mais cedo.
Quanto à instalação, um bom electricista será suficiente, não há grandes requisitos para carregar um VE numa tomada convencional.
Drante as 7h de bi-horarios a 10A consegue autonomia para mais de 100km.
Quanto à instalação, um bom electricista será suficiente, não há grandes requisitos para carregar um VE numa tomada convencional.
Drante as 7h de bi-horarios a 10A consegue autonomia para mais de 100km.
- rnlcarlov
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Re: Apresentação
Bem vindo
Tendo a sua eletricidade na garagem é o cenário ótimo para ter um VE. Mas se vai mexer nisso eu considerava a opção de preparar já tudo com uma tomada CEE de pelo menos 16A. Nunca se sabe as voltas que a vida dá e que carro pode vir no futuro, e não é um grande custo como uma wallbox.
Tendo a sua eletricidade na garagem é o cenário ótimo para ter um VE. Mas se vai mexer nisso eu considerava a opção de preparar já tudo com uma tomada CEE de pelo menos 16A. Nunca se sabe as voltas que a vida dá e que carro pode vir no futuro, e não é um grande custo como uma wallbox.
Re: Apresentação
Novamente obrigado.
Efectivamente estive a ver o meu quadro e para a arrecadação/garagem o disjuntor é de apenas 10A, tenho receio que o cabo não esteja preparado para mais do que isso. Passar cablagem nova até à garagem também não deve ser muito fácil mas...
Obrigado
Efectivamente estive a ver o meu quadro e para a arrecadação/garagem o disjuntor é de apenas 10A, tenho receio que o cabo não esteja preparado para mais do que isso. Passar cablagem nova até à garagem também não deve ser muito fácil mas...
Obrigado

- rimsilva
- Proprietário i3
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Re: Apresentação
Dependendo de VE que for comprado, o EVSE (ou o VE) poderá permitir regular a potência de carregamento e carregar de forma mais lenta a 8A ou 6A e dessa forma ter uma maior margem de segurança.allskin Escreveu: ↑02 dez 2021, 21:29Novamente obrigado.
Efectivamente estive a ver o meu quadro e para a arrecadação/garagem o disjuntor é de apenas 10A, tenho receio que o cabo não esteja preparado para mais do que isso. Passar cablagem nova até à garagem também não deve ser muito fácil mas...
Obrigado![]()
De qualquer forma não sou a pessoa mais entendida nesta matéria, por isso, chamar um electricista de confiança é o melhor.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: Apresentação
Bem vindo 
Se tens um disjuntor de 10A isso é só para iluminação. Não carregues um VE nesse circuito.
Avalia com um electricista a possibilidade de mudar essa cablagem mas não deve ser fácil: os fios tendem a "fazer parte das paredes" com os anos
e a própria tubagem não deve ter folga para mais.
Não facilites

Se tens um disjuntor de 10A isso é só para iluminação. Não carregues um VE nesse circuito.
Avalia com um electricista a possibilidade de mudar essa cablagem mas não deve ser fácil: os fios tendem a "fazer parte das paredes" com os anos

Não facilites

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rnlcarlov
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Re: Apresentação
Com 10A realmente é má ideia carregar aí, a não ser que como disseram usem-se só 6A. Mas para isso também é necessário investir num EVSE que permita regular a potência, já que o carregador de origem do Leaf é de amperagem fixa.